sábado, 14 de outubro de 2006

SÁBADO E DOMINGO

DE OLHO NA PRIMAVERA
(No jornal, esta coluna é publicada em preto e branco e é a isso que o texto abaixo se refere. Aqui, como nos dias anteriores, as fotos são sempre coloridas e basta clicar sobre elas para abrir uma ampliação.)

Aproveito o feriadão para fazer uma experiência. Desafiei, a mim mesmo, a mostrar flores e folhas de uma forma que ficassem interessantes mesmo sem as cores originais. Dispondo apenas do preto e de tons de cinza sobre o papel áspero do jornal, o jeito é realçar as texturas e as formas. E esperar que os detalhes não se percam na impressão.

Quem conhece um pouco da flora catarinense saberá identificar algumas ou todas as plantas que mostro aqui. Como vocês podem ver, há fotos tiradas bem de pertinho, que mostram detalhes bem pequenos como se fossem grandes.

A natureza é tão rica em detalhes que tanto faz olhar de longe ou de perto, com uma lente macro ou com um telescópio, uma grande angular ou um microscópio, sempre tem um ângulo novo, uma coisinha que não tínhamos visto antes, uma surpresa e mesmo as coisas conhecidas são sempre diferentes e novas.

Ah, e pra quem chegou aqui esperando algum comentário, alguma notícia, sobre o que está acontecendo na política, devo uma explicação: a política cansa e os políticos chateiam. Estava pensando nisso ontem e quando fui começar a trabalhar, mais uma vez estava sem internet. Pronto, foi o que bastou.

E resolvi dar um tempo. Na segunda eu volto aos assuntos habituais da coluna. Por enquanto, espero que a página tenha ficado bonita e interessante.

Costumo caminhar aqui por perto de casa, em Florianópolis. E quando o dia está ensolarado, levo minha câmera e vou colecionando imagens de flores, de plantas, de árvores, de coisas. Daí, quando chove e faz um dia feioso, como ontem, me divirto olhando para as fotos daquelas flores ao sol. Sofrem, coitadas, com a maluquice das temperaturas, com os maus tratos. Mas são tantas, tão cheias de detalhes, tão bonitas, que por algumas horas descanso a cabeça, sem ficar pensando quem será o vitorioso na eleição. Ou qual será o novo escândalo, ou onde está a maior canalhice.

Nota do editor:
Essa fotinha aí é a reprodução da coluna impressa, não só pra vocês verem como ficou a diagramação (o desenho da página), mas principalmente para notar a extensão do desafio, de mostrar as coisas em preto e branco. Por isso, temos sempre que reverenciar os fotógrafos de jornal, principalmente os mais antigos (Orestes Araújo, Rivaldo Souza, Gilberto Gonçalves, Lourival Bento, Paulo Dutra, Olívio Lamas e Tarcísio Mattos, só pra citar alguns, com quem trabalhei, mas a lista é enorme) que conseguiam contar histórias e prender nossa atenção, com engenho e arte, apenas com fotos em preto e branco.

Nenhum comentário: