segunda-feira, 14 de novembro de 2005

SEGUNDA

AS GREVES ANUAIS DA UFSC
O site de notícias Universidade Aberta (www.unaberta.ufsc.br), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fez uma interessante linha do tempo, mostrando as últimas greves e de que forma cada uma delas bagunçou o ano letivo.

Reproduzi acima (com algumas adaptações, porque no site é uma linha contínua) os últimos oito anos, que foram “premiados” praticamente com uma greve por ano. Dirão os defensores dessas férias extras que é mentira, que não foi uma greve por ano. De fato, mas foi bastante greve: ficaram parados praticamente um ano inteiro (cerca de 13 meses, na verdade).

As setinhas indicam os semestres letivos que passaram de um ano para outro. Por exemplo: as aulas do segundo semestre de 2001 só terminaram em maio de 2002. Por causa dos três meses e pouco de greve que começaram em agosto de 2001.

Já fui professor da UFSC e já participei ativamente de várias greves. Mesmo achando que o que o governo tem feito com o ensino de uma maneira geral e com o ensino superior em especial merece todo tipo de protesto, não é possível deixar de reconhecer duas coisas:

1. O excesso de greves retirou, desse tipo de ação política, o impacto, a força e a eficácia;

2. A vida dos estudantes fica muito mais complicada, com as greves, do que a vida do governo, a quem, teoricamente, o movimento desejaria incomodar. E a qualidade do ensino, que ninguém nos ouça, despenca ainda mais.

LHS FOI ALI E JÁ VOLTA
O caro leitor, a estimada leitora, que estão neste momento em Balneário Camboriú, Cabeçudas, Piçarras, Penha, ou qualquer uma das inúmeras praias deste litoral onde o Diarinho chega, certamente já desconfiava que o LHS (o governador de toda Santa Catarina) não ia ficar no estado num feriadão, né?

Pois é, embarcou ontem para um giro rápido, praticamente um bate-volta, ao Chile, com breve escala na Argentina, na volta. Como sempre, não faltam bons motivos e excelentes justificativas para que Sua Excelência gaste mais um pouquinho do nosso dinheiro.

IQUIQUE?

LHS e comitiva vão visitar a primeira feira da Indústria e da Alta Tecnologia Chinesa para a América Latina, na cidade de Iquique, no Chile. Além disso visitarão o Porto de Iquique, que é responsável por 65% de todo movimento portuário do Chile.

Na comitiva estão os prefeitos de Imbituba, José Roberto Martins e de São José, Fernando Elias, que viajam numa cortesia dos contribuintes de seus municípios. Também participa do feriadão chileno o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Alcântaro Corrêa, naturalmente com recursos fornecidos pelos associados da entidade.

Ontem à noite a comitiva foi recepcionada pela Prefeitura de Iquique. E eu, já meio sem paciência com tanta viagem, pergunto novamente: i qui que eu tenho com isso?

ENTÃO TÁ...
Em Mendoza, na Argentina, o pessoal esse vai visitar uma empresa que fabrica equipamentos para portos. E, é claro, visitar o governador local. E o idiota aqui não consegue, por mais que se esforce, alcançar a relevância, a importância e a utilidade de viagens como essas.

“Estreitar as relações”, “atrair investimentos”, “fazer contatos” são os chavões mais usados. E se alguém menciona o valor das diárias, todos se abespinham, olham feio, irritam-se com a inconveniência do assunto: “imagina, trata-se de assunto de interesse do Estado e vocês vêm com mesquinharinhas e desrespeito?”

BOM FERIADO, ENTÃO

Na verdade LHS está paparicando os chineses (que promovem a feira em Iquique) porque pretende atraí-los para a tal rodo-ferrovia bi-oceânica. Imagina que talvez algum investidor queira ajudar a concluir as estradas catarinenses ou mesmo completar percursos ferroviários, que serviriam para trazer mercadorias do oriente para portos no Atlântico. Sem dinheiro no caixa para investir, tem que correr atrás. O resto é só perfumaria.

LÚCIA HIPPOLITO
Quem estiver interessado numa boa análise sobre a crise brasileira atual não pode deixar de assistir, na TVAL (a TV da Assembléia Legislativa), a reapresentalção da palestra da cientista política, historiadora e comentarista da CBN, Lúcia Hippolito.

As reprises estão programadas para hoje e amanhã, sempre a partir das 20h. Tem TVAL nos canais a cabo (Net e TVA) e pega também com parabólica.

LÍRIO É O CARA
Estão falando que o ex-deputado Lírio Rosso vai substituir o João Matos na Secretaria da Coordenação e Articulação. Não consegui consultar o oráculo do Saco Grande pra saber se ele tem chance, mas seria muito bom se fosse.

Lírio tem exercido, neste governo, funções de extrema importância que nunca foram adequadamente divulgadas ou valorizadas. Conciliador, articulador, pacificador, deveria ganhar, dos Bombeiros, alguma medalha, pela habilidade e precisão com que tem manejado os extintores de incêndio dentro do Centro Administrativo.

Nas negociações da reforma administrativa, Lírio Rosso exerceu um papel político fundamental, evitando que desavenças internas do governo se transformassem em desastres públicos.

Agiu sempre com discrição, de forma inteligente e cordial, respeitando os colegas atritados, mas interferindo de maneira firme sempre que necessário. Bem ao contrário do João Matos, que prefere um estilo com menos sutileza e mais confronto, mais Mike Tyson e menos Tancredo Neves.

TORCEDOR EMPOLGADO
Pena que a resolução dessa foto aí embaixo, distribuída pelo governo do estado, estava muito ruim, porque senão eu a teria aumentado, só pra que vocês vissem bem a pose do prefeito Dário Berger, no meio do time de vôlei de Florianópolis, sábado, em Chapecó (aqui no blogue dá pra ver melhor, porque é colorida e, se quiser, ainda pode clicar na foto, que abre uma ampliação). A capital tirou 3º lugar na classificação geral e ganhou no remo, ciclismo, tiro, tênis de mesa masculino, bolão 16 masculino, vôlei masculino e natação feminina.

Nenhum comentário: