sábado, 12 de novembro de 2005

SÁBADO E DOMINGO

HORÁRIO ELEITORAL
DAS LOJAS COLOMBO

Ali do lado, cenas do comercial-eleitoral “Juro Zero”, que começa a ser apresentado na TV segunda-feira (pra ver a imagem um pouco maior é só clicar). Vai passar 17 vezes, nos dias 14, 16, 18, 21, 23 e 25. O ator principal, acho que vocês já perceberam, é Raimundo Colombo, prefeito de Lages e presidente do PFL, que quer ser governador.

No filme ele conta como, em Lages, a prefeitura usou dinheiro público para pagar os juros dos empréstimos das empresas privadas.

Dá até a impressão que o Colombo é candidato a presidente do Banco Central, prometendo baixar os juros. Ou então está pleiteando o Ministério da Fazenda, já que o Palocci tá cai-não-cai.

LHS é que vai gostar: não fala nada contra a descentralização.

A CASA DO PAPAI NOEL (OU SERIA DO SANTA CLAUS?)
A prefeitura vai decorar a ex-Câmara de Vereadores para ser a “casa do Papai Noel”. Pelo projeto, apresentado ontem pela secretária/esposa/dirigente da Aflov, vai ter até neve nas janelas. E muito vermelho e verde, que são as cores do governo LHS. Quer dizer,, são as cores do estado e também muito usadas no Natal anglo-saxônico. Pra ficar mais adequado ao projeto, de nítida inspiração européia, a gente também devia passar a chamar o velhinho de Santa Claus. A casa abre dia 21.

O AMOR É LINDO...
A cena mais romântica da semana, no Congresso, foi protagonizada pelos senadores Leonel Pavan (PSDB), que estava discursando contra a demora na liberação das verbas das emendas parlamentares e Jorge Bornhausen (PFL), que o aparteou, concordando com o nobre colega, dando a maior força e fazendo suas as minhas palavras. Vai ver estão ensaiando para ocupar o mesmo palanque no ano que vem.

FERIADÃO! UÊBA!
Este ano tem um calendário que é uma maravilha: montes de feriados na terça e na quinta, garantias de feriadão.

Terça, dia 15, é feriado nacional (do quê mesmo?) e o governo do estado e a prefeitura de Florianópolis trataram de liberar os barnabés para mais um merecido final de semana prolongado.

Tem gente achando ruim, dizendo que o pessoal não trabalha, fazendo pose de pai severo. Bobagem. Besteira.

DESCANSO FAZ BEM
No tempo em que passei em repartições públicas pude observar o seguinte:

1. Tem muita gente que trabalha direito, cuja produtividade não é prejudicada por uns dias de descanso. Pelo contrário.

2. A malandragem (e tem malandro em todo lugar, mesmo na iniciativa privada) não trabalha nunca. Tanto faz ser dia de semana, feriado ou ponto facultativo.

3. As chefias são muito incompetentes, porque sabem exatamente quem mata serviço e quem se mata no serviço e não fazem absolutamente nada pra resolver isso. Têm medo de se queimar com os padrinhos políticos dos malandros.

4. Todo malandro do serviço público é puxa-saco e pau-mandado de algum político influente, que, em retribuição pelas mesuras e “servicinhos”, mantém uma espécie de escudo protetor sobre as malandragens do sujeito.

TEATRO NA CAPITAL

Começa hoje em Florianópolis o 13º Festival de Teatro Isnard Azevedo, que vai até sexta-feira, 18. A promoção é da Fundação Franklin Cascaes, órgão cultural da Prefeitura Municipal. Serão apresentados espetáculos na rua e nas salas de teatro, para adultos e crianças.

Como acontece muita coisa nesta semana, é bom dar uma olhada na programação, no site da prefeitura (www.pmf.sc.gov.br), vai que descobres alguma coisa que te interessa e que vale uma chegadinha até a capital.

Serão apresentados 19 trabalhos, oriundos de Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Uberlândia (MG), Porto Alegre, Catanduva (SP), Jaraguá do Sul e Angra dos Reis (RJ).

A maioria dos espetáculos custa R$ 20,00, mas se for feita a doação de um livro (em bom estado, é claro) custa só a metade. Tem alguns espetáculos infantis que são gratuitos. O de hoje custa R$ 30,00, mas dem desconto-livro também.

ESGOTO NO CANTO

Domingo a Casan e o governo do estado lançam, com banda de música e foguetes, edital para a construção da rede de esgotos do Canto da Lagoa. Nada espetacular (será uma rede de 716 ligações), mas sempre é alguma coisa. O medo do povo é que o pessoal se anime e resolva esburacar as ruas na temporada, como parece ser hábito na Ilha.

De qualquer forma, se sair mesmo do papel e se foi construída direito, vai reduzir o volume da merda in natura despejada naquele maltratado cartão postal.

PRORROGAÇÃO
Tá todo mundo cansado de tanta CPI. O Lula, mesmo, já não aguenta mais. Tanto que fez enorme esforço pra evitar a prorrogação de prazo. Ofereceu mundos e fundos pra quem tirasse o nome da lista, mas não adiantou. Duas já decidiram que vão até abril e provavelmente a do Mensalão também vai pedir mais tempo.

E se o Congresso tirar uns dias de folga, no final do ano, daí as CPIs podem ir até junho. Vão azedar a campanha eleitoral do PT e azucrinar a vida do Lula. Tadinho.

Nenhum comentário: