sexta-feira, 14 de julho de 2006

SEXTA

EFEITOS ESPECIAIS
Li em algum lugar alguém reclamando que a foto do LHS nos cartazes de propaganda tinha sido alterada no computador ou então estavam usando uma foto muuuito antiga.

Pois ontem, no próprio site da campanha do LHS, o pessoal tratou de esclarecer o caso. Colocaram uma foto (essa aí, acima), onde aparecem os dois LHS, um na frente do outro. E a gente pode ver que não são assim tão diferentes.

Foram feitos pequenos retoques (vejam que daria para eliminar, por exemplo, todas as rugas ao redor dos olhos, mas elas só foram suavizadas) cosméticos que em nada comprometem o candidato. E se este jornal fosse a cores (uêba, o blog é a cores!), vocês veriam que no cartaz o governador está mais rosado do que “pessoalmente” e que seus dentes estão mais brancos. E essa recauchutada básica, cá entre nós, todos fazem.

ESSA HELOÍSA...
Bem que o deputado Afrânio Boppré andou me procurando, ligando várias vezes por dia. Mas como ultimamente só atendo telefones de candidados a governador ou a presidente, nem retornei. Só ontem fiquei sabendo que ele precisava falar comigo para passar um recado da senadora Heloísa Helena, candidata do P-Sol a presidente.

Ela, só para me agradar (decerto porque é leitora da coluna e sonha um dia aparecer numa das molecagens fotográficas) usou meu sobrenome no seu slogan de campanha: “Coração Valente: Heloísa Helena para Presidente”. E as iniciais são as mesmas de Cesar Valente: “CV”.

Muito gentil da parte dela, mas infelizmente devo dizer de público que não vou tomar parte na campanha e embora honrado com a homenagem, devo manter-me equidistante dos competidores, para poder servir melhor aos leitores e leitoras.

Na segunda-feira ela vem a Florianópolis, para uma caminhada no centro da cidade, pra dar uma força pro Fachini (candidato a governador), pro Salgado (candidato a senador) e pros demais candidatos da Frente de Esquerda. Acho que vou até lá agradecer a lembrança e, quem sabe, dar-lhe um beijo de boa sorte, coisa que não farei com nenhum outro candidato, porque não sou argentino, pra sair por aí beijando homem.

ESSAS PESQUISAS...
Hoje a Rede Bandeirantes e a revista Carta Capital divulgam a pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto Vox Populi. Ontem à noite os tucanos já cantavam e dançavam em torno da fogueira.

Segundo o vazamento dos dados da pesquisa publicado no blog do Noblat, se a eleição fosse hoje haveria segundo turno. Lula caiu três pontos (45% para 42%), Alckmin subiu um (31% para 32%) e a Heloísa Helena subiu três (está com 7%). Os demais somam 3%.

Na simulação do segundo turno Lula tem 45% e Alckmin 40%.

Numa outra pesquisa, publicada na edição de hoje do Diário do Grande ABC, Alckmin bate Lula em seis das sete cidades da região do Grande ABC, em São Paulo, inclusive em São Bernardo do Campo.

ESSE TEMPO DE TV...
O TSE divulgou ontem a divisão do tempo da propaganda eleitoral no rádio e na TV (que começa dia 15 de agosto). Alckmin terá o maior tempo: 10 minutos e 22 segundos; Lula: 7 minutos e 21 segundos; Cristovam Buarque: 2 minutos e 23 segundos; Heloísa Helena: 1 minutos e 11 segundos (mal vai dar tempo de dizer “meu nome é Heloísa Helena!”).

Os candidatos a presidente aparecerão às terças, quintas e sábados em dois blocos diários de 25 minutos: às 13h e às 20h30min.

Além do programa maior, os presidenciáveis vão dispor de 540 inserções curtas no rádio e na TV durante 45 dias. Serão 12 inserções diárias de 30 segundos cada. Neste rateio Alckmin ficou com 2 minutos e 29 segundos por dia; Lula, 1 minuto e 45 segundos; Cristovam, 34 segundos; e Heloisa, 17 segundos (chii, aí só vai dar mesmo pra dizer “meu nome é Heloísa!”).

Vamos ver o que os marqueteiros prepararam para esta temporada.

DÁRIO EM CAMPANHA
Já falei aqui dia desses que o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, estava em campanha no oeste. Pois agora foi para o sul. O pretexto é acompanhar o irmão, que é candidato a deputado federal. Mas o objetivo nada oculto é estadualizar o nome e iniciar, desde já, a campanha para governador em 2010.

O senador Pavan e o Dr. Moreira, que também estão em campanha para o mesmo cargo, já devem ter percebido a movimentação dos irmãos Berger.

JORNAIS “POPULARES”
Agora virou mania as empresas caretas de comunicação lançarem jornais “populares”. O Globo do Rio tem o Extra, a Folha de SP tem o Agora, a Zero Hora de Porto Alegre tem o Diário Gaúcho, a rede dos Petrelli tem o Notícias do Dia em Florianópolis e o Diário Catarinense prepara o lançamento, para agosto, de outro jornal em Florianópolis, cujo nome será Folha Catarinense ou coisa parecida.

Como os jornais ditos “sérios” perdem leitores todos os dias (são mesmo muito chatos e alguns bem mal feitos), a turma do marketing descolou um “nicho de mercado” que poderia render uns trocados a mais. E assim eles lançam jornais “populares” às carradas.

Nenhum chega aos pés do DIARINHO no essencial: compromisso verdadeiro com o leitor, mesmo o mais humilde, distanciamento dos poderosos, linguagem solta, irreverente e bem humorada. Isso porque o DIARINHO não é um jornal inventado pra parecer popular, ele é popular sem aspas.

Ontem o Carlos Damião, jornalista de Florianópolis, informou no seu blog que os Petrelli (Notícias do Dia) e os Thomazi (A Notícia) têm se reunido para criar uma rede de jornais “populares” em Joinville, Blumenau e Florianópolis.

Achei muito estranho: Thomazi e Petrelli não se acertaram no canal de televisão de Joinville, que era um negócio mais interessante para A Notícia, por que iriam se acertar nessa verdadeira aventura mercadológica?

Um comentário:

Anônimo disse...

O fotoshop existe � para isso mesmo.Ha mt , envelhecer deixou de ser vantagem porque os canalhas tambem envelhecem.Entao mostrar juventude e mostrar a esperanca de tempoo para mudanca.Qt aos jornais se popularizarem, acabam perdendo em tamanho fisico e conteudo.