sábado, 8 de julho de 2006

SÁBADO E DOMINGO

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS DA COLUNA
Para que tudo fique muito claro e transparente é importante dar a maior divulgação possível, em letrinhas minúsculas e apagadinhas, aos princípios que nortearão esta coluna durante todo o período da campanha política e mesmo depois das apurações e da posse dos eleitos:

1. Esta coluna não tem preferência partidária, nem pessoal. Não gosta nem desgosta de nenhum candidato. E só tem compromisso com sua (da coluna) consciência.

2. Como esta é uma coluna pobre e não pode pagar um fotógrafo para ir atrás dos candidatos para flagrá-los em poses ridículas, nem tem recursos para comprar fotos, só uso aqui as fotos gratuitas que encontro nos sites dos candidatos ou são enviadas pelos fotógrafos que têm pena da coluna.

3. Se você é candidato a governador ou presidente e sonha um dia aparecer nesta coluna como o LHS, o Esperidião, o Alckmin e o Lula têm aparecido, informe onde encontro fotos suas que eu possa utilizar sem pagar royalties. Como disse, não tenho preconceito. Faço piada com qualquer um e pego no pé sem olhar a quem.

4. Por causa do elevado número de candidatos a deputado estadual e federal, não vou abrir espaço para todos. Pra aparecer aqui tem que ter feito alguma coisa muito, muito, muito grave, esquisita ou estranha.

5. As reclamações e casos omissos devem ser encaminhados ao titular da coluna, que reunirá seus dois neurônios para tomar um café e decidir o que fazer.

Florianópolis, 8 e 9 de julho de 2006
================================


OUTRO GOVERNADOR!
Ontem o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Pedro Abreu, tomou posse como governador 2. Santa Catarina, nos últimos tempos tem tido só governadores provisórios. O Dr. Moreira ficou em exercício bastante tempo, foi efetivado anteontem e ontem, de saída para a Alemanha, já passou o cargo para outro interino.

O lado bom dessas substituições é a demonstração que as instituições estão funcionando perfeitamente, sem problemas. Os titulares dos cargos podem se afastar sem que isso gere qualquer tipo de crise.

Desde 1982, aqui em Santa Catarina, já tivemos cinco desembargadores ocupando interinamente o governo estadual, sempre em períodos curtos, de no máximo 12 dias. Os presidentes do Tribunal de Justiça só assumem quando o vice governador e o presidente da Assembléia Legislativa não podem assumir.

Bom, então, desde às 11h30minutos de ontem, o nosso governador é o Dr. Pedro Manoel Abreu, desembargador que tem 56 anos e nasceu em Santo Amaro da Imperatriz, município da Grande Florianópolis e presidia o Tribunal de Justiça desde fevereiro deste ano. Deve ficar no governo até a próxima sexta-feira, quando o governador 1 retorna.

O Dr. Moreira, ex-governador em exercício, depois governador por 24 horas e agora governador licenciado, no seu discurso de transmissão de cargo, lamentou que o Brasil não estivesse na final da Copa do Mundo, porque, por coincidência ou de propósito, ele terá a oportunidade de assistir ao jogo do domingo na Alemanha.

É dura essa vida de governador...

OS ELEITORES
Ontem o TSE divulgou os números oficiais relativos aos eleitores brasileiros: somos quase 126 milhões de votantes. E destes, 6,57% são analfabetos e 3,33% têm diploma universitário. E a estatística também mostra que Blumenau entra para o clube de municípios que poderá ter segundo turno nas próximas eleições municipais: já está com 102 mil eleitores.

PEGADINHA DA CIDE
Em junho publiquei aqui uma carta de um leitor que estranhava o Dr. Moreira ir de município em município entregando um cheque da Cide, que é um tributo federal que tem parte distribuído automaticamente aos municípios, sem necessidade da intervenção do governo estadual.

Pois esta semana o Secretário de Estado da Infra-Estrutura, Justiniano Pedroso, escreveu-me para explicar o que ocorria com os cheques distribuídos pelo Dr. Moreira: os estados recebem uma parcela (29%) da Cide. E em Santa Catarina estes recursos a que o estado tem direito foram utilizados em obras de infra-estrutura e grande parte em convênios com os municípios para pavimentação de acessos. E os cheques que o Dr. Moreira entregava eram o repasse desses recursos que cabiam ao estado.

FAMA INTERNACIONAL
Quanto mais a gente quer afugentar os migrantes, mais propaganda aparece. Agora foi a revista norte-americana Newsweek, de julho, que fez uma lista das Dez Cidades Mais Dinâmicas do Mundo e, adivinhem quem está lá, ao lado de Nova Delhi (Índia), Moscou (Rússia), Nanchang (China), Goyang (Coréia), Toulouse (França), Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha), Fukuoka (Japão) e Las Vegas (EUA)?

Isso mesmo, Florianópolis, SC.

E o desgraçado do repórter enche a bola da cidade dizendo que o fato dela crescer não a tornou pior. Diz que aqui é uma espécie de “Vale do Silício com praias”. E lembra que foi aqui que nasceu a urna eletrônica que permitiu o sistema eleitoral brasileiro transformar-se num sistema seguro contra fraudes e eficiente. Com tanta propaganda, não tem cidade que agüente!

[para ler a matéria, em inglês, clique aqui]

6 comentários:

Anônimo disse...

Urna Eletronica segura cara pálida ? - Onde ???????? _ voce precisa ler o www.votoseguro.org
Abraços amigo.

Anônimo disse...

Gostei realmente das fotografias e das minúsculas letras, que além do blog estão no nosso dia a dia! (propagandas, rótulos, medicamentos, outdoors...)

Li em algum lugar que, todos os candidatos são obrigados a informar seus bens para participar de uma eleição, Já vi dos candidatos à presidência e a governador de São Paulo, sabes me informa aonde vejo os do nosso estado?
Desde já grato!

Anônimo disse...

Caro Jornalista, estou impressionado com a pequena participacao dos leitores na coluna comments. Impressionado pois ah uma exelente coluna e merece uma melhor repercussao do piblico leitor. Parabens!!! Vou comecar a postar por aqui.

Anônimo disse...

Ja comecando a postar aqui, faco minha primeira observacao. O Dr Moreira foi Alemanha buscar um adiantamento da grana (22 mil por mes pelo resta da vida) que vai receber do Estado por conta dessa delicadeza do Dr Luiz Henrique. Esse adiantamente vai servir para pagar o emprestimo do Besc que esta em credito liquidacao ha mais de 10 anos. Ou sera que ele ja liquidou a pendencia? Se liquidou, meu caro jornalista, verifique? Por que pode ter sido com baita desconto, sendo possivel ter sido ainda menor do que o valor emprestado. Isso eu nao duvido! Abracos.

Anônimo disse...

Li agora na coluna do Paulo Alceu que o Vereador Juarez Silveira foi convidado a ser o Lider na Camara do Governo Dario. Realmente tal convite vem de acordo com a cara da Prefeitura. Senao vejamos: O Vereador Juarez Silveira esta sendo processado pela Receita Federal por movimentar valores incompativeis com suas receitas bem como ter patrimonio igualmente em desacordo com suas rendas. Como sua renda tm duas fontes, o Besc e a Camara Minicipal, deduz-se que a renda eh oriunda de receitas obitusas e por isso o premio deveria ser a cacassao e nao a lideranca.

Anônimo disse...

Esqueceste de anotar (e isto é de suma importância) que na biografia do hoje Desembargador-Governador Pedro Manoel de Abreu consta que ele foi Juiz em Taió. Um abraço.