PROLEGÔMENOS
O PP, com sua chapa majoritária à frente, chamou ontem a imprensa para fazer duas denúncias que, segundo eles, eram muito importantes.
A primeira, apresentada pelo candidato a vice-governador, Hugo Biehl, não era novidade, tinha saído na coluna do Prisco (e quando a coletiva terminou o governo já distribuía sua resposta).
O que chamou a atenção foi a demora do Hugo pra chegar no que era realmente importante, naquilo que, em jargão jornalístico se chama de “lide”. Decerto os coleguinhas pensaram (mas não falaram) que o Hugo Biehl pertencia ao MSL (Movimento dos Sem Lide), onde está em companhia ilustre: tem muita gente boa que não sabe ir direto ao ponto, que não consegue, já nas primeiras frases, dizer algo de impacto.
Abre parênteses: como aqui tem mais espaço que no jornal, coloco uma definição simples de lide, retirada da Wikipédia:
"O elemento estrutural mais importante de uma matéria é o seu lide ou lead (ou, até lede, uma grafia usada em inglês para evitar confusão com leading, um conceito usado em tipografia). O lide é a primeira frase — ou, em casos especiais, as duas primeiras frases. O princípio de antecipar a informação se aplica especialmente ao lide, mas a ilegibilidade de frases longas contrai o tamanho do lide. Por isso, redigir um lide é, tecnicamente, um problema de otimização, no qual o objetivo é articular o dado mais inovador ou relevante em uma única frase, de acordo com o material da apuração.OLHANDO SOB O TAPETE
É comum afirmar que a imensa maioria dos leitores lê apenas o lide de cada matéria."
A outra denúncia deixou os coleguinhas da imprensa mais animados: o presidente do PP estadual, Joares Ponticelli (que sabe encontrar o lide), informou que o partido deu entrada a uma representação, no Tribunal de Contas e no Ministério Público, denunciando novas irregularidades naquela campanha publicitária do governo, a Santa Catarina em Ação, que foi feita pela produtora joinvilense DPM.
Essa foi uma campanha que já deu bastante pano pra manga. Vocês lembram, a justiça tirou-a do ar, daí o governo suspendeu toda a publicidade e, com a seca, os veículos começaram a chiar. Depois voltou com outra cara e deu rolo de novo.
Pois bem, a campanha publicitária, com 102 peças, teve um custo total de R$ 20 milhões. E a parte da DPM nesse latifúndio foi de “apenas” R$ 4 milhões. As suspeitas de irregularidades vão desde 65 orçamentos feitos sempre com as mesmas três empresas e com a DPM sempre ganhando, até aumentos inexplicáveis dos custos: em quatro meses o custo de produção subiu quase 80%. Na representação, o PP lembra que nos três primeiros anos, segundo o Tribunal de Contas, o governo LHS gastou mais de R$ 150 milhões em publicidade.
Foi meio fraco, mas pra começo de campanha, como uma espécie de aquecimento, já tá bom. Ah, e os reflexos que o candidato a senador, o Basso, fez nos cabelos, deram um toque especial e sofisticado ao evento.
[Como sempre, neste blog, para abrir
uma ampliação das fotos é só clicar sobre elas]
ASSEMBLÉIA SEM FÉRIAS?
Os deputados só vão votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias no começo de agosto. Como o recesso de julho só pode começar depois da votação da LDO, isso sgnifica que a Assembléia funcionará normalmente, sem férias.
Ah, como é ano eleitoral, tem um calendário especial, só três sessões ordinárias (duas hoje e uma amanhã), poucas extraordinárias, audiências públicas e só. Nada que estresse demais suas excelências, que precisam ir à luta, porque estão tentando se reeleger.
GUGU ESCAPOU!
Gugu Liberato está livre, leve e solto. Lembra daquela entrevista criminosa, com falsos membros do PCC, que ameaçaram os inimigos do Gugu? Pois é, os crimes cometidos pelo apresentador prescreveram mês passado e a ação judicial foi suspensa.
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