quinta-feira, 27 de julho de 2006

QUINTA

Nota do editor: para evitar problemas legais, vou adotar, aqui, a mesma providência que muitos blogs já adotaram (inclusive eu próprio, no meu antigo blog, o Carta Aberta), que é avisar aos comentaristas, em especial aos comentaristas anônimos, que nem tudo pode ser dito. Pela simples razão que, em princípio e para todos os efeitos, o responsável por tudo o que vocês escreverem nos comentários sou eu. Assim, o texto abaixo será depois colocado ali ao lado e ficará lá, como uma espécie de norma de convivência com os comentaristas. E uma garantia, ainda que débil, para o caso de alguém resolver me processar por algo que eu não tenha efetivamente escrito.

ADVERTÊNCIA

O sistema de comentários está à disposição dos leitores do “De Olho Na Capital” exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste blog. Todo e qualquer texto publicado na internet por intermédio do referido sistema não reflete, necessariamente,
a) a opinião deste blog ou de seu autor ou
b) a opinião do autor do sistema de comentários.

As opiniões e informações publicadas no sistema de comentários são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste blog reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do autor (nome completo e endereço válido de e-mail) também poderão ser excluídos.

=============================

CRISE DE IDENTIDADE
Amiga minha, leitora da coluna, que nem é loira, contou-me ontem que ficou uns minutos intrigada por que diabos, no estacionamento do Centro Administrativo do Governo, tinha tanto carro com adesivos de um tal de Geraldo. “Puxa, esse candidato a deputado deve ser forte mesmo...” pensou ela. Claro que logo depois caiu a ficha. Mas que sempre rola uma confusão básica, lá isso rola. Eu também acho muito estranho, quando entro no site do candidato e leio Geraldo pra cá, Geraldo pra lá, Geraldo isso e Geraldo aquilo. Nos jingles (as musiquinhas da campanha) é ainda pior, porque o Geraldo é cantado com um ô bem comprido no final: Geraldoooo.
Deve ser por isso que o Alckmin não decola nas pesquisas. Não tem nenhum cartaz com o nome dele...

OBRA EMBARGADA
Na coluna de ontem citei meu amigo Moacir Pereira e fiz alguns comentários sobre a obra embargada de um shopping na capital. Como somos leitores um da coluna do outro, ele me ligou para conversarmos sobre o assunto e ver se temos de fato alguma discordância ou se pensamos da mesma forma.

Acho que, no fundamental, estamos de acordo: se um empresário age de boa fé, vai atrás de todas as permissões, autorizações e alvarás, paga as taxas, emolumentos e impostos, começa sua obra e a alturas tantas alguém acha que tem irregularidades nos alvarás concedidos, é preciso ir devagar com o andor.

Não tem sentido privar a cidade de uma fonte de empregos importante porque alguma autoridade municipal ou estadual não fez seu trabalho direito. Quando a gente recebe uma autorização para construir, imagina que seja uma autorização mesmo. Não um “quem sabe, talvez, vai tocando que depois a gente vê”. Não dá pra trabalhar assim.

E se não vai demolir a obra, se não vai colocar tudo no chão, não adianta ficar criando empecilhos, protelamentos e embargos. Até porque, no ponto em que o shopping Iguatemi (ex-Santa Mônica) se encontra, parece mais útil para a cidade e para a cidadania de seus habitantes, colocar gente na cadeia (provavelmente quem autorizou o que não poderia ter autorizado) do que impedi-lo de funcionar.

SC, CAPITAL LAGUNA
O governo do estado será instalado provisóriamente em Laguna nesta sexta (28), como parte do aniversário (330 anos) da cidade. O Dr. Moreira vai aproveitar a data para homenagear a Associação Catarinense de Imprensa (presidida pelo Moacir Pereira), com a medalha Anita Garibaldi. A honraria comemora o bicentenário de Jerônimo Coelho e os 175 anos da imprensa catarinense.

O governador cumprirá agenda de inaugurações na cidade, que será capital do estado por um dia.

O POVO NO PODER
Como conseqüência natural, depois de tomar posse, o diretor comercial eleito pelos funcionários da Celesc vai debater como estruturar sua diretoria num seminário com 200 participantes, todos empregados da empresa. Se fosse o P-SOL ou o PSTU que estivesse à frente da estatal, a gente talvez nem se surpreendesse com esse romântico e saudoso “revival” socialista. Mas estamos falando de uma empresa que tem ações na bolsa de valores, o que a torna radicalmente capitalista. Vai ver estão tentando achar uma terceira via, nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

PDT TAMBÉM VAI
O TRE-SC tinha multado o Manoel Dias, candidato do PDT ao governo, por propaganda fora de época. Nos programas partidários foi apresentado o currículo do Maneca e ele foi mostrado como “um exemplo de luta e coerência” (praticamente todos os partidos fizeram o mesmo). Só que agora o procurador federal eleitoral quer estender a multa ao PDT. Acha que o partido também é responsável.

EMPERRAMENTO
Na segunda-feira o secretário que tem a chave do cofre vai se reunir com os secretários que tem concursos realizados nas suas áreas, pra ver se dá pra chamar alguém. Como a coisa está a conta-gotas, é bom os classificados nos concursos, que estão esperando há dois anos pelas vagas, não se animarem demais.

Cálculos mais otimistas estimam que serão chamados 300 na polícia civil e uns 90 na educação (assistentes de direção).

A GUERRA DA SECA
No bombardeio de ontem, o governo do estado anunciou que colocou cerca de R$ 100 mil em cada uma das 20 secretarias regionais que estão em áreas de emergência. A grana será repassada aos municípios “sem burocracia”. A alfinetada é no governo federal, que diz que não deu ainda pra mandar o dinheiro porque o estado não cumpriu os requisitos e nem preencheu os formulários. Daqui a um mês, o Dr. Moreira vai ordenhar o Fundo Social pra ver se saem mais outros R$ 2 milhões.

REMENDOS LOCALIZADOS
A língua é uma coisa elástica, que se presta aos mais diversos malabarismos. A meia-sola nas estradas da Ilha ganhou, de uns tempos para cá, a pomposa denominação de “revitalização de rodovias”.

Pois agora, a operação tapa-buracos está sendo chamada de “fase de remendos localizados”. Não é uma maravilha?

O governo anunciou exatamente desta maneira, sem tirar nem por, as novidades:
“Já estão em fase de remendos localizados as obras de revitalização do pavimento asfáltico das SCs 404, 405 e 406”.
LHS TEM PRESSA
Dizem os velhos sábios em ciência política que segundo turno é segundo turno e primeiro turno é primeiro turno. Ciente disso, ontem o LHS fez um apelo a seus militantes e companheiros de chapa que passem sebo nas canelas e ponham o pé na estrada: “só assim ganharemos a eleição ainda no primeiro turno”. Tem razão o candidato. Quem tem segundo turno, tem medo. Melhor resolver no primeiro.

6 comentários:

Anônimo disse...

ô César, e se identificarem irregularidades na obtenção dos documentos para a construção da obra?

Eu acho essa construção suspeita, tá em cima do mangue pô, tiraram um naco dele esses dias, avançaram naquele riacho e arrancaram a calçada da ciclovia...

Tem que investigar o troço direito e fazer valer a lei.

Não vamos ficar abrindo concessões pro negócio só porque vai dar emprego. Qué isso! Se fosse por essa lógica onde iríamas parar? Derrubar o mangue todo pra construir prédios, padarias, lojas?

Acho que o Moacir Pereira é uma péssima influência pra vc, procure ficar afastado dele...

Anônimo disse...

Só agora no inicio das campanhas políticas "alguèm" vem "descubre que tem mutreta" por traz da construção do Shopping?
Interessante, tenho lido nos jornais que um certo (e IMPORTANTE) integrante da Camara Municipal de Florianópolis é muuuuuito "amigo" do dono de um outro shopping que também esta sendo construido.
_ LEMBRAM DAQUELE FUSSUÊ QUE A MÍDIA ESTAMPOU EM MUITAS PRIMEIRAS PÁGINAS?
Naquela época era o outro que estava errado? Ou o ERRADO é este agora?
Não entendo mais nada, mas de uma coisa creio estar correto... TEM CHEIRO DE DINHEIRO NA CUECA DE ALGUÉM....
E ASSIM SEGUE A VIDA E OS 02 SHOPPINGs SERÃO INAUGURADOS COM A ABSOLURA CERTEZA.
Um abraço.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cesar Valente disse...

O post que removi citava nomes e fazia acusações. E como o autor não se identificou, se eu o deixasse seria como se eu próprio tivesse escrito. E já tenho problemas suficientes para ainda me incomodar com o que os outros escrevem anonimamente.

Anônimo disse...

Tem razao Cesar. O comentario foi indevido. Desculpa! No entanto sem citar nomes quero deixar registrado que a Camara Municipal nao presta bom servico a cidade. E uma camara de donos. Vem sendo assim desde a muito. Se a PF e a Receita vizessem sua parte eh la que buscaria alguns grandes corruptos dessa cidade. Mais uma vez desculpa. Foi procedente a retirada do comments.

Anônimo disse...

Todavia quero deixar claro que a Receita Federal ja multou um edil por patrimonio e movimentacao bancaria indevida com a sua renda. A multa coube recurso e o processo corre na justica federal. Tudo isso ja foi publicado nos jornais.