sábado, 29 de julho de 2006

SÁBADO E DOMINGO

PROBLEMÃO
Na foto acima dá pra ter bem uma idéia da localização do novo Shopping do bairro Santa Mônica (para ver maior, é só clicar sobre a foto). Está próximo ao mangue, mas não foi o primeiro nem o único a usar aquela área. Em todo caso, quando a obra parou por decisão judicial, pararam as obras nas vias próximas (na foto abaixo, que mostra a rua Joe Collaço: tiraram o pavimento e estavam preparando para asfaltar) deixando a vizinhança comendo poeira e enfrentando a buraqueira. Calçadas foram arrebentadas e tá tudo uma bagunça. Parado. Como se a prefeitura tivesse vendido as ruas para o Shopping e não tivesse responsabilidade pelo inferno em que o pessoal, que paga os impostos, foi metido.


REPÚBLICA DE LADRÕES
Tem uma nuvem negra, ameaçadora, repleta de raios, trovões e granizo, pronta para se instalar sobre a cabeça dos próximos governantes, quaisquer que sejam eles. Lula ou Geraldo, Heloísa ou Eymael, não faz a menor diferença quem ganhar a eleição, aquela sombra ameaçadora estará lá, louca para desabar sobre nossas cabeças. É a nuvem da corrupção, essa praga que se instalou faz tempo e já tem raízes profundas, alimentada pela impunidade e pela abundante falta de vergonha na cara.

Se não for feita uma reforma política séria, profunda e rápida, será impossível governar este país. Estamos nos transformando numa república de ladrões onde a democracia perde sentido a cada dia. Tudo porque a corrupção rompe, estraçalha, esmigalha a confiança que o cidadão deveria ter nos políticos.

Como todos deveriam saber, a democracia vive e se renova na confiança: ou vocês acham que chegar na urna e assinar uma procuração ou um cheque em branco para que um sujeito nos represente não é um ato supremo de confiança?

Portanto, se não criarmos condições para que se restabeleça a confiança, melhor empacotar tudo, botar a mochila nas costas e ir embora. E o último a sair que apague a luz do aeroporto.

“SUPRAPARTIDÁRIO”
Lula passa o domingo em Florianópolis mas não faz comício. Participa de eventos “suprapartidários”, que é como a coordenação da campanha resolveu chamar os dois compromissos na cidade. De fato, é um nome apropriado para um candidato que, a cada dia, demonstra que está mais descolado de seu partido. Lula é o próprio candidato “suprapartidário”.

O HOSPITAL E OS RATOS
A Secretária da Saúde, Carmem Zanotto, afastou ontem o diretor do Hospital Celso Ramos, na esteira do escândalo dos ratos e do pouco caso.

O contribuinte cada vez entende menos por que hospitais e outras instituições públicas têm tantos gerentes, diretores e gente engomada: eles não vêem nada, não tomam nenhuma providência. E aí, quando os ratos aparecem em close na tela da TV tem que vir Secretária e Governador correndo pra apagar os incêndios e recolher o lixo e a lama.

As duas notícias acima saíram num jornal de Florianópolis, em 1957. Pra vocês verem que não é de hoje que o mundo tá cheio de ladrão e maluco.
(Os recortes foram coletados pela Vera Sayão, fotógrafa compentente que agora, pelo jeito, está estudando história).

Movimentação da Planam, empresa que
criou a máfia dos sanguessugas, segundo a PF

De ambulância em ambulância essa praga
vai embolsando o nosso rico dinheirinho...

4 comentários:

Anônimo disse...

oi cesar,
vc. tem certeza que o asfaltamento dessas ruas estava sendo feito mesmo pela prefeitura? É porque li em algum lugar que o pessoal do shopping tinha assumido o compromisso de reurbanizar aquela área, as ruas vizinhas, plantio de árvores na Madre Bevenuta, etc...???
ps. estou fazendo história na ufsc sim. :)
beijos
Vera

Anônimo disse...

Aqui em Nikiti seu Lula tb passa igual, e que passe logo.....

Cesar, puxa, será que ainda há esperanças NESTE PAÍS, diga-se, para que haja efetivo controle da corrupção? Juro que não creio, nem em controle que dirá no fim dela! Não aqui. Bem como não creio numa reforma séria e efetiba dos códigos capengas, como o penal, por exemplo.
Estou deveras pessimista e já decidi que nem assim voto nulo: voto inconsciente messs, em quem ainda não sei - talvez Enéas, vá!
:c)))

Bjão e boa semana

Anônimo disse...

Cesar,
será que a viatura da PM está na campanha?
Veja: http://www.sargentosoares.com.br/wp-content/plugins/fgallery/fim_photos.php?album=caminhadanocentrodeflorianpolis&image=P7221477.jpg

E o bombeiro fardado tambem:
http://www.sargentosoares.com.br/wp-content/plugins/fgallery/fim_photos.php?album=lanamentodacandidaturaemlaguna&image=P7111389.jpg

Anônimo disse...

Certamente o comentarista acima está procurando chifre em cavalo. Em qualquer manifestação pública, principalmente com grande número de pessoas, a Polícia Militar é chamada para "escoltar" e fazer a segurança nas vias públicas.