segunda-feira, 25 de setembro de 2006

SEGUNDA

AS APARÊNCIAS ENGANAM
Será que a campanha do Lula chegou aos Estados Unidos e até o Michael Moore está dando uma forcinha? E tem até um filme: a imagem do cara de gorro é da capa de um DVD. Então o L pegou mesmo na terra de Tio Sam? Que nada, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Esse gesto do Lula, nos Estados Unidos, significa “loser”: perdedor, fracassado, azarado, que é o nome desse filme de 2000. Claro que caberia aos assessores e marqueteiros do candidato alertá-lo para o duplo sentido. Mas ele anda mesmo muito mal assessorado...

“ALEA JACTA EST”
A frase foi dita pelo meu antepassado, Júlio Cesar, ao atravessar o Rubicão, no ano 49 AC, e como vocês estão cansados de saber, é latim e significa “a sorte está lançada”. Não tem mais volta. Uma vez atravessado o riacho, que marcava os limites de Roma (depois da província da Itália) o confronto com os gauleses era inevitável.

É assim que devem estar se sentindo os candidatos, a poucos dias da eleição. Pouca coisa, ou quase nada, nesses dias que faltam, fará o eleitor mudar de opinião. Talvez nem todos tenham ainda definido seus candidatos a deputado, mas presidente, senador e governador já estão na cabeça de cada um. E as urnas, se funcionarem direito e se forem fiéis ao que os eleitores digitarem em suas teclas, poderão confirmar ou desmentir as pesquisas.
E que Deus nos ajude!

[Clique na ilustração para ler as orações que acompanham cada candidato. E se quiser recortar para colocar os números de sua preferência e levar para a urna, é só ir à banca mais próxima e comprar o DIARINHO. Tá na página 3]

O ESCÂNDALO DO DOSSIÊ
Essa história vai feder depois das eleições. Porque tudo aquilo que está sendo mantido em segredo para não influenciar o eleitor mais distraído (origem do dinheiro, contas de onde foi sacado, quebra ilegal de sigilos bancários pelo diretor do Banco do Brasil, etc), se não aparecer esta semana, aparece depois. E aí, se Lula ganhar no primeiro turno, a crise tende a crescer, porque a tropa de choque petista não irá aceitar que o presidente “absolvido” pelo eleitor possa ser investigado e acusado de alguma ilegalidade.

É AMANHÃ! TODOS LÁ!
Amanhã às 19h, dia 26, no hall da Prefeitura de Itajaí, espero vocês para a abertura da exposição de um ano desta coluna. Selecionei uns 40 painéis com os “melhores momentos”. A exposição fica aberta até sexta, assim, quem não puder ir à abertura tomar um guaraná, por favor apareça depois para dar uma olhada.

COAF E BC ACIONADOS
O Ministério Público Federal faz hoje uma petição ao juiz federal de Mato Grosso, pedindo que a Justiça determine ao Coaf e ao Banco Central que rastreiem a dinheirama do PT.

O Coaf, vocês lembram, é aquele órgão do governo que foi muito ágil no caso do caseiro do Palóffi. E agora, no caso desses quase dois milhões do PT, parece uma tartaruga com preguiça.

TRISTES RECORDES
O jornal O Estado de S.Paulo de ontem lembra que a atual legislatura do Congresso “exibe, antes mesmo de chegar ao fim, quatro tristes recordes:

1) maior número de parlamentares investigados por suspeita de crimes;

2) maior número de suspeitos que se livraram da cassação na votação em plenário;

3) maior número de renúncias para escapar da perda do mandato; e

4) maior número de infiéis que trocaram de partido”.

Em cassações, há um empate com aquela legislatura dos anões do orçamento, mas o ano ainda não terminou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tu já viu isso?
http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/

Cesar Valente disse...

O André pergunta se eu já vi os mapas do Newseum, onde é possível localizar-se geograficamente e ver a primeira página de centenas de jornais de quase todos os países. Já, já vi. Obrigado pelo lembrete.

Anônimo disse...

PQ NENHUM BLOG, NENHUM JORNAL, NENHUMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE, NENHUM SITE, COMENTA OS ABSURDOS DA RBS COM ESTE JORNAL HORA DE SC??? JÁ É O MONOPÓLIO MOSTRANDO SUAS GARRAS!!!
COMPRARAM E "GANHARAM" UM PRÊMIO ANTES DE EXISTIR... TRABALHAM NO VERMELHO, PARA COBRAR A FATURA DEPOIS... SORTEARAM UM CARRO HOJE, SEM PEGAR TODOS OS CUPONS DAS URNAS DO INTERIOR DA ILHA...
O QUE ESTÁ ACONTECENDO???