segunda-feira, 18 de setembro de 2006

SEGUNDA

LUTA LIVRE ELEITORAL
As prisões do final de semana, de gente com milhões de reais (novamente perto de aeroporto, novamente do PT) e a intrigante “entrevista-bomba” dos manjadíssimos Vedoin numa revista pra lá de conhecida (em todos os sentidos), não deveriam surpreender. Afinal, estamos na reta final das eleições e é agora que os recursos disponíveis têm que ser usados.

A Polícia Federal, ao que tudo indica, dá uma no prego e outra na ferradura. Prendeu os petistas com a mão na massa. Não divulgou a foto da dinheirama, mas divulgou o material “comprometedor”. Que, aqui entre nós, não vale dois milhões.

Filme e foto de autoridade perto de ambulância pode ser que fique raro daqui pra frente, mas até poucos meses era a coisa mais fácil de encontrar. E não dá pra dizer que a presença de um ministro na entrega de ambulâncias compradas com dinheiro federal seja prova de nada. Se for prova, daqui a algum tempo, quando acharem alguma irregularidade nas compras das ambulâncias ou do helicóptero do SAMU, todos poderemos ganhar uma graninha, vendendo este jornal, que trataremos de guardar cuidadosamente. Afinal, taí o Lula, ministro, governador, etc. (para abrir uma ampliação é só clicar sobre as fotos)

ANATOMIA DE UM CRIME
Lula sabia o que estava fazendo quando convocou o Orestes Quércia para entrar no jogo eleitoral paulista. Ele conhece o Dândi Mercadante e sabe que sali não sairia nada de muito picante pra cima dos adversários.

Mas o Quércia é um aliado experiente, um sujeito que está acostumado a colocar a mão na m...assa. E sempre foi muito bem relacionado com os donos da revista IstoÉ. Não há ainda nenhuma informação oficial que diga quem organizou a armação pra cima do Serra. E o Quércia, é claro, nega veementemente qualquer envolvimento: “não é meu estilo, o PT que se explique”.

Os Vedoin, ao que tudo indica, aprenderam muito com os políticos com os quais negociaram ao longo desses anos. Não tem importância dizer uma coisa para o juiz, outra para a CPI e depois mudar tudo numa entrevista “espontânea” e “gratuita” para uma revista semanal. Dá impressão que para eles, e para os demais envolvidos, quanto mais gente for citada, melhor. Quando todos são culpados, ninguém é punido.

Fico com pena é da militância, que realmente acredita nos seus candidatos: ficam brigando entre si, tentando provar que o corrupto do outro lado é mais corrupto. E daqui a pouco os candidatos fazem as pazes, até se aliam e a militância fica com cara de tacho.

VIU A PESQUISA?
Pois é, está dando a lógica. Afinal, Luiz Henrique está em campanha desde o dia 1° de janeiro de 2003, fazendo amigos e influenciando pessoas. Governou o tempo todo, minuto a minuto, de olho neste momento.

Se dependesse dele, a coligação seria ainda maior. Afinal, por mais que o eleitor não leve os partidos a sério, as estruturas partidárias fazem diferença, numa campanha estadual.

Vejam o PSDB: durante o governo Luiz Henrique, aproveitou os espaços que lhe foram dados e cresceu bastante. Instalou-se em praticamente todos os municípios, ganhou musculatura. Cresceu visando sustentar, sozinho, se preciso for, uma candidatura ao governo.

O PMDB, que é mais lento e travado, não conseguiu aproveitar o governo LHS para crescer na mesma proporção que o PSDB, mas é claro que não enfraqueceu nem perdeu espaços. Tinha e tem uma presença estadual importante. E o PFL também tem uma estrutura partidária organizada e espalhada estado afora.

Não é pouca coisa para o Amin enfrentar. E os recursos que ele, o PP e seus aliados dispõem para isso, são mínimos. A começar pelo tempo na propaganda obrigatória de rádio e TV, que é uma fração do tempo do LHS. Depois, o afastamento da mídia e a falta de máquina (são poucas as prefeituras do PP) debilitam qualquer um.

A situação, segundo as pesquisas, está feia para o Esperidião. Mas, como não se perde, nem se ganha, eleição de véspera, tanto Amin quanto Fritsch estão contestando as pesquisas. Afirmam que elas não mostram um retrato fiel. E citam exemplo de 2002, quando o Ibope dava como certa a vitória de Paulinho Bornhausen ao senado. E só na boca de urna é que admitiu a possibilidade da Ideli vencer.

VAI FALTAR VENTILADOR...
Ontem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que três dos seus sete ministros tiveram seus telefones grampeados. Uma empresa contratada para fazer a “varredura” dos telefones, detectou os grampos. Os detalhes serão informados hoje de manhã, numa entrevista coletiva.

* * *

Não resisto a reproduzir notinha da seção Radar, da Veja:
“Está para ser anunciado o resultado de uma concorrência bilionária na Petrobras – algo, portanto, em torno de R$ 1 bilhão. Quem vencer construirá um megacomplexo de tratamento de gás em Caraguatatuba (SP). As grandes empreiteiras brasileiras estão na disputa. Internamente, o corpo técnico da estatal aponta a GDK (aquela do Land Rover de Silvinho Pereira) como a favorita.”
* * *

Lula, num comício em Belém do Pará, ontem, contou que os tucanos costumam comer ovos e filhotes dos outros passarinhos: “são predadores, apesar daquela beleza”. E complementou: “foi isso que fizeram em oito anos, neste estado e no Brasil”.

SEGREDOS DO CETRAN
Só pra não deixar esfriar aquele assunto a que me referi na coluna do final de semana: o governo deve se manifestar, hoje, sobre a trapalhada protagonizada por alguém, do Detran ou do Cetran, na sexta-feira. Um sujeito achou que estava acima da lei e quando viu o fotógrafo do DIARINHO batendo fotos da fachada do prédio ocupado pelo Cetran, saiu ostensivamente do prédio, se aproximou do carro, anotou a placa e, sem dizer uma palavra, voltou para o “bunker”. Lá, acessou o cadastro do Detran, e ligou para o telefone que constava, pedindo explicações. Como se isso fosse coisa normal e legal. Não dá pra deixar passar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prêmio Colunistas Santa Catarina revela vencedores da 20ª Edição

Prêmio Colunistas Santa Catarina revela vencedores da 20ª edição
18-09-06 - Foi divulgada na tarde desta segunda-feira, em Florianópolis, a lista com os vencedores da 20ª edição do Prêmio Colunistas. Participaram do júri presidido por Márcio Ehrlich, os jornalistas Euclides Lisboa (Diário Catarinense) e Vandré Kramer (A Notícia) e o publicitário e colunista Julio Pimentel.

G R A N D E S P R Ê M I O S

-VEÍCULO IMPRESSO DO ANO:
A Hora de Santa Catarina

Anônimo disse...

O premiado do ano eh Jorge Lorenzetti. Formado em Bioquimica ocupa a Diretoria do Besc cujo maior merito eh ser o churrasqueiro preferencial do Lula. De Banco nao entende nada. Digo e repito: " esses caras nao gostam do Besc ". Agora ele esta envolvido no escandalo do dossie serra com 1.75 milhoes. Cadeias neles.