sábado, 2 de setembro de 2006

SÁBADO E DOMINGO

O NOVO “COLEGIADO”
Assumir secretaria em final de governo é meio chato mesmo. Ninguém dá muita bola. E, se ainda por cima, o ex-governador Paulo Afonso Vieira comparece e senta-se à mão direita do governador, aí mesmo que ninguém presta atenção. A foto acima mostra a posse do novo secretário da Agricultura, Gelson Sorgato (à direita). Mas, mais do que isso, documenta o prestígio do deputado Paulo Afonso que reaparece no gabinete do governador, em posição privilegiada (e).

Não que Luiz Henrique tivesse proibido Paulo Afonso de aparecer ao lado dele nas fotografias. Mas o fato é que Paulo Afonso não aparecia nas fotografias. Era normal o Paulo Afonso manter-se numa posição discreta e afastada. Mas, com o Dr. Moreira, tudo mudou. Falei nisso ontem e teve gente que me ligou meio desconfiada, achando que eu estava forçando a barra. Então tá, vai ver que é só coincidência.

PARTIDOS DE CASTIGO
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina puniu três partidos com a perda da graninha das cotas partidárias. O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), do João Ghizoni e da turma que fez a festa na Fesporte, foi punido porque teve suas contas rejeitadas. O Partido Comunista Brasileiro (PCB), porque não prestou contas relativas aos anos de 2003 e 2005. E o Partido da Mobilização Nacional (PMN) não prestou contas em 2005.

As contas do PCdoB, segundo o TRE-SC, estavam tão bagunçadas que não teve jeito senão rejeitar e bloquear a verbinha do Fundo Partidário. Pois é, já não se fazem mais comunistas como antigamente.

O AMOR É LINDO...
E por falar em TRE-SC, teve um novo caso de propaganda antecipada envolvendo out-doors em Joinville. Só que desta vez quem apareceu no cartaz foi o vereador Hazael Batista (PSDB) de Florianópolis, candidato a deputado estadual. Na sua defesa ele disse que não mandou colocar os cartazes e que nem sabia deles.

O empresário Alessandro Maia, confirmou, disse que colocou os out-doors do Hazael em Joinville, na Páscoa, sem que o candidato soubesse. Apenas como prova de amizade.

O TRE-SC, que não nasceu ontem, multou os dois. Cada um terá que marchar com R$ 21.282,00.

PAU NO TEBALDI
O Tribunal de Contas mandou o prefeito de Joinville anular a contratação, sem licitação, do INEDAM um instituto que iria ajudar a arrecadar o ISS (recebendo, para isso, honorários de cerca de R$ 15 milhões). O TCE encontrou várias irregularidades e a dispensa irregular da licitação foi apenas uma delas. O TCE vai avisar o Ministério Público Estadual sobre o que encontrou.

“ELES” ESTÃO DE VOLTA
O candidato-presidente Lula vai contar com gente de peso na sua base: Jader Barbalho, no Pará, Fernando Collor, nas Alagoas e Orestes Quércia em São Paulo. Sem falar em tantos outros, como o Coronel Sarney. Mas, como já dizia Nixon, “a memória do povo é fraca e seu coração complacente”. E depois do que já aconteceu, ninguém estranha mais nada.

SARNEY BARBARIZA NO AMAPÁ

A jornalista Alcinéa Cavalcanti, do Amapá, que mantém (mantinha, o UOL tirou o blog do ar ontem) um blog, já recebeu nove representações judiciais do candidato José Sarney, que, nos estados do Sul e Sudeste, posa como imortal da Academia Brasileira de Letras, conselheiro de todas as horas do presidente Lula e democrata. No seu curral eleitoral (ele se elege pelo Amapá, embora more no Maranhão, para não atrapalhar a carreira política de seus familiares), Sarney não tem nada de tolerante, intelectual ou democrata: escreveu, não leu, ele solta os juízes em cima.

O principal “crime” da Alcinéa foi ter publicado a foto de uma pichação num muro, que mostrava uma caricatura de Sarney (essa pequena, aí ao lado). Não foi ela que fez a pichação, só mostrou que tem gente descontente com o Sarney no Amapá. Mesmo assim, está sendo ameaçada não só de ter que fechar o blog, mas também de pagar um montão de dinheiro de multas.

Claro que não dá pra concordar com uma coisa dessas. O ex-presidente Sarney não merece uma caricatura feiosa como aquela, num cartaz tosco. Afinal, temos que respeitar quem fez o que ele fez. Por isso, mudei o cartaz, usando uma foto decente do senador, com letras caprichadas. Mais condizentes com o nível intelectual de um censor como o Coronel Sarney.

Update
– Alcinéa abriu outro blog, está aqui (alcineacavalcanti.blogspot.com).

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cesar, acho que novos ventos estão finalmente soprando na Secretaria da Fazenda. Noto que todo o pessoal do PMDB ligado ao ex-governador Paulo Afonso foi completamente jogado pra escanteio pela República de joinville e os menudos de Max Bornholdt. Esperemos que LHS entenda o recado e não repita o erro em eventual segundo mandato.

Anônimo disse...

Cesar,

quem milita no crime sabe que o preso quando nao quer contar como foi executado o crime, tem a certeza que esta poupando o seu cumplice em hierarquia superior. Assim esta fazendo o Aldo Hey Neto.