sábado, 30 de setembro de 2006

SÁBADO E DOMINGO

AGORA VAI?
Bom, depois do debate da Globo estamos todos prontos para votar, certo? Claro que não. Primeiro porque esses “debates”, como já disse aqui, são diálogos de surdos.

Não tem como você fazer uma pergunta que valha a pena, se pretende, ao mesmo tempo em que pergunta, defender uma tese. Por isso é que existem jornalistas que, teoricamente, não são candidatos, não são militantes de nenhuma causa e podem perguntar sobre questões que de fato estejam preocupando a população.

Mas preferiram aposentar os jornalistas e deixar os candidatos exercendo dupla função e deu no que deu.

De qualquer forma, como eram poucos, a gente pode avaliar um pouco mais o jeitão de cada um e daquela uma. E a ausência do Lula, como sempre, preencheu uma lacuna.

O presidente que entrará para a história como avesso a entrevistas, avesso a debates de qualquer tipo, gosta de dizer que antes de ser eleito, debateu anos a fio e conversou com milhares de jornalistas. O que é verdade. Mas como presidente fechou-se em copas, falando pelos cotovelos, em monólogos improvisados, só sobre o que tinha vontade de falar.

De qualquer maneira, o tempo acabou. Temos que tomar decisões. Pegar este quadrinho aí da direita e ir preenchendo com os números. Que é outra coisa irritante: não se vota em pessoas, muito menos em partidos. Só em números. Tanto que o 123 pode levar vantagem sobre o 456 porque está na filinha de cima do teclado.

TÁ SOBRANDO DINHEIRO
Muito simbólica a ação da justiça norte-americana contra 34 doleiros brasileiros, acusados de “exportar” US$ 19 bilhões de dólares do Brasil para os Estados Unidos.

Normalmente a gente acha que o dinheiro vem de lá pra cá. Que nada, como o dinheiro parece que anda sobrando por aqui, estão levando para fora. Ou seria lavando para fora?

Só um dos ex-namorados da Cicarelli (essa moça só namora riquinhos, né?), um tal de Laniado, que está preso no Paraná, mandou US$ 1,1 bilhão para Nova Iorque.

Ah, claro, lá descobriram de onde veio o dinheiro, de quem era, pra que seria usado. Já aqui...

NÚMEROS...

Sem muito alarde, porque a eleição ainda não passou, o Banco Central anunciou a redução da previsão de crescimento do PIB, de 4% para 3,5%. O mercado acha que cresceremos no máxmo 3%. Mas decerto depois das eleições eles revisam novamente a previsão pra baixo.

E por falar nisso, depois das eleições, como normalmente ocorre, tudo o que estava represado passará a desabar sobre nossas cabeças. De aumento do gás boliviano a reajustes de todo tipo.

PM AGRIDE PETISTAS
O pessoal do PT de Criciúma está apavorado: ontem à tarde, a Polícia Militar dispersou um grupo de militantes que panfletava na rua, atirando balas de borracha. Vários ficaram feridos. O PT acha que a ação foi proposital, para “calar a oposição”.

AS FOTOS DO DINHEIRO
Alguém surrupiou de dentro da Polícia Federal um cedê com as fotos da dinheirama com que os petistas aloprados do núcleo de inteligência da campanha de Lula, aliados aos petistas trapalhões do núcleo de espertezas da campanha de Mercadante, pretendiam comprar umas quinquilharias do bandido Vedoin. As fotos foram feitas na quinta-feira, durante uma perícia no Banco Central e ontem alguém, provavelmente da própria polícia, mandou para O Estado de S. Paulo.

Os lulistas ficaram com os cabelos em pé. Foram à Justiça pedir para proibir a publicação das fotos (que estavam ontem em todos os sites de notícias da Internet). Mas o ministro José Delgado, do Tribunal Superior Eleitoral, negou o pedido.

O desespero reforça as suspeitas anteriores, de que a não divulgação das fotos do dinheiro apreendido teria obedecido a ordens superiores. Mostrar o que foi apreendido é quase uma rotina nas operações da Polícia Federal. Mas, segundo o Ministro da Justiça, justificando a decisão de não mostrar a dinheirama, “os tempos são outros”. Ontem ele continuava a jurar que não partiu dele a ordem para não divulgar, embora tenha achado boa a decisão.

Até que um anônimo indignado resolveu fazer justiça com as próprias mãos, colocando as fotos no ventilador. Agora dá pra gente ver como é que é a cara do monte de dinheiro do PT.

AS CONTINHAS DO PFL
O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha, mostrou no seu blog um estudo que o PFL preparou: “Trata-se de uma projeção sobre quantos eleitores votarão no domingo, tomando por base os votos nulos, os brancos e a abstenção registrada em 2002”. Ou seja, só os votos válidos, que de fato são considerados para o cálculo que vai definir se haverá segundo turno. Taí a tabelinha que resume o estudo:
Em tese, votarão para presidente cerca de 92,7 milhões de eleitores. As colunas de votos para Lula e a oposição são projeções de votos com base na pesquisa Datafolha de ontem. Como se sabe, Lula tem mais apoios no Nordeste. Mas nessa região é alta a taxa de abstenção. Já Alckmin tem mais apoios no Sul, onde a abstenção é menor. Daí o placar: Lula 51,8% X 48,2% oposição (votos válidos).

A rigor, isto ainda significa segundo turno, mas é uma diferença muito pequena, que deve estar tirando o sono tanto de um quanto do outro lado.

Naturalmente, os lulistas do nordeste vão fazer o possível e o impossível para levar os eleitores às urnas. E São Pedro deve ser muito solicitado. Uns vão querer temporais, vendavais e muita chuva no nordeste, outros, no sul. As abstenções, portanto, vão merecer grande atenção.

2 comentários:

Anônimo disse...

Os noticiarios da noite informam que havera segundo turno. Se de fato houver, o Lula ira assar o Lorenzzetti em fogo brando como se faz com uma boa costela.

Anônimo disse...

Eleicao eh a melhor forma de destribuicao de renda do pais. Oxala haja segundo turno em todas as eleicoes nos estados. Assim o dinheiro da corrupcao tem uma possibilidade de ir ao povo. Como o do Aldo Hey e do Lorenzzetti.