terça-feira, 4 de outubro de 2005

SEXTA

Câmara: agenda positiva e cassações?
Foto: Laycer TomazA vitória do Planalto na eleição de Aldo Rebelo (PC do B / SP) está envolta em muita expectativa. A chamada agenda positiva, proposta por diversos setores da economia e respaldo do próprio governo federal, deverá mesmo ser levada pra frente. Mas e os processos de cassação será que receberão uma ducha de água fria? O perfil moderador e sempre cauteloso do novo presidente da Câmara deve ajustar um pouco os excessos da oposição, mas ele não pode e nem deve passar a mão na cabeça dos aliados. Com certeza o Brasil está melhor representado do que antes e dá até um alívio quando imaginamos a linha sucessória da presidência da República. No caso de ausência de Lula ou Alencar, vem Aldo Rebelo e não Severino Cavalcanti.

Os deputados demonstraram união e quiseram provar que podem colocar e tirar no poder quem eles acharem melhor.

Transporte coletivo, a rotina
Com os ônibus funcionando normalmente parece que ficam esquecidos os problemas pós-paralisação. Mas a prefeitura de Florianópolis parece querer mudar para melhorar. Por enquanto todas as partes estão insatisfeitas com alguma coisa: usuários, motoristas e cobradores e donos das empresas.


Solidariedade
A correspondente do Diarinho em Florianópolis, Carla Cavalheiro, recebeu inúmeras mensagens de solidariedade pelo fato da agressão que sofreu cobrindo a greve de ônibus. Colegas jornalistas e leitores foram unânimes em taxar de covardia tal ato.


Cigarros em São José
A empresa American Virginia, fabricante de cigarros, vai lançar pedra fundamental da unidade que vai construir em São José na próxima quarta-feira, dia 5. No convite à imprensa está o anúncio da presença do governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, prefeito de São José, Fernando Elias, e prefeito de Florianópolis, Dario Berger, além, claro, da diretoria da American Virginia. Empresa 100% nacional, a American Virginia abre sua terceira fábrica no país e esta terá mais de 12 mil metros quadrados, deve gerar 350 empregos diretos e 1.140 empregos indiretos. Serão produzidas todas as linhas de cigarro da American Virginia, incluindo a marca West – fruto da parceria internacional com a Imperial Tobacco. Esta nova unidade em São José deverá atender a demanda das regiões Sul e Sudeste do Brasil.


Espanhol para cegos
O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Florianópolis está oferecendo um curso de espanhol para alunos cegos em parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC). Voltado ao turismo receptivo, o curso pode garantir emprego ainda neste verão para 25 estudantes com deficiência visual. Durante a aula inaugural, ontem, os alunos receberam duas apostilas em braille, incluindo textos que abordam aspectos da história e da cultura de Santa Catarina e as expressões mais usadas pelos estrangeiros, principalmente porque Santa Catarina é o destino natural dos turistas oriundos dos países do Mercosul.

Com uma abordagem voltada às coisas do cotidiano, o professor de espanhol, Afonso Prates Silva, explica que durante as aulas vai destacar as diferentes pronúncias e os termos mais usados pelos argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos. Como o curso é na área do turismo, o programa é direcionado às atividades de telefonia, recepção, telemarketing e gastronomia.


Assistência Social
Encerra hoje à noite a 5ª Conferência Estadual de Assistência Social, iniciada na quarta-feira (28), na praia dos Ingleses, em Florianópolis. O primeiro dia do evento teve como principal objetivo a elaboração das metas a curto, médio e longo prazos para a implantação do novo modelo de gestão no Brasil, o sistema Único de Assistência Social (Suas), contou com a presença do secretário Nacional de Assistência Social, Osvaldo Russo, que definiu o momento como histórico para o setor, pois efetiva a assistência social como direito do cidadão.
Os participantes acompanharam a palestra do secretário Osvaldo Russo, "O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a implantação do SUAS", de debates e trabalhos em grupo. A 5ª Conferência encerra com a eleição dos delegados catarinenses que representarão o Estado na Conferência Nacional, em Brasília.

Poluição sonora
Na próxima terça-feira, dia 4, ocorre o 1º Seminário de Controle de Poluição Sonora de Florianópolis. A promoção é da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Floram, e Ministério Público do Estado de Santa Catarina. A idéia dos organizadores é discutir com vários setores da sociedade os efeitos do ruído à saúde, a revisão das legislações vigentes, bem como a divulgação do programa Silêncio Padrão, dentre outros temas que possibilitem mais eficiência no desempenho do controle da poluição sonora.
O programa Silêncio Padrão é uma parceria entre vários órgãos, como o Ministério Público, Floram, Fatma, Inmetro e Secretaria de Segurança Pública e visa melhorar a fiscalização do que está previsto na Lei Municipal 003/1999 que dispõe sobre ruídos urbanos e o bem estar do sossego público. Para cada área de zoneamento é permitido determinados decibéis. Se alguém ultrapassar o que está previsto em lei, técnicos da Floram entram em ação com o decibilímetro para medir a proporção de som.


Especialização
Estão abertas as inscrições para diversos cursos de especialização na área de Direito no CESUSC (Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina). Destaque para "DIREITO E GESTÃO IMOBILIÁRIA", já que o curso surgiu de uma demanda do próprio mercado e a parceria do Sindicato da Habitação (SECOVI). O curso forma mão-de-obra tecnicamente qualificada para o exercício da advocacia na área imobiliária e para qualificar os demais profissionais que atuam na área. O público-alvo são advogados, promotores, juízes, procuradores, professores de cursos jurídicos, corretores e incorporadores de imóveis e demais profissionais da área imobiliária. Informações pelo fone (48) 3235.2600

Dia da secretária(o)
30 de setembro. Mais uma data que alguns podem chamar de algo extremamente comercial, mas não custa nada agradecer quem está ali por perto, sempre organizando o dia-a-dia da empresa ou mesmo da sua casa. São estes profissionais que ajudam a colocar em ordem o atropelo das rotinas modernas que vivemos! Parabéns para elas e eles!

Hoje é sexta-feira!
Mais uma semana está terminando e tenho a impressão que passou voando.

DICA DO DIA
O fim de semana vem aí e provavelmente as compras de supermercado. Não se entusiasme com as ofertas, muita atenção. Alguns estabelecimentos colocam no corredor alguns produtos anunciando uma baita oferta, mas os similares às vezes estão mais baratos, escondidinhos na prateleira! Tudo porque aquela determinada empresa pagou para estar com mais destaque no meio da loja. Não se iluda, pesquise bem.

Nenhum comentário: