quinta-feira, 29 de setembro de 2005

QUINTA

Ingenuidade ou má índole
Sempre que vejo um caso de denúncia de mau uso da máquina pública passo a imaginar até que ponto houve intenção e até que ponto a estrutura, repleta de falhas, ofereceu uma falsa naturalidade a ponto de eu acreditar que houve ingenuidade do agente. Explico melhor. O caso da assessoria de imprensa da Prefeitura de Palhoça, que mandou material informando de uma grande reunião do PMDB, tem a mesma gravidade do que ocorreu há cerca de um mês na Secretaria de Segurança Pública, quando avisaram da reunião partidária do delegado Ricardo Thomé, depois exonerado pelo governador Luiz Henrique. A impressão que temos, de fora, é que assuntos partidários e administrativos são misturados nos corredores de órgãos públicos mantidos pelos nossos impostos. Será que um dia isso acaba?

Contas de Floripa
Até o final do ano deveremos saber quem estava falando a verdade: a ex-prefeita Ângela Amin, ao deixar o cargo, ou Dário Berger ao assumir a prefeitura e alegar um rombo nos cofres municipais. A letargia da atual administração da Capital pode ter fundamento.

Segurança da informação
Hoje à noite, na sede da AEMFLO/CDL-SJ (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis), em São José, ocorre a palestra técnica “Segurança da informação”. O assunto é cada vez mais comum nas empresas, afinal tudo que se escreve, se registra e se arquiva nas redes de computadores deve estar resguardado contra vírus, quedas de tensão, enfim, problemas que afetam os computadores. O especialista Alexandre Soares vai falar de proteção do patrimônio e abordar como aumentar a receita integrando novas aplicações tecnológicas.

Lojistas: pelo social
Um varejo mais solidário. Esta foi a proposta da palestra 'Responsabilidade Social' promovida dentro da 46ª Convenção Nacional do Varejo Lojista, que está ocorrendo em Maceió (AL) até hoje. Os dois palestrantes foram Iolanda Leite do projeto 'Consulado da Mulher' e o empresário Paulo Barata da rede de supermercado alagoana 'Via Box'. Segundo eles, responsabilidade social no varejo pode contribuir para melhorar as relações entre o lojista e seus clientes. A delegação catarinense que está lá presente concorda com a idéia. “Para termos cada vez mais consumidores é preciso que todos tenham qualidade de vida e possibilidades de consumo”, destacou o empresário Odílio Guarezi, que assumiu uma diretoria na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Depois dos advogados, os economistas
Encerra hoje a Conferência Nacional dos Advogados e os participantes já fizeram um balanço positivo dos painéis apresentados, cujas discussões resultarão num documento final do evento. Muitos dos participantes esticam o final de semana na Ilha e a partir de segunda começam a chegar os economistas. É que o mais importante evento da categoria, o XVI Congresso Brasileiro de Economistas ocorre de 4 a 7 de outubro em Florianópolis e deve reunir mil participantes de todo o País. Promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), o Congresso vai abordar o tema "Políticas Públicas e Desenvolvimento: A armadilha do endividamento interno e externo". O vice-presidente da República, José Alencar, confirmou participação na solenidade de abertura do evento.

Cerveja de Blumenau para os EUA
O embarque de 1.200 caixas da cerveja artesanal de Blumenau, a Eisenbahn, ocorre na próxima segunda-feira do Porto de São Francisco do Sul rumo a Massachusetts (EUA). É a primeira micro-cervejaria brasileira a conquistar o mercado norte-americano.
Cada cerveja ganhou um rótulo adequado ao mercado, mesclando elementos da cultura alemã, como o trenzinho que caracteriza a marca Eisenbahn (estrada de ferro), com elementos tropicais, como florestas e aves típicas brasileiras.

Governador em Brasília
Além do assunto da barragem de Ibirama, o governador Luiz Henrique da Silveira participou nesta quarta-feira, em Brasília, de reunião com o vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, cujo assunto principal foi a redução de taxas de embarque nos vôos internacionais de países do Mercosul para o Brasil.
A redução é vista como forma de incentivo ao turismo da região. Segundo levantamento feito pelo governo de Santa Catarina, a redução das taxas pode quadruplicar o fluxo de turistas para o Estado.

Normas contra incêndios
Nos últimos 15 dias o Ministério Público de Santa Catarina firmou Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TACs) com dois condomínios e duas pousadas de Florianópolis. Os acordos extrajudiciais estabelecem prazos, que variam de 10 a 180 dias, para que os responsáveis providenciem a adequação dos estabelecimentos às normas de segurança relativas a sistemas preventivos contra sinistros, conforme relatórios de vistoria expedidos pelo Corpo de Bombeiros, que fiscalizará o cumprimento das obrigações. Assinaram os termos os proprietários das pousadas Schmitz e Meu Sonho e os síndicos do Edifício Alpha Centauri e do Centro Empresarial Office Park Portobello. Os acordos extrajudiciais também fixam multas, em caso de descumprimento de qualquer uma das cláusulas, que podem chegar até R$ 20 mil.

Política de saneamento
O projeto da Política Estadual de Saneamento já tem a assinatura do presidente da Assembléia Legislativa, Julio Garcia, e o prazo é de quinze dias úteis para ser sancionado pelo governador Luiz Henrique da Silveira. O projeto de Lei 220/2005, aprovado no dia 20 de setembro, tem por finalidade disciplinar o planejamento e a execução das ações, obras e serviços de saneamento no Estado. A cada período administrativo o Governo do Estado deverá elaborar um Plano Estadual subsidiado por planos regionais com base em regiões ou bacias hidrográficas, respeitando a autonomia municipal. Agora o Estado poderá reivindicar recursos para o setor. Em 2004 o governo federal liberou cerca de R$ 200 bilhões para saneamento, mas Santa Catarina ficou de fora, entre outras razões, por não possuir uma legislação própria.

DICA DO DIA
Leitura faz bem, para o dia-a-dia e para o resto da vida. Eu leio tudo, desde bula de remédio até livros técnicos. Informativos, revistas, romances. Sempre há alguma informação que interessa, que ajuda ou que entretém. Nem sempre há um porquê da leitura ou um efeito imediato, mas sei que ler é bom e o mais importante é poder ter discernimento do que é verdade, ficção ou inútil.

Nenhum comentário: