sábado, 24 de setembro de 2005

SÁBADO

MANÉ FOLGADO

Caros amigos: vou tirar uns dias de férias. Saio nesta segunda, 26 e volto no dia 10 de outubro.

Mas a coluna continua, é claro. Vocês estarão todos os dias de olho na capital. Só que agora sob os cuidados de mãos bem mais responsáveis e macias que as minhas. Quem cobrirá minha ausência será a jornalista Sara Caprario, colega compentente, paciente e bem informada. Aquele e-mail ali de cima pode continuar a ser usado, enquanto isso. As mensagens serão todas repassadas para ela.

Então tá, dia 10 não demora a chegar e aí eu volto a encher o saco de vocês com essa conversa mole cheia de letrinhas.

O MAR E SUAS RIQUEZAS

Segunda-feira, em Florianópollis, será feito o lançamento oficial da 7ª Fenaostra (Festa Nacional da Ostra), que será realizada de 4 a 9 de outubro, no Centrosul. Santa Catarina é o maior produtor brasileiro e Florianópolis é, sem dúvida, a capital brasileira da ostra. O grande mérito da maricultura, da forma como ela foi implantada no litoral catarinense, é permitir um aumento de renda sem que o pescador artesanal tenha que sair do local onde sempre morou ou tenha que aprender coisas muito difíceis ou desconhecidas. Ele teve apenas que deixar de ser um coletor, sujeito que ia ao mar buscar o peixe ou o molusco, para virar um criador. Como os agricultures, o maricultor semeia, cuida, faz a manutenção e depois colhe. Isso sim, pode ser chamado de progresso.

O FURACÃO IDELI
Ontem, quando os americanos começaram a reclamar que estão sem nomes para por em furacões, liguei imediatamente pra lá e sugeri o nome da nossa senadora Ideli Salvatti (PT).

Nos últimos dias ela esteve no centro do temporal, gerou ela própria algumas tempestades e ontem alcançou o nível 5, tal o tumulto que criou no Senado. E está, segundo alguns, a um passo de ser acusada de quebra de decoro parlamentar. Um verdadeiro furacão, portanto.

Flagrada em seu gabinete com um empresário paulista que estava passando supostos documentos que incriminavam o governo FHC, a senadora primeiro negou tudo.
Chegou a ir para a tribuna desmentir o que o jornalista Ricardo Noblat tinha publicado na internet (www.noblat.com.br). Isso enquanto o empresário ainda estava em seu gabinete, na companhia do fiel escudeiro Carlito Merss.

Ontem, quando todos já sabiam que o encontro tinha acontecido mesmo, ela foi para a tribuna dizer que a Constituição protege jornalistas e parlamentares: eles não precisam revelar suas fontes. Tenta, assim, escapar de alguma punição por ter mentido para os senadores. Estaria, apenas, evitando revelar fontes.

ENTENDA O ORKUT
Orkut (www.orkut.com) é um local, na Internet, onde qualquer um pode abrir uma banquinha e se instalar, para tentar fazer amigos, arranjar namorada ou só atrapalhar a vida dos outros. É fácil e grátis.

Lá também se pode, facilmente, abrir “comunidades” ou áreas, para discutir assuntos específicos. Assim, os fãs da novela da Bandeirantes têm uma comunidade, os amigos de Itajaí outra e os leitores do Diarinho umas quantas.

Como qualquer um pode abrir uma comunidade com o nome que bem entender, não dá para levar a existência de comunidades no Orkut a sério. Mas mesmo sabendo disso a gente sempre dá uma olhadinha pra ver o que é que o povo anda inventando.

ESCOLHA A SUA TURMA

A bola da vez, também no Orkut, é o furacão Ideli. Lá vocês podem escolher participar de alguma das seguintes comunidades, ou todas:

– Ideli Salvatti é acéfala! (com 398 membros);
– Ideli Salvatti ninguém merece (64 membros);
– Ideli Salvatti (esta é dos admiradores que gostam da senadora, tem 40 membros);
– Eu odeio a Ideli Salvatti (21 membros);
– Eu vou rir quando a Ideli cair (14 membros); e
– Ideli Salvatti Monstrenga (6 membros, é a mais recente).

Também dá pra criar alguma outra, que esteja mais de acordo com o seu estado de espírito.

ASSESSORA NUA
Como todo furacão que se preze, o Ideli vai agitando todas as águas por onde passa: sua ex-assessora de imprensa, a “Musa das CPIs”, a bela Camila Amaral, vai se expor, nua, em 18 páginas da próxima edição da Playboy. Mais a capa e o pôster central.

Bem que Ideli tinha ficado inconformada com a demissão da moça, que saiu só para atender a esse rendoso convite. E a senadora vai ficar mais chateada ainda quando vir as fotos, todas relacionadas com Brasília, política, mensalão e CPIs.

DE OLHO NO ALEMÃO
O governo catarinense tem apostado muito na atração dos aposentados alemães. Acredita que esse pessoal, com uma renda razoável, queira vir morar num lugar que faça menos frio que lá e que ainda por cima tenha alguma identidade com a cultura européia. E onde o fato de falar alemão não seja um problema sério para a integração na comunidade.

Já foram feitos vários contatos, lá e cá, para viabilizar alguns empreendimentos voltados para esse público e também para oferecer, a quem vier, alguns atrativos extras, como a possibilidade de prestar consultoria a empresas locais.

O programa oficial de atração de alemães seniores para Santa Catarina (em especial para o Vale do Itajaí) será lançado dia 14, em Berlim, pelo próprio governador globe-trotter, ele mesmo, LHS em pessoa.

DE OLHO NO CHINÊS
Da Alemanha LHS (e comitiva, claro) dá um pulinho na China, para fazer tudo aquilo que ele faz em todas essas viagens: conhecer e oferecer oportunidades de negócios, ampliar fronteiras comerciais e visitar brasileiros que estudam ou têm negócios por lá (como a Embraco). Brincar, enfim, de embaixador e caixeiro viajante por alguns dias.

DRIVE-THRU JURÍDICO

Começam a funcionar na segunda-feira os guichês do protocolo expresso do Tribunal de Justiça e do Fórum da Capital. Os advogados podem protocolar petições e devolver processos, das 13 às 19h, sem sair do carro.

O Tribunal avisa que não adianta aproveitar que está no drive-thru para pedir um cheesburguer com batata frita, que eles ainda não vão servir lanches.

Ah, e também na segunda o Desembargador Jorge Mussi, presidente do Tribunal, instala mais uma vara na capital, coitada.

$$$ AMBIENTAL
Os servidores da Fatma tiveram ontem uma boa notícia: o governador determinou ao Secretário da Administração, Marcos Vieira, que faça os estudos para a implantação de uma Gratificação Ambiental. É um bom dinheiro. Para a maioria dos servidores a tal gratificação, se for implantada de fato, vai representar o dobro do salário.

Vieira disse que ainda é cedo para saber se será possível ou não. Mas como agora eles estão utilizando, para examinar essas reivindicações, a média de arrecadação dos últimos cinco anos, é provável que no final as contas fechem.

Restará aí ao pessoal da Fatma arregaçar as mangas e cumprir com seus deveres. Tem muita coisa passando e ganhando autorização que não podia. Aproveita que o faz-me rir tá gordinho e abre o olho, pessoal!

PUBLICITÁRIOS

Dia 28, na Comissão de Educação do Senado, audiência pública para debater o projeto de lei do senador Pavan (PSDB), para regulamentar a profissão de Publicitário.

Nenhum comentário: