terça-feira, 27 de setembro de 2005

TERÇA


Campanha 2006
Inúmeros assuntos importantes começaram a ser debatidos ontem na Conferência Nacional dos Advogados, em Florianópolis, como a investigação criminal por parte do Ministério Público. Mas um dos assuntos mais citados pela imprensa foi a negativa do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, em ser candidato à presidência da República em 2006 pelo PMDB. Depois dizem que políticos gostam de holofotes. Oras, a imprensa é que dá muita bola para candidaturas, filiações, posses e outras situações que deveriam ser ditas apenas para informar a população e não para gerar especulações.

ONDE TEM DINHEIRO
Minha teoria é que onde rola muito dinheiro sempre rola cobiça, corrupção, sacanagem. Essa história toda da máfia do apito e apostadores é uma prova disso. Quem é fraco de caráter se deixa levar pela armadilha do dinheiro fácil. Agora discutem-se os procedimentos, ou seja, mais dinheiro gasto para apurar, punir, limpar a imagem. Na Fórmula 1 também houve histórias de resultados manipulados, mas os interesses eram maiores e institucionais.

Ainda acredito que é preciso trabalhar para ganhar dinheiro. E para ganhar muito dinheiro é preciso trabalhar, alcançar o sucesso e ter sorte de estar no lugar certo em mercados que pagam bem, como moda, entretenimento (incluindo esportes), bolsa de valores etc etc. Dinheiro é pra gastar. Credibilidade e dignidade é pra ficar. Deixamos de herança para os filhos e assim, quem sabe, melhoramos o mundo.

Turismo 1
O Conselho de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis se reuniu ontem em São João Batista e o tema central foi o turismo. O Secretário de Estado da Cultura, Turismo e Esporte Gilmar Knaesel fez palestra sobre as ações do Governo e citou Sinalização Turística, Sistema de Infra-estrutura Turística, Centro de Atendimento ao Turista e o Inventário Turístico Municipal. Foi apresentado ainda como funcionam os fundos Funcultural, Funturismo e Fundesporte, que reúnem os recursos necessários para o desenvolvimento do lazer em Santa Catarina.

Turismo 2
Só não ficou claro no material de divulgação do Governo do Estado quais as ações foram apresentadas. O que foi feito concretamente? Será que perto do verão os órgãos públicos vão correr para preparar as cidades litorâneas? A temporada do calor é a maior arrecadadora do ano, enquanto isso a SC-401, principal ligação do centro de Florianópolis às praias do Norte da Ilha, continua esburacada. Até mesmo em frente ao Centro Administrativo do Governo do Estado. Será que é por isso que os moradores próximos vêem o governador com freqüência chegar para trabalhar de helicóptero?

Golfe no lixão

Na volta da viagem que fez à França, o prefeito da Capital Dário Berger, revelou que tem a idéia de transformar o antigo aterro sanitário do Itacorubi (o lixão) num mini campo de Golfe, a exemplo do que foi feito na cidade francesa de Sant Etienne. Dário esteve numa feira industrial que este ano teve como tema a capital de Santa Catarina.

A informação divulgada ontem é que o prefeito de Sant Etienne colocou à disposição de Florianópolis a mesma equipe técnica que elaborou o projeto de implantação do campo de Golfe numa antiga área de aterro sanitário. De acordo com ele, a idéia é oferecer uma opção a mais para atrair um turismo de alto poder aquisitivo. A prefeitura da capital quer realizar um levantamento das condições do local e encaminhar aos técnicos franceses. A consultoria será realizada sem custos para o município.

Mercado Público
Rogério Queiroz, ex-vereador em Florianópolis, está divulgando via internet uma carta sobre as obras de restauração do Mercado Público. Ele diz que a população está alarmada com a velocidade com que se iniciaram as obras de restauração, através de convênio financeiro firmado entre os governos estadual e municipal que prometeram publicamente entregar tudo pronto e tinindo de novo perto do Natal.

Diz a carta que a preocupação está no fato de não haver obediência a um projeto específico de restauro e corre-se o sério risco de descaracterização de suas linhas originais com a possível introdução de elementos estranhos ao projeto inicial, como o uso de vigas de ferro, janelas ou aberturas de alumínio. Assim esse bem tombado perderia evidentemente o seu valor histórico. O Instituto de Arquitetos do Brasil, seção Santa Catarina, está se mexendo, pedindo informações à Prefeitura.

Ficou pra amanhã
Será amanhã, às 17h30min, a reunião conjunta das comissões de Saúde e de Trabalho da Assembléia Legislativa. Serão discutidos temas que envolvem a Casan, como a municipalização da água, o sistema estadual de saneamento e a manutenção dos serviços da empresa. O encontro, que estava previsto inicialmente para a manhã de segunda-feira, deverá ter a presença de sindicalistas, representantes dos servidores e a presidência da Casan. O presidente da Comissão de Saúde, deputado Onofre Agostini (PFL), disse que o ideal é ter a presença de um grande número de parlamentares, para que, junto com os setores envolvidos, cada um possa saber das suas responsabilidades nesse assunto.

Macarrão: receita de publicitário
O publicitário paulista Julio Cosi, lançou o livro “Oba! Todo mundo adora macarrão” e em seguida a outra obra “Oba! Foi um sucesso. E me pediram a receita”, os dois da editora Barros, Fischer e Associados. O projeto gráfico é moderno e a linguagem clara e objetiva. São receitas de preparo simples, acompanhadas de dicas, “segredos” e histórias do autor. Sem técnicas complicadas, as receitas que compõem os dois exemplares são descritas passo a passo.

Ao viajar e conhecer a arte culinária de outros povos, Julio pesquisou o que há de melhor em cardápios internacionais. As publicações já estão à venda e o preço sugerido é R$ 29,00 cada um.


DICA DO DIA

Você já ouviu falar em Clube de Investimento? Pois bem, a moda agora é juntar um grupo de amigos, parentes, colegas de trabalho ou mesmo conhecidos para aplicar recursos em conjunto nas ações da bolsa de valores. A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) está difundindo a idéia e tem programas específicos para alguns segmentos, como o Mulheres em Ação, a Bolsa vai ao Judiciário ou a Bolsa vai aos municípios. Tudo para popularizar os investimentos em ações. Na mesma onda, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) está com campanha publicitária no ar. Saiba mais pelo site www.bovespa.com.br.

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