terça-feira, 13 de setembro de 2005

TERÇA


UM MÊS DE OLHO
Hoje esta coluna está fazendo um mês. Ainda está engatinhando, ou tateando. Mas, em todo caso, os primeiros passos são sempre os mais difíceis e nós já demos vários.

O grande problema de se fazer uma coluna de opinião e informação é que tem coluna demais. Os jornais estão cheios de colunas. Aqui do lado tem umas tantas, nas outras páginas também. E nos outros jornais mais um monte.

E quando a gente vai escrever a coluna, começa a ler as outras, dos “concorrentes”, pra ver se está melhor ou pior. Isso é uma bobagem, porque geralmente o leitor e a leitora não lêem mais de um jornal. Não ficam comparando as colunas.

Ela tem que ser boa e pronto. Tem que agradar o leitor e acabou-se. Não tem importância que o fulano tenha notinhas mais curtinhas. As daqui são melhor explicadas. Não faz mal que o beltrano diga que tem os bastidores da política: aqui a gente tem o avesso dos políticos e se diverte muito mais.

Bom, pelo menos é isso que eu acho. E até que vocês comecem a me escrever e-mails dizendo o que pensam disto aqui, vou tocando, certo de que estou agradando.

O PAÍS DAS CPIs
Só pra gente ver como eles trabalham, taí a programação de hoje, terça-feira, do festival de CPIs:
CPI do Mensalão – Ouve o ex-presidente do PT José Genoino. Audiência marcada para as 11h30.
CPI dos Correios (Sub-relatoria de Contratos) – Ouve João Marcos Pozzetti, Américo Proietti e Hugo César Gonçalves, representantes da Skymaster. A empresa tinha vários contratos de prestação de serviço (superfaturados?) com os Correios. Às 14h.
CPI dos Correios (Sub-relatoria da DNA/SMP&B e de Fontes Financeiras) – Ouve, às 14h, o depoimento da presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo.
CPI dos Correios (Sub-relatoria de Contratos) – Ouve o depoimento do dono da empresa Novadata, Mauro Dutra, a partir das 17h.
CPI da Emigração Ilegal – Às 11h, vota a quebra dos sigilos bancário e telefônico do ex-prefeito de Divino das Laranjeiras (MG) Edson Bodola e do prefeito de São Félix de Minas (MG), Wanderley Vieira de Souza. Eles são acusados de envolvimento com quadrilhas que favorecem a entrada ilegal de brasileiros nos Estados Unidos.
CPI dos Bingos – Ouve, a partir das 11h, os depoimentos da radialista e ex-deputada federal Cidinha Campos e do jornalista Mino Pedrosa. A comissão também deve analisar requerimento do senador Geraldo Mesquita Júnior (PSOL-AC) para tomar depoimento do ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Informações “coletadas” no site www.congressoemfoco.com.br que, por falar nisso, está prometendo publicar hoje detalhes sobre o pagamento irregular, pelo PT, de passagens aéreas para parentes do presidente, inclusive para a filha Lurian, que mora em Florianópolis.

MERCADO IMPROVISADO
Não sei não, mas acho que a prefeitura de Florianópolis perdeu uma excelente oportunidade de começar a discutir a utilização do Mercado Público e repensar até mesmo sua arquitetura interna.

Na pressa de dar uma satisfação à cidade, assinaram ontem, LHS e Dário, a ordem de serviço e esperam aprontar até o Natal a “recuperação” da área atingida.

Ninguém falou (ou eu não estava onde foi falado) em mudar nada. Uma pena. Pelo que entendi termos uma estrutura metálica sustentando o telhado (por que? medo de outro incêndio?) e as mesmas lojinhas, com mezaninos atolados de caixas, onde um coitado trabalha acocorado para jogar pra baixo o sapato que o freguês pedir.

E até a obra ficar pronta, será montado uma espécie de camelódromo de ferro e lona, onde os 70 lojistas poderão tocar a vida. Um Mercado provisório, esperando a reforma improvisada do outro ficar pronta. Tomara que eu esteja errado no meu pessimismo.

MÚSICA E FOLCLORE
Começam na quinta-feira, em Florianópolis, o 1º Festival Cultural do Mercosul e o 7º Encontro das Nações. Vão até o domingo.

Virão grupos de vários países, de outros estados e serão apresentados diversos espetáculos, na Praça da Alfândega, no TAC, no CIC, na Lagoa da Conceição e num local que eu nem imaginava que fosse espaço público: o Costão do Santinho.

MISTÉRIOS CULTURAIS
Fico até sem jeito de recomendar esse festival aí, porque não tenho como colocar aqui toda a programação, que é bem extensa e variada. E não consegui achar nenhum lugar, na Internet, onde a programação possa ser consultada.

No site da FCC, que é uma das programadoras dos eventos? Nada. No site da Secretaria de Cultura? Nada. No site da Fundação Franklin Cascaes, da Prefeitura, tem alguma coisa sobre o Encontro das Nações, que será no Largo da Alfândega, melhor que nada, mas está meio confuso.

E ainda por cima, só pra incomodar, tem essa história de alguns espetáculos “selecionados”, entre os quais o do neto do Astor Piaz-zola, serem no Costão do Santinho. Como o anúncio do festival fala que as apresentações serão todas “em locais públicos”, vai ver que estatizaram o Costão e a gente nem ficou sabendo.

Depois o pessoal se queixa quando o público não aparece.

AVISARAM O VDM?
O governador Luiz Henrique dá amanhã de manhã o pontapé inicial no tal de Sapiens Parque, gigantesco empreendimento cujas cinco fases estão programadas para serem desenvolvidas ao longo de 15 (quinze!?) anos.

Situado no norte da Ilha (de Canasvieiras a Vargem do Bom Jesus, passando pela Cachoeira), vai ocupar cerca de 4,5 milhões de metros quadrados de terras pertencentes à Codesc e ao governo (nossas, portanto).

Haverá, como em todo empreendimento “moderno”, um certo nivel de privatização dessas áreas públicas, a título de parcerias. E não está claro por que e como a iniciativa privada entraria com generosos R$ 1,5 bilhão em investimentos. A troco de quê?

Bom, como qualquer autoridade do governo leva mais de 30 segundos para resumir o que é e para que serve o tal parque, seria de bom tom levar o projeto para o Secretário do VDM dar uma boa olhada enquanto ainda é tempo.

VDM, para quem ainda não sabe: o cara de bom senso que olha esses projetos e vê se tem chance de dar errado. Se ele disser “vai dar merda”, o melhor é refazer os planos.

ANIMAIS PROIBIDOS
No final de agosto a prefeitura de Florianópolis, cedendo às pressões dos amantes dos animais, sancionou a lei (LC 183) que proíbe espetáculos em que apareçam animais. Qualquer animal.

Pelo texto da lei, até aquelas exposições de cães de raça (aquelas que passam na TV, onde juízes dão notas para os mais bonitos e perfeitos) estão proibidas. Leilão de animais, então, nem pensar.

Não sei como a Hípica vai fazer, porque algumas competições, que são verdadeiros espetáculos, podem perfeitamente ser enquadradas na lei e proibidas. As provas eqüestres das Olimpíadas têm que passar longe de Florianópolis.

ARRECOLHE O CURIÓ!

E o Curiódromo, então? Não tem coisa mais claramente banida por essa nova lei: é proibido realizar “espetáculos que utilizem, sob qualquer forma, animais selvagens, domésticos, nativos ou exóticos”.

Aquelas competições de canto, aqueles passarinhos expostos, configuram, pela nova lei, transgressões passíveis de cancelamento do alvará e multa.

Menos mal que os rodeios (tadinhos dos gaúchos e dos manés americanizados...) e aqueles tristes e geralmente maltratados animais de circo (putz, coitado do Beto Carrero!) também foram proibidos. Mas, ampla do jeito que está, a lei dos certamente bem intencionados Márcio de Souza (PT) e Alexandre Fontes (PP) pode não pegar. Ou dar muita incomodação.

Nenhum comentário: