quinta-feira, 15 de setembro de 2005

QUINTA-FEIRA



SAPIENS PARQUE, ONDE TUDO PODE ACONTECER

Lançado oficialmente ontem, o mega-empreendimento no norte da Ilha de Santa Catarina que vai ser viabilizado unindo esforços e bens públicos a algum capital privado.

O projeto é grandioso e interessante. Pode ser consultado e estudado, em grande parte, no site (feito pela Paradigma, uma das parceiras privadas do projeto) www.sapiensparque.com.br, onde é possível ter uma idéia do amplo e intrincado arranjo que está sendo montado.

O capital é basicamente da Codesc e do governo do estado, donos do terreno, mas segundo o site a área já foi repassada a uma nova empresa, a Sapiens Parque S.A. de cujo capital participam majoritariamente a Codesc e como minoritários a Fundação Certi e um tal de Instituto Sapientia.

Não sei não, mas se eu fosse vereador, deputado ou simplesmente um cidadão preocupado com a cidade e o estado, começaria a acompanhar essa história muito de perto. O dinheiro que vai rolar ali é muito alto, o risco de privataria é grande e uma membrana muuito tênue e permeável separa o interesse privado do interesse público.

Ah, a preocupação com os tais relatórios de impacto ambiental mostra que eles estão achando que só serão incomodados por ecochatos. E que se respeitarem a natureza e o equilíbrio ecológico, serão deixados em paz para fazer o rachid das áreas nobres e os demais acertos mais ou menos lícitos.

Num projeto como esse, tudo pode acontecer. Até mesmo resultar numa coisa bem feita, bem administrada e moderna, que nos orgulhe a todos.
Até lá, é bom abrir o olho.

O PRIMEIRO JÁ FOI

Roberto Jefferson acabou não sendo premiado pelos efeitos positivos da sua delação, como talvez esperasse, e foi cassado pela forma nebulosa como essa alcagüetagem se deu.

E o presidente Severino usa até o filho morto para tentar se livrar (disse que o cheque nominal à sua secretária era “apenas” uma doação para a campanha do filho, que morreu num acidente quando ainda era candidato). Aliás, Severino enterrou o filho num domingo e na segunda-feira fez churrasco para lançar a candidatura da filha, que se elegeu, substituindo o irmão.

Gente finíssima.

DIA DE BATER NO PP


Ontem estava todo mundo prestando atenção em Brasília, esperando a sessão de julgamento do Roberto Jefferson, por isso acho que nem todos tiveram tempo ou lembrança de ficar de olho na TV da Assembléia Legislativa aqui mesmo, de Santa Catarina.

Um trecho da sessão, onde o PFL e o PMDB baixaram o cacete no PP, foi especialmente interessante. O pivô da história foi a recente mudança de partido de várias lideranças importantes no alto vale do Itajaí. A filiação estava sendo feita, naquele momento, na própria Assembléia Legislativa.

O líder do PFL, deputado Antônio Ceron apropriou-se de uma frase que já ouvi o governador LHS dizer (“política não se faz olhando pelo retrovisor”) para alfinetar o PP. Disse também que “ninguém é mais dono de ninguém”, para justificar que os políticos que se sintam incomodados onde estão devem mudar.

DINHEIRO DOS PRIMOS

Logo em seguida o PMDB também caiu de pau no PP. O líder Manoel Mota, talvez sem lembrar do telhado de vidro do seu partido, começou a enumerar os dirigentes nacionais do PP envolvidos com denúncias.

Chegou a falar numa nebulosa história, de “um avião com recursos para campanha, enviado por Maluf para seus primos catarinenses”. Pura maldade com Esperidião Amin.
O líder do PP, Joares Ponticelli, tratou de dar ao Manoel Mota o troco, mirando exatamente o telhado do PMDB. Foi buscar para isso até os salários atrasados que o governo Paulo Afonso deixou.

Antônio Carlos Vieira trouxe uma outra história de avião com dinheiro, só que este veio de Curitiba, no rastro dos precatórios. E arrematou a defesa do PP, afirmando que “PFL e PMDB se merecem”.

O PREÇO DA ÁGUA

Hoje às 14h, na Assembléia Legislativa, acontece um seminário sobre o Plebiscito da Água. O motivo é a possibilidade de ser atribuído valor econômico à água em Santa Catarina, em função de projeto de lei do Governo do Estado. A promoção é do Fórum Permanente das Águas da Alesc e do deputado Afrânio Boppré (PT), que quer fazer um plebiscito “para que a população decida sobre a cobrança da água em sua forma natural”. Ministério Público Federal, Agência Nacional de Águas, Universidade Federal de Santa Catarina e sindicalistas, estão entre os debatedores convidados.

FESTA POPULAR?


O secretário Gilmar Knaesel deve ter voltado de férias, porque está convidando (todo mundo?) para a abertura do 1º Festival Cultural do Mercosul e do 7º Encontro das Nações, hoje à noite, no centro cultural e popular (de fácil acesso a todos) Costão do Santinho Resort & SPA (sic!).

Não está dito no convite se os presentes terão direito a massagem ou algum tratamento no SPA, mas em todo caso a entrada é franca e dá direito ao show do neto do Piazzolla. Quem quiser ir é só confirmar a presença pelos telefones (48) 212-1919 ou 212-1950.

No confuso programa distribuído pela confusa secretaria do confuso Knaesel, está dito que ocorrem outras atividades hoje à noite, mas a abertura oficial é lá nos confins da Ilha. Por quê? Para dar uma força pro Costão do Santinho? Ou pra não se misturar com o povinho de Florianópolis?

INDIGÊNCIA CULTURAL

Esse Encontro das Nações (que há seis anos é realizado pela Prefeitura e sua Fundação Franklin Cascaes) e o novo Encontro Cultural do Mercosul, teoricamente uma invenção da Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo, são eventos que o público deveria prestigiar. Parece ser uma bela oportunidade de apreciar um grande e variado número de manifestações culturais locais e de outros estados e países.

Só que alguém por favor me explique (e para as torcidas do Avaí e do Figueirense), como saber o que está sendo apresentado onde e a que hora, se nos sites de Internet das entidades promotoras não tem a programação? Aliás, onde está a programação? Parece que a cultura estadual não sabe o que fazer mesmo quando tem um bom evento nas mãos.

PROGRAMAÇÃO
Hoje, dia 15
Praça da Alfândega
18:30 Vídeo Templos & Patrimônios Históricos da Grande Florianópolis.
19:00 Ballet Ebateca - Salvador, BA
19:30 Luar do Sertão - Fortaleza, CE
20:30 Dança Flamenca Andreia Del Puerto - Porto Alegre, RS
21:30 Grupo de Tradições Marajoara de Cruzeirinho - Ilha de Marajó, PA

CIC
18:30 Abertura Exposição de Arte Popular e Apresentação de Harpa (Paraguai)
19:00 Grupo Folclórico da 3º Idade da UFSC
19:30 Grupo Artístico Juazeiro - Juazeirinho, PB

Costão do Santinho
21:00 Abertura Oficial - com discursos de autoridades, etc e tal.
21:30 Show musical com Daniel Piazzolla, Richard Nant & Argentos (Argentina).

Nenhum comentário: