sábado, 22 de outubro de 2005

SÁBADO

PORQUE HOJE É SÁBADO!
A CIDADE E ALGUNS DE SEUS PERSONAGENS
Na colagem fotográfica acima, alguns florianopolitanos, de nascimento ou por adoção, que fazem parte da vida cultural, boêmia ou apenas folclórica da capital.

Como o critério para fazer a colagem foi simplesmente usar as fotos mais à mão, é claro que faltam aí algumas centenas de figuras tão ou mais emblemáticas daquela coisa abstrata, mas concreta, que é o “espírito” da cidade.

Eu deveria deixar a foto sem dizer quem é quem ou então fazer um concurso pra ver quem sabe os nomes. Mas como concurso sem prêmio de valor não tem graça, dou a resposta hoje mesmo.

1. Zé do Cacupé: figura lendária do Cacupé. O restaurante do mesmo nome (que os filhos tocam) é um dos melhores da Ilha;

2. Mosquito: agitador de massas, ex-comunista, ex-petista, ex-capitalista, ex-dono de bar;

3. Sérgio Murilo: o manezinho que preside a Federação Nacional dos Jornalistas;

4. Olívio Lamas: fotógrafo premiado que se esconde na Lagoa do Ibiraquera;

5. Maurício Amorim: criador do Paineiras e da boate Capelinha. Tá sempre aprontando;

6. Walter Souza: radialista talentoso e trocadilhista militante;

7. Bea Porto: jornalista especializada em Florianópolis. Sabe tudo de todo mundo;

8. Dete Piazza: professora, diretora do IEE e musa;

9. Picolé: eterno diretor de criação da Propague;

10. Moacir Pereira: colunista e presidente da Associação Catarinense de Imprensa;

11. Lauro Búrigo: ex-técnico de futebol, comentarista de rádio;

12. Darci Lopes: criador da legendária TV Cultura canal 6, a primeira da capital;

13. Oldemar Olsen Jr.: jornalista, poeta, escritor e agitador cultural, não necessariamente nessa ordem;

13. Francisco Pereira: escritor e comunista, ou vice-versa;

15. Raul Caldas Filho: cronista, observador das pessoas e apreciador da boa vida;

16. Paulo Dutra: fotógrafo de gatinhas desde o tempo do maiô de duas peças;

17. Paulo Brito: o jornalista e comentarista de rádio de quem todo mundo gosta de discordar.

PS: As fotos foram todas tiradas por este que vos fala.

O GAROTO PROPAGANDA DO SAPIENS PARQUE
A partir da segunda-feira Florianópolis volta a ser um daqueles lugares chatos, onde o governador é o governador e o prefeito é o prefeito. E LHS, que pode ser acusado de tudo, menos de ser lento, vai levar os peso-pesados das empresas de alta tecnologia (que estão na Ilha por causa da Futurecom) pra jantar.

Como não existe jantar de graça, os convidados terão que ouvir o LHS fazer propaganda do Sapiens Parque, aquele empreendimento público/privado do norte da Ilha. O governo está ansioso que pelo menos algumas delas decidam instalar-se lá, porque acredita que isso fará com que as outras venham atrás.

Por via das dúvidas, LHS já agendou uma viagem à Califórna, em novembro, pra concluir a conversa e até fechar algum negócio.

DE VENTO EM POPA
O governo está feliz da vida com a perspectiva da vinda de milhares de turistas norte-americanos na temporada 2006.

Além dos esquemas de pacotes já fechados e que estão sedo ofertados no mercado americano, o estado esteve presente esta semana num grande evento de turismo na Califórnia e fez exposições para cerca de 600 agentes de viagens.

Santur, Açoriana Turismo e Costão do Santinho foram os nossos embaixadores, nessa empreitada que teve, lá no começo, a participação da Secretaria do Planejamento e a consultoria do International Business Institute (IBI Americas), do Pedro Kraus, de Itapema, SC, por recomendação expressa do LHS.

Esse IBI praticamente só tem clientes catarinenses, como a Dudalina, da família do Secretário do Planejamento, Armando Hess de Souza. E no governo atende à Santur e ao Sapiens Parque.

FERIADÃO
O dia do servidor público, 28, não será feriado. Foi transferido para o dia 31, segunda-feira. E como o dia 1º também é feriado (ponto facultativo, para sermos exatos), taí mais um belo feriadão. Portanto, pernas pro ar que ninguém é de ferro.

SEMANA DO SERVIDOR
Já que estamos falando nisso, a semana que vem é toda dedicada a homenagear os servidores públicos estaduais, que terão uma série de atividades especiais em todo o estado. Já começa hoje, com uma corrida rústica, a partir das 16h, na avenida Beira-Mar Norte (mas bem longe do Fernandinho).

Na segunda-feira a festa continua, com o sorteio de um carro zero, totalmente equipado, oferta generosa do Banco do Brasil. Concorrem automaticamente todos os servidores, ativos e inativos e empregados das empresas de economia mista com salário bruto inferior a R$ 6 mil. A programação está em www.sea.sc.gov.br.

OLHA O RADAR!

Desde ontem à noite os radares instalados em várias das sinaleiras do centro de Florianópolis passaram a multar quem passa por eles em excesso de velocidade.

Até ontem, quem passava sinal vermelho ou invadia a faixa de pedestres já era multado, mas quanto à velocidade eles só registravam a infração, sem emitir a multa propriamente dita. Agora a coisa é pra valer.

Na Beira-Mar o limite é 80, na Mauro Ramos, 60 e em alguns pontos, como diante de escolas, 40. É só prestar atenção e tirar o pé do acelerador perto das sinaleiras.

A média de infrações, até agora, tem sido bem baixa: 0,04% do total de veículos que passam pelos sensores (os tais “radares”).

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande coluna, Cesar.

Moro longe de floripa, e com sua coluna posso me manter informado sobre o que acontece por aí.

Continue assim!

Forte abraço,
Eduardo, Chicago