sábado, 29 de outubro de 2005

SÁBADO

ESSE POVO ACHA QUE A GENTE É IDIOTA?
“Guia de Eventos” do governo do estado é um amontoado inútil de informações incompletas

Para inaugurar essa “grande obra” teve até solenidade na Assembléia Legislativa. Foi anunciado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte de Santa Catarina como uma coisa muito importante. Eles disseram, no último dia 18, exatamente isto (os destaques, em negrito, são meus):

“O Guia de Eventos é um portal eletrônico que reúne os principais eventos de Santa Catarina nas áreas da Cultura, Turismo e Esporte. O portal é um grande referencial para a divulgação dos eventos do Estado, para os turistas e para todos os catarinenses. Para estar em contato com tanta informação é só acessar o endereço: calendario.sol.sc.gov.br ou entrar no site da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte (www.sol.sc.gov.br) e clicar no link Guia de Eventos”.


Acompanhem comigo uma visita ao tal “Portal”, olhando nas imagens abaixo, que foram tiradas do computador. As letrinhas engraçadinhas em (onde? o quê?) foram colocadas por mim. Se clicar na imagem abre-se uma ampliação.

Fui ver o que vai acontecer no estado domingo, dia 30. Pouca coisa, só 4 registros. Bom, vai ver que ainda não estão colocando todos os eventos. Abri um deles, o Rodeio em Água Doce. Ué?! Só tem data e horário e um telefone de contato! Quem quiser saber onde vai ser, se vai ter churrasco, que provas terão, tem que ligar praquele telefone. Liguei, mas o telefone está errado: dá numa secretaria do município e o evento é da Cidasc.

Ou seja, o que está ali não serve pra nada ou pra muito pouca coisa. Achei que talvez fosse porque Água Doce é um município pequeno. E cliquei no Dia do Comerciário, em Florianópolis. Também está tudo incompleto. E, de novo, o telefone está errado. Errado mesmo: o número que colocaram ali não existe.

Para hoje estava anunciada uma apresentação da Sinfônica de Santa Catarina em Criciúma. Fui conferir. Afinal, a orquestra precisa de todo apoio. Pelo que está ali, o concerto será à meia-noite (zero hora). Mas não dizem onde.

O pouco caso com a nossa inteligência fica ainda mais evidente e aí começa a beirar o deboche puro e simples, no caso dos idiomas oferecidos. Todo site de Internet que tem seu texto em mais de uma língua, costuma colocar uma bandeirinha indicando. Esse portal de araque tem bandeirinhas do Brasil, do Reino Unido e da Espanha.

Ao clicar em cada uma delas, o texto deveria mudar para a língua desses países. O texto em “espanhol” é todo em português e só muda no nome dos meses. Da mesma forma, o texto em “inglês” é também em português.

Inaugurar obra inacabada, incompleta e mal feita é uma espécie de tiro no pé, não é não, Knaesel?

WALTER NO VOTO
Estava com a TVAL ligada, esta semana, quando ouvi uma voz que não era de nenhum deputado. Cá comigo pensei: “conheço essa voz”. Era, de fato, o Walter Souza, radialista com algumas décadas de janela, que durante as votações das matérias, nas Sessões da Assembléia Legislativa, faz comentários sobre o que está acontecendo.

Quando há uma votação, a tela da TV mostra o painel de votação e antes ficava meio em silêncio, até que todos os deputados tivessem votado. Agora, com os comentários que o Walter faz (ou lê) aquele painel paradão faz mais sentido.

Boa iniciativa, de tornar a TVAL mais parecida com televisão. E os comentários, pelo menos os que ouvi, foram bem adequados.

TESTE ESQUISITO
Li que os barcos que farão o transporte marítimo de passageiros em Florianópolis serão testados primeiro numa linha entre Joinville e São Francisco do Sul. Claro que não entendi. São realidades completamente diferentes, do tipo de mar ao tipo de usuário. Que teste é esse? Se é pra ver se flutua, é sacanagem com o pessoal de Joinville, se é pra ver se atende à demanda, os dados obtidos não poderão ser usados em Florianópolis.

POBRE POLÍCIA...
Cada vez que alguém tem a casa assaltada, ou o carro roubado ou coisa pior, acaba vendo, com os próprios olhos, as dificuldades de todos os tipos que atrapalham a vida dos policiais. Coisas que a gente vê nos filmes e acha que são fáceis e comuns, como a coleta de impressões digitais, ainda é um procedimento difícil, que não está disponível para todas as investigações e raramente traz resultados práticos.

Para fazer seu trabalho a polícia conta, basicamente, com a delação de comparsas, com a confissão, extraída às vezes à força, com denúncias anônimas, com a sorte e com força de vontade. A obtenção de provas, de evidências que coloquem o suspeito no local do crime e que levem à convicção da autoria, ainda são sonhos distantes. Faltam equipamentos, faltam suprimentos, faltam treinamentos, falta tudo.

CONTINENTE EM FESTA
Termina domingo a série de eventos destinados a “elevar a auto-estima” do pessoal do continente. O prefeito anunciou um pacote de 65 obras, onde serão investidos cerca de R$ 4 milhões, para arrumar um pouco aqueles bairros do município que não ficam na Ilha.

Tomara que a prefeitura não olhe para o continente apenas na “Festa da Primavera”, uma vez por ano. A cidade toda merece atenção todos os dias. É pra isso que a gente paga os impostos.

Nenhum comentário: