terça-feira, 4 de outubro de 2005

SEGUNDA

Guaraná Pureza
Hoje à noite a Assembléia Legislativa de Santa Catarina abre as portas para contar um pouco da história de empreendedores que construíram a centenária empresa de Bebidas Leonardo Sell Ltda, com sede em Rancho Queimado. Haverá uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da empresa, uma proposição do deputado Afrânio Boppré (PSOL), e depois a abertura da exposição de produtos e fotos sobre esta história na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.


Fenaostra começa amanhã
O mês das festas em Santa Catarina começou. Amanhã, dia 4, Florianópolis sedia a sétima edição da Fenaostra, a Festa Nacional da Ostra e Cultura Açoriana. Além da programação cultural, shows e concursos de gastronomia, ocorrerá um seminário técnico que deve reunir, nos dias 06 e 07, pesquisadores brasileiros e especialistas da França para discutir estratégias voltadas ao incremento da produção de moluscos em Florianópolis, dentro de padrões controlados de sanidade. O evento é dirigido a maricultores, pescadores, estudantes, empresários e outros profissionais do setor aqüícola no Brasil e no Mercosul.


Lixo não, arte
A exposição Arte do Lixo, que faz parte da comemoração aos trinta anos da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), reúne obras de 13 artistas plásticos e mostra trabalhos foram feitos com materiais recolhidos do lixo. Os organizadores contam que a evolução dos conceitos plásticos, a partir da década de 50, permitiu uma grande produção artística que tinha nos materiais a principal e até mesmo única razão da obra. Atualmente, o uso e pesquisa de materiais, reforça a consciência social da importância da reutilização do lixo. As obras estão expostas no Saguão D'Arte do Campus da Univali, em São José, e a entrada é gratuita.


Células-tronco e outros
O Ministério da Cultura é quem está divulgando a realização do Congresso de Propriedade Intelectual, organizado pela Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI) e apoiado por este Ministério. O evento acontece no Hotel Villa Rossa, em São Roque, próxima à cidade de São Paulo, nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2005.
O programa enfoca a Propriedade Intelectual e os Desafios da Ciência Moderna, com atuais e polêmicos temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico nacional, à biossegurança, ao meio ambiente e ao direito autoral, como é o caso das patentes internacionais, das células-tronco e dos transgênicos, do biodiesel, do patrimônio cultural e do acesso ao conhecimento.


Mais uma paralisação?
Há ameaça de nova paralisação no transporte coletivo de Florianópolis. Na sexta-feira a prefeitura mais uma vez não enviou representantes para reunião entre sindicato dos trabalhadores e sindicato das empresas na sede da Delegacia Regional do Trabalho.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo, Ricardo Freitas, disse que se na próxima reunião, dia 5, a prefeitura não estiver presente haverá nova manifestação.
Os donos das empresas também querem a presença de alguém do poder executivo municipal. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis,Waldir Gomes, afirmou: “Nosso patrão maior é a prefeitura e precisamos de um posicionamento em relação ao novo projeto”.
Portanto, a população que se prepare, porque a impressão que dá é que a prefeitura tentará impor as mudanças sem transparência e aí o caldo pode engrossar. Cadê a CPI da Câmara de Vereadores? O relatório preliminar foi apresentado em julho e depois?


Bancos também vão parar
Delegados de sindicatos de bancários de todo o país, reunidos no sábado em São Paulo, confirmaram uma indicação de uma greve nacional, por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta, dia 6. Segundo Vagner Freitas, presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), a decisão final sobre a paralisação será tomada somente na quarta-feira. Neste dia, serão realizadas as assembléias em todos os Estados. Em Santa Catarina a adesão não foi das mais fortes na paralisação de 24 horas na última quarta-feira, dia 28.

Sem jornal
A Itália amanheceu no último sábado praticamente sem jornais, por causa da greve de 48 horas dos profissionais da imprensa. A categoria reivindica aumento salarial e uma convenção da profissão. A atual convenção coletiva termina em dezembro e está sendo objeto de tensas negociações com os donos de jornais na Itália. A paralisação dos jornalistas começou na sexta-feira. A greve, convocada na terça depois que foram bloqueadas as negociações com a Federação de Editores, afeta as agências de notícias, os jornais, os sites de notícias e as assessorias de imprensa.
Está previsto que as televisões, tanto públicas como privadas, entrem em greve nos dias 7 e 8 de outubro. Será que no Brasil daria certo?


DICA DO DIA
Pra começar bem a semana, minha dica vai para os fumantes. Se fumar é um prazer, como diz o título de um livro, parar de fumar é melhor ainda! Se queremos um planeta mais saudável, devemos começar a todo instante uma nova batalha. E contra o tabagismo, essa luta reinicia a cada fumante que encontramos pela frente. Desculpem a chatice, mas eu acredito nos números (de mortes, de invalidez, de enfisemas e tuberculoses agravadas pela fumaça do cigarro).
VOCÊ SABIA? 48 horas sem a nicotina e você já passa a sentir melhor o gosto dos alimentos.

Nenhum comentário: