segunda-feira, 12 de junho de 2006

SEGUNDA

SÁBADO NO MERCADO
Quando a gente vai ver os amigos no Mercado Público de Florianópolis (que agora se chama Aldírio Simões), nem sempre circula nas proximidades. E aí nem vê que, à falta de opções, a gurizada se diverte como pode. No sábado, meio-dia, o tempo deu uma esquentada e o laguinho em frente à Alfândega virou piscina (foto acima). As crianças se divertiam sem causar problemas e a água, aparentemente, estava bem limpa.

Já nos bares do Mercado e na feira no largo da Alfândega, no sábado, teve uma invasão de dezenas de pivetes com caixas de engraxate. Ofereciam a graxa e se o cara dizia não, começava o bordejo e as ameças, até que alguém, pra se livrar da pressão, dava uma esmola. Tava na cara que não eram engraxates.

PIRATARIA À VONTADE
A Prefeitura anunciou, na sexta, que deu uma grande batida num dos camelódromos da cidade e apreendeu milhares de cds e dvds piratas. Mas no sábado, no centro da cidade, os vendedores de cds e dvds piratas continuavam atravancando as ruas, trabalhando tranqüilamente.

O próprio governador 2, o Dr Moreira, esteve numa reunião de governadores de estado com o xerife norte-americano encarregado de dar uma bronca nos cucarachas que não sabem respeitar o direito intelectual das corporações norte-americanas. E prometeu tomar medidas duras para combater a pirataria. Mas, no centro da capital, não havia qualquer sinal da autoridade estadual (ralos PMs passando, sem se importar com a pirataria rolando solta).

Em termos de segurança, o centro da cidade continua ao Deus dará. No sábado, no final da tarde, bandidos assaltavam, sem serem perturbados, quem tirava dinheiro do Banco do Brasil, na Praça XV. Dia ainda e bem nas fuças das tais câmeras de segurança.

NOVOS RICOS
Servidores de carreira de vários órgãos públicos (autarquias e secretarias) não param de se espantar com os sinais exteriores de riqueza de alguns ocupantes de cargos comissionados. O salário não é alto, chega, em alguns casos, a no máximo R$ 3.500,00. Mas o sujeito, que tinha um carrinho básico 1.0 ao chegar ao governo, agora anda de caminhonete Pajero ou coisa parecida, dessas que custam por volta de R$ 100 mil (as usadas).

Por mais que tentem, os demais servidores não conseguem entender a matemágica. As más línguas tratam de relacionar a generosidade de empreiteiras e outras prestadoras de serviços a esse enriquecimento explícito.

Certamente quem fala isso deve ter é inveja dessa gente trabalhadora, que economiza cada centavo de seu salário para pagar a prestação do carro novo, da casa nova, das roupas novas da ex-mulher e ainda atender as vaidades da nova mulher que ostenta, ora vejam só, seios novinhos em folha.

Só para calar esses invejosos, o Ministério Público ou mesmo o TCE poderiam dar uma incerta nos patrimônios aqui e ali, para provar que mesmo aqueles que mudaram de gol mil pra mercedes não estão fazendo nada errado.

TRISTES TEMPOS
Trechinho do discurso de Geraldo Alckmin, ontem em Belo Horizonte, ao ser lançado, oficialmente, como candidato a Presidente da República, ao final da convenção nacional do PSDB:
“Que tempos são esses, em que um procurador-geral da República denuncia uma quadrilha de 40 criminosos e no meio da lista estão ministros, auxiliares do presidente, amigos do presidente? Que tempos são esses, no Brasil, em que a cada vez que ouvem uma notícia sobre a quadrilha dos 40, os brasileiros pensam automaticamente, em silêncio: e o chefe? Onde está o chefe, o líder dos 40 ladrões?

Tristes tempos. Tristes tempos que, tenho certeza, vão acabar. Porque os brasileiros não aceitam a desonestidade e a traição dos que foram depositários dos seus sonhos.”
“DÊ UM MUTE NO GALVÃO”
Tem várias formas de assistir à Copa do Mundo sem ter que aturar a Galvanochatice. Tirar o som da TV e deixar o som do rádio é uma delas. Outra é assistir em outros canais.

Mas aí entra o problema do satélite e do cabo: por algum motivo exotérico qualquer, a imagem vista por intermédio da Sky, DirectTV, Net ou TVA, tem quase três segundos de atraso em relação à imagem do jogo transmitido pela Globo. Isto é grave porque, em caso de gol, o vizinho poderá gritar antes da gente.

Outra forma de dar um “mute” no Galvão é sintonizar, no computador, a Rádio Ponto, dos alunos do Curso de Jornalismo da UFSC. Eles vão narrar 30 jogos da Copa com aquele jeitão divertido e meio amador da gurizada.

A rádio pode ser encontrada no endereço www.radio.ufsc.br onde tem informações sobre os jogos que serão “transmitidos” e o restante da programação, composta basicamente de música brasileira. Ah, ao meio dia tem um jornal com o noticiário da UFSC e adjacências.

Esta semana, além da estréia do Brasil na Copa, terá decisões importantes para as coligações políticas. No plano federal, tá tudo mais ou menos acertado e só falta o PMDB (ou partes dele, já que se trata de um Frankenstein), tomar alguma decisão. Aqui, o Dr. Moreira (governador 2), acha que será fechado um acordo para a chapa que terá LHS para governador, Pavan (ou alguém do PSDB) para Vice, Colombo (ou alguém do PFL) ao senado. E contará ainda com o apoio do PPS. PT e PP saem sozinhos. Ou não.

Nenhum comentário: