quarta-feira, 21 de junho de 2006

QUARTA

TREINAMENTO DO LULA
De bem com a vida, o virtual candidato-reeleito Lula da Silva aproveita tudo quanto é oportunidade pra treinar. Ontem, ao fazer alguma coisa com o biodiesel (tudo é pretexto pra fazer discurso e sair na foto), ele mostrou pra galera da Petrobras como é que se levanta um caneco.

Imagina Sua Excelência que, assim como ele já ganhou a eleição de véspera, a seleção dele também já ganhou o hexa e que portanto a única coisa sensata a fazer é treinar a melhor maneira de levantar a taça.

“A taça do mundo é nossa, com o Lulinha, não há quem possa...”

DEPUTADOS AGITADOS
Na Assembléia Legislativa, a turma da penca (PMDB, PFL e PSDB) teve que se defender da turma que ficou de fora da penca (PP e PT).

O mais engraçado é que se tem uma coisa que não colou neste País, foi a fidelidade partidária. Mas os críticos da penca dizem que o eleitor saberá cobrar a falta de coerência de quem ontem falava mal e hoje dorme junto.

O PT, que no governo federal fez algumas das mais surrealistas e surpreendentes alianças (aliou-se com o PP, pois não?) acusa o PFL de ser incoerente por ter falado mal da descentralização e agora querer fazer parte do governo da “Descentralização 2, o retorno das Éssedeerres”.

O deputado João Henrique Blasi (PMDB) colocou uma boa dose de pragmatismo político na discussão: “a aliança reúne o mesmo grupo de partidos que trabalhou conjuntamente nas votações da Assembléia”. Só quem não prestou atenção à forma como os partidos se uniram no apoio ao governo é que estranha a coligação PMDBPFLPSDB.

UNIFORMES SEM MANGAS
A deputada Ana Paula Lima (PT) falou ontem, na tribuna da Alesc, sobre o fato dos uniformes dos estudantes de escolas públicas estaduais, distribuídos às vésperas do inverno, não terem mangas. Eu também já reclamei, aqui. É uma coisa muito ridícula mesmo.

A GRANA DA IDELI
A senadora (que na foto ao lado olha embevecida para o seu querido amigo e presidente) passou o dia ontem dando explicações.

O jornal Correio Braziliense publicou matéria onde afirma que a movimentação de dinheiro nas contas da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) foi incompatível com o dinheiro que ela ganhou naquele período (2003 a 2005).

Ela garante que tudo não passa de manobra pra desviar a atenção da votação do relatório final da CPI dos Bingos (que acabou aprovado, contra o desejo do governo). Disse que a história é velha e que o culpado dessa lambança com o nome dela é o procurador Celso Três, que está desde o ano passado nos calcanhares dela.

E, naturalmente, afirmou que é tudo compatível e está tudo declarado direitinho para a Receita Federal.

A matéria do jornal, de fato, não tem nada muito novo. E navega no terreno pantanoso da quebra de sigilo bancário não autorizada (se a gente achou ruim terem violado o caseiro Francenildo, tem que achar ruim sempre que acontecer, não importa com quem).

Além de tudo, mistura historinhas em que a senadora aparece como antipática (que às vezes é), com o negócio das contas. Mistura alhos com bugalhos. Como se o fato da senadora ter inimizades dentro do Congresso significasse automaticamente que recebeu dinheiro “não contabilizado”.

Tá certo que a defesa (“eu fiz vários empréstimos”) não está lá essas coisas (afinal a especialidade do Delúbio eram empréstimos). Mas não dá pra fazer uma mistureba tão grande.

CADÊ O DIÁRIO “ON LINE”?
O Diário Oficial do Estado, quando fez 70 anos (em 2004), fez o lançamento oficial de sua versão eletrônica, para ser lida pela Internet. Depois o lançamento de fato foi adiado, a coisa parou e não se falou mais nisso.

Lembrei do caso porque o Tribunal de Justiça está transferindo seu Diário da Justiça do papel para o meio eletrônico. E a partir de 3 de julho para de imprimir a versão tradicional, para economizar tempo e dinheiro.

A FORÇA DAS PALAVRAS
O PT está lutando com todas as forças para que a CPI dos Sanguessugas passe a ser chamada de CPI das Ambulâncias. Nos informes e nas conversas, ninguém se refere aos sanguessugas, só às ambulâncias. A propósito, a senadora de nome complicadíssimo (Serys Slhessarenko) que o PT indicou pra fazer parte da CPI, consta na lista de sang... digo, ambulâncias da empresa que coordenou o esquema. Ela vai poder atuar com conhecimento de causa, né não?

PRESIDENTE PRESENTE
Já falei nisto aqui uma vez e volto ao assunto, porque no site do governo apareceram novas fotos, de novas ações da Fundação Nova Vida, em que estão, juntas, a presidente licenciada, Ivete Appel da Silveira (à direita, na foto acima) e a presidente em exercício, Ivane Fretta Moreira (c).

Repito a pergunta que não quer calar: por que a D. Ivete se licenciou se não larga o cargo e está em todas as solenidades? Dá impressão que não confia na presidente interina e precisa acompanhar pra ver se ela faz tudo direitinho. Ou é só pra aparecer na foto? O LHS também se licenciou, mas pelo menos deixa o Dr. Moreira aparecer sozinho nas fotos oficiais.

Um comentário:

Anônimo disse...

A foto comprova porque o Lula está na frente nas pesquisas: ele é mágico. Segura o "blue sky" com a taça ao contrário e não derrama uma gotinha. Abraços.