sábado, 24 de junho de 2006

SÁBADO E DOMINGO

LULA SAI DO ARMÁRIO
Hoje, na convenção nacional do PT, finalmente saberemos se o presidente Lula é candidato à reeleição ou não. Lula será (será mesmo?) confirmado como o candidato do partido. E Zé de vice. E aí a campanha poderá, finalmente, começar (com o sugestivo slogan “Lula de novo. Com a força do povo”).

Os adversários vêm dizendo que esse carinho dele pelo povo, essas inaugurações frenéticas, essas entregas simbólicas (?!) de casas no oeste catarinense, já fazem parte da campanha, deflagrada antes do tempo.

Bobagem, isso é pura intriga de quem sabe que não tem votos suficientes para eleger um pardal, o que dirá um tucano, que é bicho pesado e grande, de bico incômodo e asa pequena.

Ontem, em Chapecó, Lula (escoltado pela Ideli e pela Luci) se jogou de novo nos braços do povo, mas quase mandou a segurança tirar de perto dele um sujeito de óculos que não parava de pedir coisas, reclamar atenção e falar de problemas.

Lula foi direto ao ponto: “olha, Dr. Moreira, problema não é comigo, é com os ministros, por favor vá a Brasília falar com eles e dá licença que eu ainda tenho umas dez crianças pra pegar no colo e muita fotografia pra tirar”. O governador atleta recolheu sua viola e foi cantar em outra freguesia.

Neste final de semana, por falar nisso, várias convenções, nacionais e estaduais, delineiam com mais clareza a grande confusão eleitoral deste ano.

==========================

CALENDÁRIO MALUCO
Aposto que vocês são daqueles que acham que o segundo semestre de 2006 termina no final de 2006. Eu também pensava assim, até que descobri que, graças às greves dos professores da UFSC, o calendário virou de ponta cabeça.

O Reitor Lúcio Botelho, que é um sujeito que sabe fazer contas, confirmou ontem, com todas as letras: “o segundo semestre de 2006 só terminará em 2007 por causa da greve de 2005”.

E como em todo lugar sempre tem um engraçadinho, esse segundo semestre de 2006 que só termina em 2007 começará exatamente dia 11 de setembro.

MUTRETA BARRADA
O Tribunal de Justiça, por unanimidade, suspendeu, provisoriamente (em liminar) os efeitos das alterações realizadas no Plano Diretor de Florianópolis pela Lei Complementar 215/2006.

Essa lei mexe no vespeiro conhecido como “índice de potencial construtivo” ou “transferência do direito de construir”, supervalorizando a propriedade desses títulos e permitindo aumento nos custos da construção civil.

A mutreta está em que a tal lei, que aparentemente só trataria do zoneamento no Córrego Grande, embutiu essas modificações que invertem o sentido inicial do vespeiro aquele.

Vou tentar simplificar: é uma manobra pra rico ficar mais rico, ao abrigo de uma lei pra lá de estranha que não protege o ambiente, não preserva a paisagem, não garante o crescimento ordenado e ainda encarece os imóveis para a maioria da população. Mas o Ministério Público de Santa Catarina, que não nasceu ontem, entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade pra parar com a brincadeira.

TERÇA ENFORCADA
Na terça, dia de jogo do Brasil ao meio-dia, as repartições estaduais funcionarão das 8h às 11h e das 16h às 19h. Uma boa sugestão de bolão é aquele que aposta quantos, dos servidores que apareceram de manhã, voltarão às 16h. Outro, é sobre o horário em que a maioria vai aparecer: 8:30h, 9h ou 10h? 16:30h, 17h ou 18h?

SE A MODA PEGA...
O Tribunal de Justiça aumentou a indenização que a Prefeitura de Florianópolis terá que pagar a uma senhora que pisou num buraco da rua, caiu e se quebrou toda.

A notícia boa é que a Justiça reconheceu que a Prefeitura tem responsabilidade por acidentes desse tipo, causados por buracos, desníveis e outras irresponsabilidades municipais.

A notícia ruim é que esse acidente aí aconteceu em 1998 e só agora (oito anos depois) está chegando aos finalmentes. A família da senhora aquela teve que arcar com oito anos de despesas, próteses, tratamentos, etc. enquanto os advogados da prefeitura iam tentando livrar-se da culpa.

A PENCA TÁ FORMADA
Tal e qual na penca do Ribeirão (uma espécie de trenzinho lendário e profano, onde um ia engatado no outro), PMDB, PSDB, PFL e PPS trancaram-se em um hotel (hum...) e depois de horas a portas fechadas decidiram que irão mesmo juntinhos pras eleições.

A penca vale pra governador, senador e deputado federal. Pra deputado estadual eles meio que se separam (PSDB e PPS correm com suas próprias chapas).

Pelo acertado, em 2010 a penca inverte e o PSDB é que vai na frente.

BICO CALADO!
Ontem participei do Seminário em que a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão deu orientações preventivas sobre o que não se pode fazer em época eleitoral.

A legislação eleitoral é um caso sério, uma catastre, um pandemônio. E os coitados do rádio e TV, que trabalham sobre concessões públicas, vão ter que andar na corda bamba, equilibrando-se pra não sofrer multas que podem, com facilidade, alcançar três ou quatro vezes o faturamento anual de uma emissora.

Vocês, que são leitores de jornais e eu, que escrevo em jornal, somos muito felizes. Pra nós existe a liberdade de imprensa. Na segunda-feira, se eu quiser, posso falar bem, ou mal, de qualquer candidato.

Mas em rádio e TV, na segunda-feira, depois de realizadas as convenções, se algum locutor falar no nome de um candidato e alguém achar que isto está privilegiando ou prejudicando, pode resultar numa representação e em muito trabalho pros advogados.

Este ano já tem sido mais ou menos assim, mas a partir de agora, principalmente em rádio e TV, os reis do noticiário serão os advogados: a eles caberá dizer até onde se pode ir. Opinião, então, nem pensar.

E, se algum locutor de rádio, inventar de ler no seu programa uma opinião que eu tenha escrito aqui sobre algum candidato, a emissora poderá ser multada. Porque a lei tem interpretações diferentes quando se trata de veículo de massa (transmissão aberta) que explore concessão pública.

O objetivo é preservar o eleitor da pressão, ao evitar que comunicadores fiquem fazendo propaganda de seus candidatos.

Nenhum comentário: