quarta-feira, 28 de junho de 2006

QUARTA

JOGUINHO RUIM, NÉ?
Claro que a esta altura ninguém mais tá ligando se o jogo foi ruim ou não, se a seleção jogou pouco ou muito, se o juiz era nosso ou deles. Estamos entre os grandes do futebol.

O mundo agora se resume a dois grandes (territorialmente) bananões ao sul do Equador e a seis velhos ranzinzas ao norte, que agem como se fossem um único país em quase tudo (quatro deles têm até a mesma moeda), mas no futebol têm lá as suas diferenças (sim, eu sei que a Ucrânia não é exatamente o que a gente pode chamar de Europa, mas é leste europeu).

Pra mim, que não sou grande futebolista, mas criei-me na década de 70, que foi fundamentalmente anti-americanista, a graça principal está em deixar os Estados Unidos, suas armas, sua presunção e seu presidente de poucas luzes, fora do mapa.

Não sei não, mas com o que a nossa seleção tem mostrado, tudo o que vier a partir de agora é lucro. E do jeito que jogamos mal e ganhamos ontem, é até capaz de chegarmos à final.

QUERES UM HOTEL?
O banco que ficou com o mico do Hotel Itapirubá manda dizer que se aparecer uma boa proposta ele vende direto, sem fazer leilão. Como eles querem resolver isso o quanto antes, é bom que os investidores se apressem.

O Hotel Itapirubá é o maior hotel de praia do litoral catarinense, fica ao sul de Florianópolis e próximo a Laguna. Os interessados podem entrar em contato com o advogado que está tratando disso, o Alessandro Fornari, no e-mail fornari.advogados@terra.com.br.

Eu ficarei de fora desta vez, porque estou, como direi, um pouco descapitalizado e o banco não aceitou meu Corcel II (bicolor, único dono, em estado de novo) como entrada.

PCdoB CHUTA O BALDE
A turma do PCdoB tinha sido alojada, pelo LHS, na Fesporte (a Fundação Estadual do Esporte), onde pintaram e bordaram, protagonizando alguns eventos no mínimo curiosos, graças à mistura de inexperiência com uma certa ganância, ao longo de três anos e pouco.

Agora, com as definições pró-Lula do PCdoB nacional, eles tiveram que desocupar a moita aqui em SC. Mas não saíram quietos, nem agradecidos: disseram, aos servidores do órgão, que estavam saindo em protesto contra a aproximação de LHS das “oligarquias”.

Quando foi pra chorar pitanga pros deputados do PFL e do PMDB, pra que, pelamor de Deus, não extinguissem seus carguinhos nas Reformas Administrativas do LHS, eles atuaram pragmaticamente. Agora, às vésperas da eleição, querem transformar sua saída obrigatória do governo num ato de “coerência política”. Então tá.

TODOS POR TODOS
Tem gente apostando que até o último minuto do prazo de registrar candidaturas muita coisa pode acontecer. Com isso, praticamente todo mundo vai deixar tudo para a última hora, confiando-desconfiando dos colegas de partido, dos colegas dos outros partidos, dos inimigos e dos amigos.

Mas a política é assim mesmo. O mais tolo avoa e todo mundo só dorme com a bunda encostada na parede. E é um tal de ligar pros colunistas, de passar e-mail, plantando notinhas, cada uma mais falsa que a outra. Não dá pra levar essa gente muito a sério.

UNIFORMES DE INVERNO
É grande a choradeira das mães e pais de alunos que ainda não receberam os uniformes de inverno e mesmo assim têm que mandar as crianças uniformizadas, com aquelas camisinhas ridículas sem manga, morrendo de frio. E alguém espalhou, pra azedar o clima, que nas escolas de Joinville já tá tudo quentinho.

“MENAS, LULA!”
O PT não gostou muito de certas partes do discurso do Lula na convenção nacional do partido e, ao publicar o texto no seu site de internet, fez uma censura básica, deixando de fora as críticas de Lula à forma como o PT se portou com alguns dos aliados. Vê se pode? Lula falar mal dos intocáveis!

FILME DE SUSPENSE
Hoje o PSDB faz sua convenção estadual, onde, teoricamente, deve homologar (dizer amém) os acertos feitos com os demais partidos da penca.

Mas ontem estava um disse-que-me-disse que elevou o suspense e aumentou o interesse pela convenção. Pode não acontecer nada, mas pode ser que alguém vire a mesa. Ou pelo menos alguma cadeira.

O PFL e o PMDB, já fizeram suas convenções sem surpresas e estão de olho nos tucanos.

INSEGURANÇA PÚBLICA
O governo estadual estava com muita pressa de preencher 306 vagas da Polícia Civil e queria contratar a tropa ainda este ano, antes do período em que as contratações ficam probidas por causa do ano eleitoral.

Aí, obrigaram os calouros a fazer o curso da Academia de Polícia (sem o qual não podiam ser contratados) em ritmo frenético, intensivo, com aulas de manhã, de tarde e de noite. Quem trabalhava teve que deixar o serviço, para poder se dedicar integralmente ao curso. Ninguém ficou muito triste porque, afinal, estava acertado que ele ganhariam uma bolsa durante o curso e seriam empregados logo após o treinamento.

A pressa era tanta que se a gente for olhar com cuidado vai ver que muitas aulas foram meio matadas.

Mas a perda de qualidade no treinamento acabou não sendo a coisa mais grave: o governo deu o calote completo na calourada. Só pagou a bolsa referente a um mês e ainda assim no final do curso (dia 26 de maio).

E a promessa de contratação era só uma promessa. Sem recursos para suas despesas básicas, o governo não teve como arcar com mais esse compromisso. E os 306 novos policiais estão chupando o dedo sem emprego, com treinamento meia boca, com cara de tacho e a polícia civil com falta de gente.

A primeira família, como sempre, fez a sua festa. O presidente, que começou a copa de camiseta, agora já está torcendo de terno. No próximo jogo estará de smoking. Na final, vai de fraque e cartola. Já a D. Marisa não tá nem aí pra copa: está em campanha pra continuar no Palácio da Alvorada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tio Cesar,
O senhor já viu as obras no lago do Parque do Córrego Grande? Parece que vem mais besteiras no parque (o outro laguinho na entrada já foi transformado numa poça cheia de pedras em volta).