quarta-feira, 14 de junho de 2006

QUARTA

NADA É FÁCIL
Eu estava entre aqueles que sonhavam com uma vitória com muitos gols. Acho um pé no saco esses jogos agoniados, de um a zero, de dois a um, onde a qualquer momento o adversário, geralmente com menos nome e tradição, pode levar a taça. Será que todo jogo vai ser assim? Saco!

Chega de sufoco! Goleada já!

O HOMEM INVISÍVEL
Quando vi o Ronaldo Nazário entrar em campo levando pela mão um menino gordinho achei muita graça. Alguém na Fifa deve ter resolvido tirar um sarro do nosso gordinho. Os dois meninos gordinhos entrando em campo.

Daí eu, que sou meio distraído, só notei que ele estava em campo quando foi substituído, porque apareceu o nome dele acima do nome do Robinho.

PAVAN BATE O PÉ
Pouco antes do jogo de ontem o senador Leonel Pavan reuniu-se com seu pessoal, em Balneário Camboriú, e decidiu que, se o PSDB coligar com o PMDB para apoiar LHS, ele não concorrerá ao cargo de vice-governador.

O convite para que Pavan seja vice foi feito pelo próprio LHS, mas o senador acha melhor que outro nome do partido ocupe a vaga. Ele levou esta decisão à reunião da Executiva que aconteceu ontem à noite. Até o momento em que concluí a coluna a Executiva não tinha chegado a nenhuma conclusão.

QUE PM É ESSA?
A Polícia Militar de Santa Catarina continua nos devendo, a todos os catarinenses, explicações sobre alguns desvios de conduta de seus integrantes que, aparentemente, ficaram impunes. E se não há punição o recado que a tropa recebe é que esses comportamentos impróprios não incomodam o Comando da corporação. E logo-logo podem se espalhar como fogo em palha seca. E aí ninguém segura.

O jornalista Billy Culleton relata um novo caso de mau comportamento policial, ocorrido na sexta-feira, durante a manifestação dos estudantes do Passe Livre.

Uma estudante de jornalismo da UFSC estava fotografando a movimentação e um soldado, prepotente e covarde, para intimidá-la e impedí-la de registrar a ação policial, ficou dizendo gracinhas impróprias e indignas de um PM. Quando a moça reclamou, o brioso policial, orgulhoso de sua farda, do alto de seus coturnos, elevou a voz e mandou-a “tomar no cu”. Foi uma cena linda: o cidadão pagador de impostos agredido vilmente por um servidor público sem brio e sem moral.

Como a tropa, estranhamente, tinha retirado dos uniformes as etiquetas de identificação, as testemunhas do fato não sabem o nome do soldado. Mas têm as fotos que foram tiradas do valentão.

Eu recomendaria à estudante ou a quem tenha testemunhado o fato, a levar a foto à corregedoria da Polícia Militar e registrar a queixa. Ainda prefiro acreditar que existem oficiais decentes, que condenam essas molecagens que prejudicam seriamente o trabalho profissional que durante décadas muitos tentaram fazer. Mas é claro que o silêncio da PM sobre o caso do Sarará, do professor Nilson Lage e vários outros episódios, não ajuda em nada a restabelecer a confiança e o respeito que a PM deveria merecer da comunidade. Quem sabe, neste caso, a coisa não será diferente?

REPOSIÇÃO DE AULAS?
Como levar a sério um plano de reposição de aulas que inclui assistir os jogos do Brasil em um telão, no pátio da escola? Os mais otimistas dirão que é uma ótima oportunidade de integração, de conhecer os países que disputam, saber mais sobre o futebol, expressar-se, etc e tal.

Bobagem. Enrolação.

A atividade, em si, é, de fato, muito positiva. Deveria e deve ser feita, porque estimula a curiosidade, ajuda as crianças, os pais e os mestres numa porção de aspectos. Mas não funciona como recuperação das aulas matadas pelos grevistas.

O DÁRIO TÁ LOUCO?
Como é que é? O prefeito aproveitou o Dia do Meio Ambiente pra dizer que vai construir um espigão municipal no cocoruto do Parque da Luz (cabeceira da ponte Hercílio Luz, na Ilha)?

É verdade isso? Só pode ser deboche. Tipo assim: “Ah, quero aproveitar o Dia do Meio Ambiente pra dizer que vou acabar com um dos poucos parques públicos da cidade, tá ligado?”

O que essa gente tem na cabeça?

ESSE PAULO ALCEU...
A fotinha ao lado foi batida pelo jornalista Paulo Alceu (SBT) com um telefone celular. Mostra a Diretora de Comunicação da Assembléia Legislativa, jornalista Lúcia Helena Evangelista Vieira, em sua mesa de trabalho, na Alesc, remendando o paletó do próprio Paulo Alceu. Pão-duro, ele se aproveita do coração mole e das habilidades da Lúcia pra não pagar uma cerzideira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora o torcedor brasileiro tem a prova de que é a nike que escala a seleção. Se Ronaldo não soubesse com antecedência que estaria na seleção, teria feito regime pelo menos para disputar uma vaga no time. Até que 1x0, pra quem jogou mais da metade do jogo com 10, tá de bom tamanho.
Hoje, o treinador da Espanha mostrou o que é ter responsabilidade. Esperou o time estar ganhando de 3x0 para colocar o Raul e este ganhar ritmo de jogo. O Parreira, se quiser mostrar as chuteiras do ronaldo que dão bolhas, que faça o mesmo e não coloque a seleção em risco.
Assinado: Mulher que não entende muito de futebol, mas não é tola.