quinta-feira, 8 de junho de 2006

QUINTA

NORTE DA ILHA TEM MEDO
A escola da Cachoeira foi assaltada pela nona vez (a oitava tinha sido no final de semana). A propósito do que falei aqui sobre os problemas que têm levado o medo e a insegurança ao Norte da Ilha de Santa Catarina, leitores daquela parte de Florianópolis mandaram-me o seguinte e-mail, confirmando todos os nossos piores temores:
“Na última reunião do Conseg (Conselho de segurança da comunidade do Norte da Ilha) um comentário do delegado responsável por aquela região, deixou os moradores de Canasvieiras, Ingleses, Ponta das Canas e Cachoeira do Bom Jesus ainda mais preocupados. Deixando escapar que a situação está quase sem controle, ainda completou reforçando a posição da Secretaria de Segurança de que não há recursos para cobrir a região nem policiais destacados para o policiamento das praias do Norte da Ilha.”

“Engraçado, quase toda a semana, quem passa na av. Beiramar Norte pode observar um desfile constante de veículos policiais adquiridos pelo Governo do Estado, com grande pompa e circunstância. Cuidado, hein, é um ano de eleição e o pessoal que está pagando impostos e que não vê saída para o problema, está só ouvindo.”

“Lógica perversa, como diz um jornalista, é ter que pagar por segurança particular, ter que construir do próprio bolso postos para a PM só porque os governos municipais e estaduais não fazem o serviço de casa.Quem sabe o nosso prefeito Sr. Dário Berger pode responder sobre o incremento que uma de suas empresas, a Casvig, está obtendo em função da nossa insegurança? Será que há interesse do poder público em resolver ou pelo menos amenizar o nosso problema ou a descentralização não chegou nem mesmo até a Ponta das Canas?”
E O SAPIENS PARQUE?
A carta dos leitores continua, levantando uma questão muito importante:
“Moradores do Norte da Ilha estão perplexos com a grande badalação em torno do Projeto do Sapiens Parque. Tudo muito bonito, a idéia de colocar mais 20.000 pessoas morando ali, mas um investimento desse porte se justifica quando não há nem condições de habitação para quem já está naquela região da Ilha? Será pra inglês ver? E o morador fixo do norte, que paga seus impostos e não consegue mais dormir tranqüilo? Ele poderá tirar proveito disso? Se estiver vivo, quem sabe...”
De fato, se querem transformar aquela numa área nobre, atraindo investimento internacional, será preciso, antes, fazer o dever de casa, dotando a Ilha de um aparato de segurança que pelo menos iniba a malandragem. Do jeito que está, parece que o Estado está incentivando a delinqüência.

TSUNAMI ELEITORAL
A política é mesmo uma caixinha de surpresas. Foi só eu me meter, ontem, a fazer previsões, que o tempo mudou, a frente fria entrou rachando, formou-se um ciclone extra-tropical, o chão tremeu e o mar se alevantou.

O Tribunal Superior Eleitoral definiu a verticalização e deixou muito neguinho com as calças na mão. Jorge Bornhausen diz que vai recorrer e pedir que o TSE reconsidere, mas ninguém tem grandes esperanças.

PAROU TUDO
Foi como se tivessem jogado um balde de água gelada naquela turma de político que estava se namorando e quase casando. Parou tudo. Encolheram-se todos. Congelaram-se todas as coligações e projetos de.

A interpretação do TSE sobre verticalização fez com que o PMDB, por exemplo, marcasse uma reunião extraordinária para segunda-feira, em Brasília. LHS vai.

Até lá, todos os partidos aguardam que surjam novas definições e que os pedidos de reconsideração sejam respondidos. Por enquanto, aqui em Santa Catarina, partidos e candidatos estão perplexos (e alguns foram pegos com as calças na mão).

LHS não está com muito medo, porque, se a radicalização da verticalização se confirmar e o PMDB decidir apoiar Lula, ele sai sozinho. Acha que tem gás e embalo pra enfrentar a batalha sem PSDB e sem PFL. Mas é claro que o otimista LHS ainda sonha com o PMDB apoiando Alckmin (numa coligação PSDB, PFL, PMDB).

Neste caso LHS estaria no melhor dos mundos e poderia repetir aqui a tão desejada tríplice aliança.

HEM? HUM? COMO?
O TSE disse, em resumo, que só pode coligar aqui, nos estados, igualzinho à coligação de lá, na campanha presidencial. E se não tiver candidato nem apoiar ninguém para presidente, o partido só poderá coligar aqui com quem também não tenha candidato a presidente.

Por isso é que a interpretação anunciada pelo TSE está sendo considerada como uma tsunami eleitoral. Mexe com muita coisa em quase todos os estados e coloca, mais uma vez, o PMDB no meio da cena, com suas rachaduras expostas.

Em vários estados o PMDB está junto com o PT. Para continuar, será necessário que o PMDB apoie Lula. Em outros, como aqui em SC, o PMDB quer ficar com o PSDB e o PFL. Para isso, é preciso que o PMDB apóie Alckmin, o que parece muito difícil.

Pode ocorrer também que os partidos que não queriam apoiar nenhum candidato a presidente (como PL, PP e PTB), vejam-se obrigados a tomar uma decisão. E muitos experts avaliam que se o PMDB cair nos braços de Lula, os outros também cairão. E aí, meus amigos, é só encomendar o terno da posse.

CONTAS SEMI-APROVADAS
Ainda falta a manifestação da Assembléia Legislativa, mas o parecer do Tribunal de Contas do Estado é que as contas do governo LHS relativas a 2005 estão OK. Tem uns problemas aqui e ali (como gastos em saúde e em educaão inferiores ao mínimo obrigatório), mas mesmo com cinco ressalvas e 11 recomendações (sobrou até para o Fundo Social), o TCE recomenda a aprovação das contas.

O governador 2, o Dr. Moreira, foi pessoalmente à sessão extraordinária do TCE e ganhou saudação especial do presidente Octávio Gilson dos Santos, porque desde 1992 nenhum governador aparece por lá para assistir suas contas serem aprovadas ou rejeitadas.

MELHOR CIDADE
A Fundação Getúlio Vargas, segundo leio no Noticentro (Noticenter para os íntimos), divulgou seu ranking das 100 melhores cidades para trabalhar. Santa Catarina tem sete cidades nessa lista.

Claro que Florianópolis é a melhor colocada, em 11° lugar (no ano passado estava em 20º). Bem à frente de Itajaí (38º), Blumenau (48º), Joinville (49º), Chapecó (65º), São José (98º) e Criciúma (99º). Mas também é claro que o Noticentro (um bom site de notícias de economia editado em Blumenau) deu destaque à informação que as melhores perspectivas profissionais estão em Blumenau e Joinville.

As cinco primeiras da lista são, pela ordem, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba.

WILFREDO E DERLY
O colega Fabian Lemos, na sua coluna do DC, publica carta em que o publicitário do LHS pretende mostrar que não tem por que ter qualquer atrito com o coordenador da campanha, Derly Anunciação. Li e reli o trecho publicado e me pareceu que as entrelinhas estão carregadas de tensão. As afirmações de que é amigão e “leal escudeiro” do LHS “há mais de 10 anos”, podem ser recados de Wilfredo a outros componentes do “staff” de campanha, tipo “não mexam comigo”.

ERREI POR POUCO
Na foto que abriu acoluna de ontem identifiquei um sujeito como sendo Aldo Rebelo, presidente da Câmara. Logo cedo me ligou, magoado, o Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República, para reclamar. “Ô Cesinha, eu capricho tanto no topete e tu me confundes com o Aldo, que tem uma cabeleira rala e ondulada?”

De fato, vi uma meia careca e um bigode e achei que era o Rebelo. Não notei que o cabelo era diferente e que, principalmente, o nariz era bem mais, como direi, peculiar. Perdão Aldo, perdão Dulci, perdão leitores. Em meu favor gostaria de insistir que os dois não são assim tão diferentes...

As setas indicam os principais pontos que diferenciam o Luiz Dulci (que tá lá) do Aldo Rebelo (esse aí).

Nenhum comentário: