segunda-feira, 5 de junho de 2006

SEGUNDA

[Pra ler o que está escrito na foto, clique nela, que se abre uma ampliação]

A MANEZADA SE DIVERTE
Não consegui chegar a Florianópolis a tempo de dar uma espiada na Manezada que rolou no sábado. Mas estava lá o enviado especial da coluna, o Mestre Manezinho Chico Amante. Que mandou, por “V-si-pod”, um relato entusiasmado (afinal, ele era um dos organizadores e propagandistas do evento):
A 1ª Manezada da Ilha foi um absoluto sucesso. Cerca de mil pessoas compareceram para saborear os quitutes preparados por mãos hábeis na culinária ilhoa, com predominância de tainha e ostra.

Antes houve o descerramento do painel que os Manezinhos mandaram instalar no Mercado Público Municipal Aldírio Simões (foto ao lado), em homenagem ao Mané Maior que nos deixou tão prematuramente, e a quem a cidade muito deve.

Foram entregues doze troféus Manezinho da Ilha para pessoas, nativas ou não, que se identificam perfeitamente com a cidade, inclusive à tradicional e centenária Banda Nossa Senhora da Lapa, do Ribeirão da Ilha e um irmão de Além-Mar, o lisboeta apaixonado por Florianópolis, Joaquim José Pereira da Mota Veiga, o “Embaixador de Florianópolis em Portugal”.
SÓ O MEU NÃO CRESCE!
Caro leitor, prezada leitora, pegue a sua calculadora, seus demonstrativos de rendimentos e calcule, nos últimos dez anos, quanto o seu salário aumentou acima da inflação.

O jornal O Estado de S. Paulo informa que no Ministério Público houve um aumento de 120% acima da inflação da despesa com salários. E foram contratados mais 2.841 servidores. Nos tribunais federais o aumento da despesa salarial foi de 103% (com acréscimo de 22.489 funcionários). No Legislativo federal o crescimento da folha foi de “apenas” 63% (com 6.375 contratações). E, no poder Executivo, a folha cresceu só 2% e houve enxugamento do quadro de pessoal.

Vai ver que é por isso que não tem ninguém atendendo direito no INSS e tantas repartições federais importantes estão às moscas...

TOURADAS
Pra quem acha que a pressão é só contra a farra do boi de Santa Catarina: dia 25 de junho terá uma grande manifestação contra as touradas na Catalunha. O parlamento de lá está para votar uma lei que pode significar a proibição das touradas naquela região da Espanha.

JUSTIÇA VOLANTE
O Tribunal de Justiça vai estrear, depois da Copa do Mundo, na partida entre Figueirense e Santos, uma unidade volante do Juizado Especial Criminal. Trata-se de uma van (camionete) devidamente equipada, onde um Juiz de Direito presidirá audiências, atendendo no próprio local as ocorrências e tumultos registrados em torno do espetáculo. Os delitos menores poderão ser resolvidos ali mesmo, com a aplicação das penas correspondentes.

A partir desse jogo no Orlando Scarpelli, a unidade estará em todos os eventos esportivos e sociais que envolvam multidões, na Grande Florianópolis. Um serviço semelhante já existe no Maracanã, no Rio de Janeiro. Mas montado sobre rodas é o primeiro do País.

Inovações que dêem agilidade à Justiça e reduzam a sensação de impunidade são fundamentais para uma melhor qualidade de vida.

BUNDA ENVERGONHADA
Já que estamos falando no Tribunal: um cara que apareceu, nu e de costas, numa foto de jornal feita na Praia da Galheta durante uma festa naturista, para a qual a imprensa tinha sido convidada, entrou na Justiça pra pedir uma indenização. O desembargador Sérgio Baasch Luz negou o pedido: “se ele não queria ser fotografado deveria ter se afastado do local”.

Na semana passada os opositores do LHS ficaram bem ouriçados: a Secretaria de Comunicação do governo distribuiu fotos (duas delas são estas acima) cujas legendas diziam que “Ivane Moreira, presidente em exercício da Fundação Nova Vida e Ivete Appel da Silveira, presidente licenciada estavam entregando doações e cadeiras de rodas em Araranguá, Criciúma e Tubarão. Bom, se é pra presidente ficar trabalhando e aparecendo em todo lugar, pra que se licenciar? Parece licença pra inglês ver. Depois, houve a exposição (desnecessária) das crianças com necessidades especiais que receberam cadeiras de rodas. Mas é ano eleitoral, estão todos em campanha e caridade dá voto.

Nenhum comentário: