sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

SEXTA

EXCLUSIVO
A VERDADEIRA FACE DOS FANTASMAS
Alguns servidores públicos comentaram comigo que eu dei um tratamento muito simpático para o caso do fantasma da secretaria do Cezar Cim.

Chamei o moço de Ivo, o Fantasminha Camarada e coloquei um desenho mimoso, como se os envolvidos não estivessem se utilizando do nosso dinheiro. Como se fosse apenas uma transgressão leve do secretário.

DESOBEDIÊNCIA À LEI
A Lei Complementar 284, que fez a última Reforma Administrativa, estabeleceu a estrutura de cada órgão e definiu sua lotação. Assim, foi criada a Gerência de Proteção Social Básica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, definido que tipo de ocupante teria e sua remuneração. E essa função, diz lá, deve ser exercida na sede do órgão.

O secretário, a seu bel prazer e sem oficializar e justificar a alteração (que dependendo do caso precisa de aprovação do Legislativo, porque se trata de Lei Complementar),não pode:

1. dar ao gerente de uma área a responsabilidade por programas de outra gerência (o tal ônibus não pertence à gerência que o Ivo oficialmente ocupa);

2. deslocar o cargo e a estrutura para outro local físico (mudar o local de exercício da função de Florianópolis para Blumenau, por exemplo).

QUEIXAR-SE A QUEM?

Com as explicações dadas pelo secretário Cezar Cim (cuja síntese publiquei ontem aqui), fica claro que o Ivo sumiu porque o secretário mandou. Portanto, não adianta encaminhar qualquer reclamação a ele.

Os interessados em esclarecer esses e outros casos fantasmagóricos, devem ir ao Governador e/ou ao Ministério Público, provocar uma manifestação ou uma providência.

Como já disse e todos sabem, o problema dos fantasmas não se restringe à secretaria do Cezar Cim nem à gestão dele. De vez em quando um agente político acaba mordido pela mosca fedorenta da corrupção, fica momentaneamente cego e acha que ninguém vai notar se ele utilizar uma das vagas de comissão para ajudar a puxar uma brasa para a sua própria sardinha.

“NÃO TEVE DIÁRIA!”
Ontem me ligaram do gabinete do secretário Cezar Cim para pedir que eu fizesse uma retificação: “não é verdade que tenha qualquer diária em nome do Ivo no Diário Oficial”.

Como quem me informou que as diárias existiam não conseguiu, até o momento em que escrevi isto, mostrar o recorte do jornal, registro a correção. Não reduz muito a gravidade do caso, mas é um delito a menos.

CONTROLE DE CAMPANHA
O colunista Paulo Alceu contou que a Associação dos Diários do Interior (ADI) baixou uma norma para “uniformizar” a maneira como os jornais tratarão os pré-candidatos a governador.

A ADI é uma entidade peculiar: funciona como uma espécie de agência, repassando verbas do governo e também como agência de notícias, repassando informação. Eles garantem que a parede que separa os dois departamentos é bem grossa, opaca e resistente.

Já o deputado Joares Ponticelli (PP) enxerga nessa medida o dedo (a mão?) do Secretário de Comunicação, Derly Anunciação (de pé na foto ao lado), responsável pela administração da verba de divulgação do governo e já designado coordenador da campanha de reeleição do governador.

Claro que o secretário nega a interferência, mas em todo caso os jornais que são associados à ADI e aqueles que têm se mantido com a grana do governo já começaram a perceber que em ano de campanha todo cuidado é pouco. Vai que o Derly (ou o João Matos, que também aparece na foto e faz o gênero “bateu levou” da tropa e choque peemedebista) se irrita com alguma notícia e corta a verba?

Ainda bem que o DIARINHO vive a uma distância segura, tanto dos governos quanto da ADI.

CATEDRAL ABRE EM MAIO

A empresa que está fazendo a reforma da Catedral de Florianópolis prevê que em maio termina a primeira etapa e a igreja poderá ser reaberta. Ficam faltando ainda obras que vão consumir R$ 6 milhões, que ninguém ainda sabe de onde virão.

DESCASO INTERNACIONAL

A revista Observatório Social que começou a circular ontem conta uma história escabrosa envolvendo BASF, Faber-Castell e ICI Tintas: elas compram o talco produzido em Ouro Preto por umas empresas mambembes e irregulares, cujos proprietários são estrangeiros que estão clandestinamente no País. E, o pior de tudo, empregam crianças.

Um estudo da Universidade de Ouro Preto mostra que as crianças estão contaminadas por asbesto (amianto), que é um cancerígeno banido de dezenas de países. A reportagem pode ser lida no site do Instituto Observatório Social (www.os.org.br).

Na quarta-feira à noite o governador LHS recebeu o plano estratégico de desenvolvimento que uma equipe de notáveis preparou, em um ano e pouco de trabalho. Na foto, da esquerda para a direita, sorridentes, o ex-ministro Rafael de Almeida Magalhães, o presidente da SC Parcerias, Vinícius Lummertz, o ex-ministro Eliezer Batista, o governador LHS, o Secretário de Estado do Planejamento, Alfredo Felipe da Luz Sobrinho e o ex-secretário Neri dos Santos. Além dos dois que aparecem acima (Magalhães e Batista), o grupo de trabalho também era composto pelos professores Roberto Pavan, Paulo Roberto Lemos e Luiz Martins de Melo.

Não vi ainda o plano (nem sei que tipo de desenvolvimento ele privilegia), mas pelo menos não dá mais pra dizer que não tem ninguém pensando a médio e longo prazo. Resta saber se terá conseqüência prática ou se, depois da campanha eleitoral, será gauardado em alguma gaveta e esquecido.

3 comentários:

Anônimo disse...

oi! vim cá parar pela pesquia de blogs sobre cultura afro-brasileira e gostei do seu blog. parabéns.

Anônimo disse...

Oi César!
Quem está ao lado direito do LHS é o Alfredo Felipe da Luz Sobrinho, Secretário de Estado do Planejamento. Abraços!

Cesar Valente disse...

Obrigado, Aline: já corrigi a legenda. Fui me fiar na identificação que a SC Parcerias me passou...