quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

QUINTA

PM COVARDE ESPANCA O PROFESSOR
NILSON LAGE

Este senhor da ilustração ao lado é o nacionalmente renomado e internacionalmente respeitado Professor Doutor Nilson Lage. Podia estar lecionando em qualquer lugar do mundo, mas escolheu Florianópolis para morar e a UFSC para trabalhar. Pois no final de semana ele, tal e qual o Sarará, também foi espancado pela outrora briosa Polícia Militar de Santa Catarina.

O Nilson não estava se sentindo bem e parou o carro para descansar, porque, cuidadoso, não queria continuar dirigindo. Alguém ficou com medo daquele carro parado e chamou a polícia. Que já chegou supondo que o senhor aquele fosse um perigoso meliante.

E, como a polícia não sabe mais conviver com seres humanos normais, que conhecem seus direitos e querem saber o por que das coisas, preferiu encher o pobre do Nilson Lage de porrada em vez de conversar. E o levaram preso, todo machucado. Decerto o acusaram de “desacato”. Só saiu sob fiança.

Ele foi professor da Fátima Bernardes (a do Jornal Nacional), que sempre se refere a ele com enorme carinho e de um monte de gente bem situada nas redações do Brasil todo. É bom o LHS e o Benedet se prepararem, porque isso não vai ficar assim. Pode uma coisa dessas? Bater no Nilson Lage?

MEIO EXPEDIENTE
Pelo menos umas dez varas, em todo o estado, estão dedicando as manhãs pra treinar seu pessoal a mexer no computador e em alguns novos programas que visam acelerar o serviço. Por causa disso, só têm expediente externo à tarde. Não abrirão das 8 às 12h em períodos mais ou menos variáveis, mas quase todos só voltam ao normal depois de 20 de março.

SESSÃO DA TARDE

Uma das coisas que tenho que fazer por obrigação, mas que me diverte muito, é assistir às sessões da Assembléia Legislativa. Graças à tecnologia, posso ouvir os discursos dos deputados enquanto trabalho no computador e às vezes me pego rindo sozinho com o que ouço. Claro que tem muita coisa interessante, mas também tem cada abobrinha...

B-A-BÁ (OU SERIA BEABÁ?)
Um negócio que não entendo é como tem deputado que não sabe ler. Eles têm uma profissão que se baseia, principalmente, na oratória (não se chamam “parlamentares” à toa) e mesmo assim são poucos os que sabem se expressar corretamente e vários se atrapalham seriamente quando pegam um jornal, um discurso escrito, um papel qualquer para ler na tribuna.

Acho que é uma falta de consideração para com os eleitores, que o parlamentar não se preocupe em aprender a ler direito, não continue estudando, não procure corrigir suas deficiências.

A CHINA DO GODINHO
Tem uns “novos comunistas” que às vezes se atrapalham ao analisar a conjuntura internacional. O deputado Godinho disse a sério, ontem, que a China progrediu por causa do seu “socialismo com liberdade, com democracia”! Os prisioneiros políticos chineses devem ter se revirado nas solitárias.

BLASI RODA A BAIANA
O líder do governo, deputado João Henrique Blasi (PMDB), que é advogado, tribuno experiente, normalmente faz seus discursos sem grandes emoções. Mas ontem ele subiu nas tamancas e como se estivesse num palanque, em praça pública, fez um discurso de levantar a arquibancada. Mostrou que por baixo daquele terno sóbrio de candidato a desembargador, também bate um coração de polemista da melhor qualidade: ácido, irônico e entusiasmado.

Claro que ele respondia a mais algumas provocações do adversário principal, o deputado Joares Ponticelli (PP), que também é, em algumas ocasiões, um orador que vale a pena ouvir.

O debate parlamentar, quando conduzido por quem sabe o que diz e como dizer, é como um bom jogo de futebol: é bom de assistir mesmo que a gente não torça para nenhum dos times.

A PEDRA NO CAMINHO
O deputado Nilson Gonçalves (PSDB) fez ontem um estranho desabafo. Ele lamentava que sempre que tenta apresentar um projeto, “fazer um bem para o povo”, acaba tropeçando “na tal da inconstitucionalidade”. E foi, discurso adentro, reclamando dessa pedra que colocam no caminho dos legisladores bem intencionados: “a tal da inconstitucionalidade”.

Não chegou a pedir a revogação da Constituição, para que seus projetos não tenham mais esse obstáculo, mas chegou perto.

MÁFIA DOS GUINCHOS
E em seguida o mesmo deputado falou sobre uma coisa muito importante: a máfia dos guinchos das estradas federais e estaduais. Alguns deles, verdadeiros bandidos, jogam óleo na estrada para que ocorram acidentes. De fato, é preciso encontrar uma forma de combater essa canalhada.

JÁ É CARNAVAL NA CAPITAL
O governador LHS tá com seu bloco na rua há muito tempo
e concorre nos quesitos descentralização e quilômetro rodado

5 comentários:

Anônimo disse...

CARO CESAR, SOBRE O PROF. NILSON LAGE, TENHO A DIZER QUE O CONHECI EM UM CONGRESSO DE JORNALISMO NO RIO DE JANEIRO CREIO QUE FOI EM 1998, ATE QUEM ESTAVA COMIGO ERA O OUTRO REPORTER FOTOGRAFICO O "GIBA" GILBERTO GONÇALVES, POIS ENTAO TOMEI CAFE DA MANHA COM ESTE SENHOR E TE DIGO SO DE OUVIR ESTE SENHOR FALAR SOBRE COMO ERA O JORNALISMO DA EPOCA DELE JA E UMA BAITA AULA, AS HISTORIAS QUE ELE CONTA COMO ERA, COMO OS JORNALSITAS TINHAM MAIS AUTONOMIA PARA DECIDIR O QUE MAIS RENDIA E COMO ELES FAZIAM PARA CONSEGUIR BOS PAUTAS, OLHA O HOME E SHOW.
AGORA SOBRE COMO A POLICIA MILITAR DA CAPITAL ANDA AGINDO, CREIO QUE DAQUI A POUCO NOS VAMOS NOS CONFUNDIR SE TEREMOS MAIS MEDO DE SAIR A RUA POR CAUSA DOS BANDIDOS OU DOS "BANDIDOS" ENRRUSTIDOS DE PM. ASSIM FICA DIFICIL DE ACREDITAR QUE ESTE GOVERNO QUE ESTA AI PLANTADO PERDURE, ASSIM FICA MUITO DIFICIL MESMO E CREIO QUE COM ESTAS ATITUDES SANTA CATARINA FIQUE MANCHADA LA FORA.
A IMPRESSAO QUE DA E QUE ESTES CARAS SAO MUITO BURRRRROS, QUE COM UMA NOTICIA DESTAS LA FORA VAI TODO MUNDO VER QUE AQUI SE TRATA GENTE COMO BICHO.
INTEREÇANTE NO GOVERNO PASSADO NAO LEMBRO DE ARBITRARIEDADE CONTRA JORNALISTAS OU OUTRO CIDADAO QUE NAO TEM TANTA NOTORIEDADE E SE TEVE CREIO QUE DEVA ESTAR RESPONDENDO NA JUSTIÇA AS BARBARIE COMETIDAS.

Anônimo disse...

Lamentável mais esse episódio. E se não estou enganado, nem nessa agressão ao professor Lage nem na igualmente covarde agressão ao Sarará, houve alguma manifestação do secretário de "segurança" a respeito dos excessos cometidos. Eu, pelo menos, não li nada a respeito.

Anônimo disse...

É brincadeira!!!!!!! Logo o Nilson Lage?? Sujeito Pacífico, que mal tem o pensamento de fazer mal a ninguém pela sua vida pródiga e bem-sucedida? É uma vergonha essa PM mesmo. Eu fui aluno dele no curso de Jornalismo da UFSC, ainda encontro com ele nos corredores, mas fazer uma coisa brutal como essa com o professor Lage é um desrespeito a tudo e a todos. Providências precisam ser tomadas para punir esse policial agressor ou transferí-lo para divisa com a Argentina, onde encontrará adversários munidos a altura para enfrentar. Que vergonha!!!

Anônimo disse...

Como dizia um grande jornalista
"ééééé uma verrrrrrgonnnnnha!".

Anônimo disse...

Isso não pode ficar assim, mesmo! Contra o Sarará já foi uma arbitrariedade. Com o Lage, sem comentários. E mesmo que ele não fosse nosso querido e respeitado professor, o fato de ser um cidadão que parou o carro por não estar se sentindo bem e ter 70 anos já torna o fato lamentável!
abraço, césar!