quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

QUARTA

As fotinhas acima são só pra calar a boca de quem acha que o Secretário da Segurança trabalha pouco. Ele está indo pessoalmente a cada uma das regionais entregar solenemente em mãos as viaturas que o LHS comprou. Não pode correr o risco de mandar por um portador, porque vai que o sujeito rouba o carro... Ou, o que é mais provável, rouba os votos.

==============================

ESCOLA, A ÚNICA SAÍDA
Já que estamos falando em polícia: violência não se combate só com polícia melhor treinada e equipada. A escola, depois do atendimento às necessidades básicas de sobrevivência, é o principal caminho para a construção de uma sociedade minimamente civilizada.

O Decreto do governo estadual que cria a escola de tempo integral (que até agora funcionava em caráter experimental) é um primeiro passo. Como ainda são poucas unidades (150 este ano), talvez a população não tenha ainda se dado conta da importância desse projeto para a melhoria da qualidade de vida de todos.

Com algum cuidado em oferecer ocupação criativa e interessante para os dois turnos e esforço em fazer crescer o número de escolas de tempo integral, em pouco tempo teremos cidadãos (e cidadãs) melhor preparados. Gente que valorize sua própria trajetória e não seja facilmente recrutada pelo tráfico ou atraída pelo brilho ilusório de uma vida bandida.

ESCOLA EM FRANGALHOS

O mesmo governo que diz que pretende instalar ensino em tempo integral, tem escolas interditadas quase caindo. Perguntei ontem para a Secretaria da Educação por que o LHS, que tanto visita o amigo Morastoni e Itajaí, deixou a Henrique da Silva Fontes chegar onde chegou? E por que deixa o colégio Nereu Ramos (na Fazenda) também ficar nesse estado?

A explicação soou-me um tanto quanto simplória, mas vai ver que é isso mesmo: “Itajaí teve as piores gerências de educação do estado e quando assumimos, em 2003, todas as 46 escolas estavam sucateadas, 100%. Na média, no estado inteiro, encontramos problemas em 40% das escolas. Mas em Itajaí e aqui em Florianópolis, a situação era mais grave”.

SÓ AGORA?
A assessora que me atendeu na Secretaria da Educação conta que até agora foram reformadas ou recuperadas a maioria das escolas: 30. Entre as 16 que continuam no bagaço estão a Henrique Fontes, a Getúlio Vargas e a Nereu Ramos.

Fiquei espantado em saber, dessa fonte tão oficial, que a licitação para a reforma da Henrique Fontes (750 alunos!) e da Getúlio Vargas “foi encaminhada na semana passada”. Ou seja, a coisa ainda vai levar um tempão.

A Nereu Ramos (500 alunos!) vai continuar no prédio velho até que um novo seja construído. Aí o antigo será demolido (se não cair antes). O governo diz que já gastou mais de R$ 20 milhões com essas reformas, “num trabalho histórico de recuperação do patrimônio da rede pública estadual em Itajaí”. Então tá: pelo jeito 2006 vai terminar e Itajaí ainda terá escolas estaduais na fila da reforma.

TOPLESS JÁ!
Li no Cacau Menezes que foi só uma jornalista espanhola tirar o sutiã do biquini na civilizada Jurerê Internacional que apareceram cinco policiais armados, mandando ela cobrir as vergonhas e a ameaçando de prisão.

Ora, pois na mesma Jurerê Internacional, uns dias antes, uma família de turistas argentinos estava fazendo um churrasquinho no quintal da casa quando entraram dois malandros armados e fizeram a limpa. Claro que, nessa ocasião, não apareceram os cinco policiais dando voz de prisão. E se os peitinhos da colega foram imediatamente presos, o mesmo não aconteceu com os bandidos.

Tá certo que eu sou de outro tempo, mas prefiro mil vezes que a polícia se concentre na bandidagem e não perca tempo tentando cobrir o sol com a peneira. Principalmente porque quem tem uma televisão aberta com o nível de sexualidade explícita, gratuita e precoce que nós temos, não tem moral (nem razão) pra ficar regulando mixaria.

O RIO DE JANEIRO É AQUI
No noticiário do Rio de Janeiro é bem comum, mas a gente chega lá: ontem à tarde um caminhão de frete levava uma mudança de uma família expulsa por traficantes do morro da Costeira e, numa das sinaleiras da via expressa sul (na altura do Saco dos Limões), encostou uma moto com dois sujeitos, que fizeram vários disparos. Mataram o motorista e feriram duas pessoas. E, é claro, sairam como se nada tivesse acontecido, de volta para seus domínios.

Peito de fora não pode, mas fuzilamento à luz do dia e no meio do trânsito, parece, não tem muito problema.

CORRUPÇÃO EM DEBATE
No final de março o Tribunal de Contas e o Instituto Ruy Barbosa vão realizar em Florianópolis o “Seminário Internacional: Corrupção e Sociedade”. Virão palestrantes de peso e pelo jeito será um evento de repercussão nacional, tratando dos vários aspectos dessa praga internacional.

Resta saber se a senadora Ideli também recusará o convite para participar ou se sentirá pessoalmente ofendida, como aconteceu no festival de música de carnaval, ao ver que a primeira colocada falava em mensalão.
Quando encontrar com a senadora quero ter coragem pra dizer pra ela aquela velha frase: “quem não deve não teme, companheira”.

Como o PT decidiu que a crise passou e decretou que mensalão foi invenção da imprensa pequeno-burguesa aliada à direita furiosa e que a ética do PT está praticamente intacta, seria bom que a senadora parasse de dar bandeira e deixasse de vestir a carapuça com tanta facilidade.

PALAVRÃO PRA ENCERRAR
Estava eu calmamente batucando estas maltraçadas, ontem, exatamente às 17h10min, ao som inspirador da última sessão extraordinária da Assembléia Legislativa (o deputado Lício Mauro da Silveira fazia a chamada nominal de uma das votações) quando, no intervalo, entre um nome e outro ouviu-se, claramente, um sonoro “p** que os pariu!” pronunciado perto de alugum dos microfones.

Claro que a câmera da TVAL não mostrou quem cometeu o deslize nem por que teria soltado tão eloqüente exclamação. Acho que, de todos os deputados presentes, só dá pra livrar a cara das duas deputadas. A voz era masculina. Em todo caso, pode ser que o deputado boca-suja estivesse apenas comemorando o fim da convocação extraordinária. Afinal, foram votados e aprovados 44 projetos, a maioria concedendo benefícios a servidores.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bixo!Bom dia!
Acompanho diariamente sua coluna. Parabéns.Gosto muito do que tu dizes e quase sempre concordo.
Mas, para os blogueiros de plantão, fazer a coluna post a post, com assuntos e mais comum, mas em termo de leitor de coluna assim corrido eh muito melhor...
Abraços

Nielse

Anônimo disse...

Nos chamam de subdesenvolvidos quando o nú é exaltado nas escolas de samba ou propaganda turística. Mas também somos taxados de subdesenvolvidos quando aplicamos a lei a um estrangeiro que queira ficar nú (ou semi-nú) nas nossas praias. Acham então que essa lei não deve ser aplicada? (como tantas outras?) Ou não vale para os espanhóis? A polícia só deve zelar pelo patrimônio dos moradores de Jurerê internacional? Do Cacau Menezes ainda se perdoa, mas de você, Cesar?

Cesar Valente disse...

Cara anônima (ou anônimo): o nu nas praias deveria ser liberado não só para estrangeiros como também pros nativos. Não tem sentido tomar banho de roupa e ficar com aquele pano molhado (mesmo que sejam apenas poucos centímetros quadrados) sobre o corpo, criando fungo e alimentando bactérias. Nu na praia não é a mesma coisa, em termos de apelo excessivo à sexualidade, do que se vê na televisão aberta e em eventos como o Carnaval. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Anônimo disse...

AMIGO CESAR CONHECES MODELOPOLIS??? SE FORES NA PAGINA DA PREFEITURA DE PALHOÇA E TENTAR ENTRAR NO HOTSITE IPTU...http://www.palhoca.sc.gov.br/...QUE VENCE HOJE DIA 15 HEHEHEH VERAS A BOA...QUE QUE ISSO....