quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

QUARTA

DIÁRIO DE CAMPANHA
OU, A FOTO POR TRÁS DO FATO

A assessoria de imprensa de político tem suas desvantagens, mas também tem suas vantagens. Quando, por exemplo, o assessorado resolve, de repente, visitar uma draga no meio de um rio, cujas margens estão que é pura lama, o assessor vive momentos de grande alegria. Como fazer com que os repórteres, tanto da casa quanto de outros veículos tenham condições razoáveis de trabalho em ambiente tão inóspito? E não saiam falando mal do político, da draga, da lama, do rio e do assessor?

O José Augusto Gayoso, assessor do governador LHS, é conhecido pelo esforço que faz para facilitar a vida dos colegas e das colegas. Na foto menor (e), ele segura os sapatos enlameados que uma fotógrafa quase perdeu nas barrancas do rio Itajaí-Mirim. E enquanto o pessoal passeava de barco (na foto maior à direita), ele ficava na lama (lá em cima, dentro do círculo branco – se clicar na foto dá pra ver melhor), com os sapatinhos na mão, exposto a todo tipo de interpretação maldosa de quem achava que ele, de fato, estava andando de salto alto na lama.

Puxei esse assunto dos sapatinhos perdidos só pra ter um pretexto pra falar no Gayoso, que nesse episódio da prisão do Sarará e do Pomar, teve um papel importante na liberação mais cedo dos dois.

Eu sei que tem uma fofoca rolando que diz o contrário. Só que eu conheço o Gayoso há mais de 20 anos e acho que ele é um profissional decente e correto, que sempre fez o possível para ajudar os colegas. Jogar lama no Gayoso, neste caso, só serve para desviar a atenção de quem de fato foi arbitrário, violento e injusto.

IDELI JOGA A TOALHA
Será mesmo? Em todo caso amanhã a senadora dá uma entrevista para explicar por que desistiu de se inscrever nas prévias e dizer quais os seus planos. Nesse primeiro round, pelo jeito, o PT da Ideli foi derrotado pelo PT do Fritsch. Mas como a política é uma nuvem, amanhã pode ser outro dia.

MOSQUITO A TODA
Amilton Alexandre, o Mosquito, mandou e-mail para o comandante da Polícia Militar sobre o confronto do dia 16 e distribuiu cópias pra todo mundo. As últimas duas linhas resumem o assunto e dão uma idéia do tom da mensagem: “Puna os oficiais que afrontam o regimento da PM. Ou demita-se!

GRIPE NA COPA
A descoberta de 103 aves mortas no nordeste da Alemanha, infestadas justamente pelo vírus do tipo H5N1, que é o mais perigoso para os seres humanos, pode ter uma conseqüência trágica para o futebol.

Caso se configure uma pandemia, com o alastramento da doença pela Europa, é possível que as autoridades alemãs suspendam a Copa do Mundo, para evitar a ida de milhares de torcedores de vários países pra lá. Eles não querem facilitar a vida do vírus, dando-lhe passagem aérea para chegar a praticamente todo o planeta, levado por quem foi à Copa. Por enquanto é só uma hipótese, mas dá o que pensar.

A FARRA DA GASOLINA
Não tem jeito. Vão tirar o álcool da gasolina porque estava escasso e o preço estava subindo demais. O resultado é que a gasolina vai ficar mais cara por causa disso. Desistam de entender: se adicionar mais álcool à gasolina, a gasolina também sobe.

Sobe se tirar, sobe se botar. Parece coisa do Macaco Simão, aqui do lado. É mole? É mole mas sobe.

BLOCO DA CAIXA PRETA
O Sindicato dos Trabalhadores da UFSC vai botar o bloco na rua amanhã à tarde. A boa notícia é que vão tratar com bom humor o problema do transporte coletivo na capital, ironizando a promessa, ainda não cumprida pelo prefeito Dário de abrir a tal “caixa preta”.

A má notícia (pelo menos pra quem depende de ônibus) é que eles pretendem chegar ao Terminal do Centro às 17h, “para uma manifestação, junto com outros movimentos sociais”.

MÃOZINHA DA PM

Esses movimentos, que são todos a favor da tarifa única, estão reclamando da forma como a prefeitura a implantou. Provavelmente nem teriam fôlego para outra manifestação, se alguns despreparados, na semana passada, não tivessem criado confusão onde não precisava. A frouxa reação da polícia à gangue de seguranças particulares e a espetaculosa prisão do Sarará e do Pomar deram novo gás à turma.

VEREADORES EM APUROS
O Tribunal de Contas esteve em Agrolândia e constatou irregularidades primárias na prestação de contas de quatro vereadores e um funcionário da Câmara, aqueles flagrados pela TV dando um rolê com carro oficial e tudo.

Agora eles terão 30 dias pra se explicar, apresentar documentos e mostrar que o passeio não era passeio.

SANTA CATARINA DE FORA
O Ministério da Saúde vai criar uma rede nacional de bancos de sangue de cordão umbilical (a Brasilcord). Quer coletar 4 mil cordões umbilicais por ano, que irão beneficiar quem aguarda transplante de medula óssea e outros tipos de tratamentos. Os receptores farão parte de uma lista única, dentro do Sistema Nacional de Transplantes.

Parece uma coisa boa, né? Pois Santa Catarina está fora. O Rio Grande do Sul e o Paraná terão unidades da rede, mas Santa Catarina, para o Ministério da Saúde, é apenas aquele pequeno nada entre os dois estados do Sul e não precisa dessas coisas.

ESCOLA DE SAMBA
Uma escola estadual da Grande Florianópolis deu, como trabalho de casa, a tarefa de fazer uma fantasia de carnaval para desfilar na sala. Os pais ficaram muito irritados com a falta de seriedade da professora. E os evangélicos sentiram-se ofendidos com a falta de respeito com a crença alheia.

Nenhum comentário: