sexta-feira, 16 de março de 2007

Sexta

DE MÃO NO BOLSO
A “solenidade” de transmissão de cargo da presidência da Assembléia Legislativa, como se pode ver na foto acima, foi um ato protocolar presenciado apenas por quatro vetustos senhores (um deles está encoberto pelo Salvaro). O presidente Júlio Garcia, de mão no bolso, licencia-se por 10 dias e o deputado Clésio Salvaro, depois desse aperto de mão efusivo, assumiu o cargo.

Não pude deixar de notar que no anúncio da licença do Júlio Garcia, tinha uma frase redundante: “uma licença não remunerada por um período de 10 dias, sem nenhum ônus para a Casa”. Se não é remunerada, é sem ônus. E se é sem ônus, é não remunerada. Mas está bem explicadinho naturalmente porque ele não quer que digam que está indo à Espanha, incorporar-se à caravana LHS, às nossas custas.

TEST DRIVE
O novo presidente da Alesc, Clésio Salvaro, já no primeiro dia anunciou que adora licenças. Nos próximos meses predende se licenciar por uns 60 dias “para que meu suplente possa assumir e trabalhar pelo povo”. Ele acha que esse gentil troca-troca “é uma forma de valorizar aquele me ajudou na eleição”.

O que nos leva a uma perguntinha chata que não quer calar: então eles não se afastam porque têm alguma coisa importante a fazer ou alguma necessidade especial? É tudo combinado pra deixar os menos votados sentirem o gostinho? Uma espécie de “test-drive” das delícias e mordomias?

Como dizia aquele macaco antigo da televisão (que logo-logo poderá ser visto no You Tube): “não precisa explicar, eu só queria entender”.

FICA QUIETO, LHS!
Na pressa de mostrar bons resultados e que está sabendo das coisas, o LHS tem falado demais. Lembram que há pouco tempo saiu de uma reunião em Brasília falando que o BESC seria incorporado ao Banco do Brasil e provocou um bafafá federal? As ações do BESC subiram e alguém acabou ganhando muito dinheiro com a inconfidência do governador (e o governo federal ficou mais p da vida ainda, mas isso nem conta).

Pois agora na Alemanha ele saiu dizendo que a multinacional que tem uma unidade em Pomerode vai ampliar a fábrica e pronto. De um dia para outro o terreno que a empresa queria comprar subiu de preço astronomicamente. Mas é claro que, prestativos, LHS e o prefeito de Pomerode acalmaram os alemães: “o poder público vai desapropriar aquela área”. Ou seja, nós vamos pagar o terreno que, graças ao comentário do LHS, acaba de quase dobrar de preço.

Como todo colunista de opinião, que acha que sabe tudo e tem conserto para todos os problemas, a esta altura eu deveria dar um conselho qualquer ao governador. Mas não farei isso. Sua Excelência sabe muito bem o que faz e recuso-me a acreditar que tenha feito qualquer dessas coisas “sem querer”. Ou apenas por distração.

Gostaria, contudo, um dia, de conseguir entender qual a lógica que orienta os apressados passos do LHS.

JORNAL MENTIROSO

O deputado José Natal Pereira (PSDB) foi para a tribuna chorar as mágoas: seu ídolo Djalma Berger foi para o PSB e não o convidou, não o consultou, não deixou recado nem mandou uma cartinha. A certa altura, sem poder chamar seu preceptor político de mentiroso, o Zé Natal usou um artifício muito comum: “não é verdade o que diz o jornal, agradeço os elogios que recebi na matéria, mas não conversei com o deputado”.

Ou seja, fala a verdade o jornal quando reproduz os elogios de Berger, mas mente no resto. Porque o Djalma, é claro, mesmo tendo abandonado os antigos companheiros que migraram do PFL para o PSDB por causa dele, jamais mentiria.

Tem coisas, na política, que por mais que nos expliquem a gente custa pra entender. Vai ver que é isso mesmo, que é uma coisa misteriosa feita pra não ser compreendida.

ELLE ESTÁ DE VOLTA!
Nada como um dia depois do outro, com uma noite no meio. E o melhor de se viver algumas décadas, é que a gente vê coisas que, se alguém tivesse contado, a gente não acreditaria.

Há 15 anos, se um maluco chegasse pra gente e dissesse que o Collor voltaria ao Senado e que, em seu primeiro discurso, de quase três horas, seria coberto de homenagens e gentilezas por gente de vários partidos, levaria um corridão.

Mas ontem, ao ouvir, e ver, o ex-presidente contando sua versão do processo de impeachment (que ele pronunciava realçando o t final, que eu sempre achei que era mudo), pensei, como minhas velhas tias: “eu morro e não vejo tudo”.

Ao tentar reconstruir a história a seu favor, Collor mentiu. Mas com enorme talento. Por alguns minutos, até cheguei a acreditar nelle.

MAIS UM MINISTRO-RÉU

O deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) que está para assumir o ministério da Agricultura, com a cândida desfaçatez com que os muito ricos e pouco cultos se expressam, admitiu que tem dívidas no Banco do Brasil, “mas quem não tem?”
Maior produtor de semente de soja do País, enorme produtor de grãos, eleito certamente mais por causa da fortuna que amealhou do que pelo prestígio popular, Balbinotti é réu em dois processos no Supremo Tribunal Federal, segundo informa o jornalista Josias de Souza, da Folha de S.Paulo.

Um deles questiona sua administração como prefeito. O segundo diz respeito às suas dívidas com o Banco do Brasil. O STF fala até em falsificação de documentos.

Além disso, certamente defenderá, no ministério, sua parte neste latifúndio. Afinal, suas ações em defesa dos grandes produtores de grãos serão literalmente em causa própria. Até para poder manter sua espetacular prosperidade, que lhe permite dois jatinhos, 12 mil hectares de terra e mais de uma centena de bens que, estima-se, possa valer por volta de R$ 120 milhões.

Pois bem, se ele, com tantos bens e tanto dinheiro, acha que não precisa quitar suas dívidas, já aviso e comunico ao banco onde tenho conta: “também vou dar um Balbinotti nas minhas dívidas”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Só no Brasil para acontecer uma dessas. Imagine o maior produtor de soja pode se tornar o Ministro da Agricultura. É como botar a raposa para cuidar das galinhas.

Felipe Rosa

Anônimo disse...

Cesar,

De que partido esse Balbinotti eh mesmo? Sei! Nao precisa responder.

Partido ja indicou aquele Senador devedor do Banco do Brasil e grileiro la no norte para Ministro da Previdencia, pq na pode indicar esse empreeendedor para Ministro da Agricultura.

Abs

Pedro de Souza

Anônimo disse...

Cesar,

Para nao perder o costume o Edil Juarez da Silveira comemorou a denuncia do Ministerio Publico a responder processo como contrabandista com um jantar no salao de festa de seu Edificio com a presenca dos politicos mais representativos de Florianopolis entre eles o Prefeito Dario Berger. Morro e nao vejo tudo.

Abs.


Pedro de Souza.

Anônimo disse...

Enquete:
O que será que tinha dentro do bolso do Júlio Garcia ao cumprimentar seu principal adversário do Sul e vice-presidente da Assembléia que lhe foi imposto goela abaixo?