sexta-feira, 2 de março de 2007

Sexta

A TOSQUIA
A coisa tá preta mesmo. Durante anos (séculos?) os governos exerceram, com a generosidade própria de quem gerencia o dinheiro dos outros, a dadivosa prática de oferecer “benefícios fiscais” a este ou aquele setor, a esta ou aquela empresa.

Oprimidos por uma das mais pesadas cargas de impostos, taxas e outras ziquiziras, os brasileiros comuns não têm muito o que fazer. É paga e não bufa. Mas aqueles que têm amigos bem situados, que ajudaram a eleger deputados, senadores e governadores, sempre conseguiam, aqui e ali, um “benefício fiscal”.

Pois agora o governo LHS diz que vai revisar todos esses favores. Criou uma comissão para analisar os tais “benefícios” um a um. Há quem duvide que a coisa seja pra valer (“quando querem mesmo fazer alguma coisa, não nomeiam uma comissão”). Mas não deixa de ser interessante.

O secretário da Fazenda usou imagens muito criativas para explicar o que estavam pretendendo fazer. Ele falou em “enxugar a gordura”. E também em tosquiar a lã das ovelhas. Lá do seu canto, o secretário da Agricultura ficou inquieto (“o que será que esse sujeito está querendo dizer com tosquiar e enxugar gordura? isso é atribuição da minha pasta!”).

Em todo caso, o secretário pretende enxugar R$ 150 milhões de gorduras por ano. Claro, porque a lã cresceu demais e aí, com esse calorão, não dá pra engordar o rebanho. Nem o caixa do governo.

Pensando bem, taí um excelente tema para um samba enredo.

PÉROLAS REGIONAIS
Enquanto aqui na capital a turma estava quase acreditando naquela história de que não se nomeia para cargos comissionados até resolver o imbroglio da reforma administrativa, nas regionais parece que a coisa é diferente. É bem como costuma dizer a secretária Dalva Dias: “comigo a conversa do governador é outra”.

Lembram daquele diário oficial do dia 9 de janeiro que eu citei ontem aqui? Pois então. Fui dar uma olhada com calma e achei, lá pela página 5, alguns atos da Secretaria Regional de Xanxerê que demonstram que a história de suspender nomeações é só para a parte florianopolitana do governo.

O Secretário Júlio Cesar Bodanese nomeou, no comecinho do ano (tá lá no DOE de 9/1), um Colato (é parente do deputado?) para a gerência de educação, uma Gaike para a gerência de administração, uma Chaves para a gerência de saúde e uma Vogel para assumir um programa de alimentação alternativa.

E aí, para surpresa dos meus olhos cansados e suarentos na tarde modorrenta e abafada, leio que o secretário nomeou Salete Salini Pelegrini para o “Gabinete de Estado da Secretaria Regional de Xanxerê”. Ué? Será que o Bodanese nomeou sua própria substituta? Não, vai ver que é problema de redação, deve ser a chefe de gabinete...

De qualquer forma, até 2006, nomear comissionados e secretários de estado era competência privativa do governador. Vai ver que, ao assumir o novo governo, essas coisas mudaram e a gente nem ficou sabendo...

Mais uma obra da descentralização: a coisa funciona de um jeito na capital e de outro no interior.

ATÉ NO PARAGUAI
Essa história de aparecerem uniformes escolares de SC (esses que o LHS desenhou) em lojas de Porto Alegre e até do Paraguai, seria muito engraçada se não fosse trágica. Os fabricantes dizem que são as sobras, que foram colocadas à venda por quem deveria transformá-los em estopa, o governo garante que não houve irregularidade e a gente, aqui, com a nossa habitual cara de palhaço, fica sem entender direito.

Afinal, que sobra enorme foi essa, suficiente para abastecer lojas fora do estado? Essa sobra, ou rejeito, estava calculada no preço? E, a mais importante de todas as perguntas: para onde foi o bom gosto e o capricho das pessoas? Tudo bem, nossos filhos são obrigados a usar, porque é de graça e a diretora exige. Mas o que levaria um pai ou uma mãe a pagar para vestir seus filhos com aquela coisa? Não seria o caso de acionar o estatuto de defesa da infância e da adolescência?

LHS agora vai passar 12 dias viajando e fica a dúvida: será que ele está pretendendo levar os uniformes para a União Européia? Seria a consagração dele como estilista tricolor...

O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?
As imagens acima foram retiradas do filmete da campanha da Associação Catarinense do Ministério Público, que visa envolver os jovens na discussão sobre a corrupção. Usando como mote “a sociedade muda quando os indivíduos que vivem nela mudam”, o filme mostra que a corrupção começa nos pequenos gestos desonestos em casa e na escola. Uma mentirinha aqui, uma puxada de tapete inocente ali e vai se formando o grande corrupto. Para mais informações é só clicar aqui.

O AMOR DE LULA E SERGINHO CABRAL
Não me canso de registrar aqui as manifestações públicas de afeto irrestrito deste casal 20 da política nacional. O governador do Rio, sempre que pode, e o presidente da República, sempre que deixam, abraçam-se sorridentes e felizes, a comemorar o simples fato de estarem próximos e de se gostarem tanto. É até bonito de se ver...

Um comentário:

Carlos Damião disse...

Já imaginou um filho dessa dupla? Se fosse possível, seria qualquer coisa. Abraços de seu leitor fidelíssimo (epa!), Damião
P.S. - Estive ontem com o Ronaldo Canali. Não sabia que ele era Valente. Pelo que entendi, seu primo. Abraço de novo.