quinta-feira, 15 de março de 2007

Quinta

O PAÍS DA PIADA PRONTA
Quando meu amigo Luiz Lanzetta perguntou se eu tinha visto a capa do Correio Braziliense de ontem, não entendi direito. Mas aí, quando fui dar uma olhada, percebi que a ilustração da coluna de hoje estava ali, prontinha.

Naturalmente, o jornalão (foto ao lado) não tinha se dado conta do grande furo que a principal foto de sua capa representava. Na legenda explicam que aqueles são banheiros químicos instalados na esplanada dos ministérios para uso de 200 manifestantes contrários à transposição do Rio São Francisco, que estão acampados ali há dois dias.

Que nada! Trata-se da montagem do principal ministério do governo (de qualquer governo), cuja importância foi inicialmente ressaltada pelo grande Chico Buarque e que depois, modestamente, tratamos de repercutir aqui. O imponente, o insubstituível ministério do Vai Dar Merda!

Agora a coisa vai. Antes de iniciar qualquer projeto (como a transposição do Rio São Francisco, por exemplo) é só mostrar para o ministro do VDM e esperar pelo veredito. Se ele disser “hum... acho que vai dar merda”, é só engavetar o projeto e pronto. Não paga mico.

RE-REFORMA
Sou meio lento pra entender as coisas. No ano passado e começo deste, a Assembléia Legislativa ficou fechada um tempão para que fosse feita uma grande reforma. Está, de fato, mais bonita e mais arrumada. Ganhou novos espaços. Parece ter sido coisa muito bem planejada.

Só que ontem,se eu entendi direito, o presidente Júlio Garcia e o Ministério Público assinaram um termo de compromisso que dá um prazo até dezembro de 2007 para que a Alesc corrija os problemas e remova os obstáculos que impedem o acesso de pessoas com necessidades especiais. Ué?! Então a reforma já vai precisar ser reformada? Que coisa! Quem terá sido o arquiteto?

FOI MESMO
A saída do Hélio Costa do SBT, da rádio +Alegria e do jornal Notícias do Dia para retornar à TV Record (três anos depois de ter saído) está confirmada O negócio foi fechado nas primeiras horas de ontem. Um duro golpe para os Petrelli, sem dúvida.

SAIU A LISTA

Consegui ontem a relação completa da comitiva catarinense que visita a França, a Alemanha e a Espanha em busca de soluções para alguns de nossos problemas e tentando sensibilizar os europeus para que venham gastar seu rico dinheirinho no estado mais europeu do Brasil. Está logo mais abaixo.

Vários dos viajantes têm suas passagens e demais despesas pagas pelos cofres públicos. Do executivo, do legislativo e dos municípios. E os empresários e jornalistas são custeados por suas empresas e/ou com ajuda de suas entidades de classe. Mas isto nem é assim tão grave: tudo depende dos resultados (a médio e longo prazo) da viagem.

Vejam, por exemplo, como hoje soam infundadas as críticas àquela viagem a Hollywood, tempos atrás. Na época parecia um desperdício de tempo e dinheiro. Mas agora, com tantas produções internacionais usando Santa Catarina como cenário, dando emprego aos catarinenses e brasileiros, aquelas despesas ficaram realmente minúsculas. Portanto, muita calma nesta hora.

OS VIAJANTES
Listagem fornecida pela Secretaria Executiva da Articulação Internacional

Luiz Henrique da Silveira
Governador do Estado de Santa Catarina
Vinícius Lummertz Silva
Secr. Exec. da Articulação Internacional
Derly Massaud de Anunciação
Secr. de Estado da Comunicação
Jean Jackson Kuhlmann
Secr. de Desenv. Regional Sustentável
Gilmar Knaesel
Secr. de Estado da Cult., Tur., Esporte e Lazer
Capitão Renato José de Souza
Ajud. de Ordens do Governador
Jorginho dos Santos Melo
Deputado Estadual
Renato Vianna
Diretor Financeiro do BRDE
Anísio Anatólio Soares
Prefeito de Governador Celso Ramos
Orides Kormann
Prefeito de Guabiruba
Carlos Fernando Priess
Dir. de Ind., Com. e Serv. da Pref. de Itajaí
Nikolas Reis Moraes dos Santos
Vereador em Itajaí
Gerson Luiz Joner da Silveira
Reitor da Unisul
Fabrício Cardoso
Jornal Santa Catarina e RBS
Adriana Baldissarelli
Central de Comunicação
Vânio Bossle
TVBV (Barriga Verde)

Só foi à França:
Francisco Borghoff
Cônsul Honorário da França em Santa Catarina
e Diretor da PEB Planejamento e Comunicação

Só foram à Alemanha:
Ércio Kriek
Prefeito de Pomerode
Pedro David Schmitt
Açopeças – Indústria de Peças de Aço Ltda.

Só irão à Espanha:
Júlio Garcia
Presidente ALESC
José Roberto Martins
Prefeito de Imbituba
Alberto Raposo de Oliveira
Litoral Agência Marítima Ltda.

ABORTO TARDIO

A notícia do crime bárbaro de Araçatuba, onde uma mãe, desesperada com o vício e a irracionalidade do filho, matou-o a facadas, chama a atenção por seus componentes peculiares.

A mãe, que pariu aquela criatura, que colocou no mundo aquele indivíduo, ao vê-lo enlouquecido pela droga, sendo exatamente o contrário do que – imagino – qualquer mãe teria sonhado para o fruto do seu ventre, resolveu tomar uma atitude grave e extremamente insana (mas que não deixa de ter a sua lógica): retirar do mundo aquela experiência que deu errado. Poupar seus contemporâneos da convivência com aquele filho que se desgarrou.

4 comentários:

Anônimo disse...

Provavelmente de família pobre, com pouco estudo e muitas dificuldades ao longo dos anos, a mãe "assassina" provou que nutria uma consciência rara nos dias de hoje. Se essa onda pega...

Anônimo disse...

Cavalazzi vai acumular a Secretaria de Governo com a do Turismo se tornando assim no super secretario. Essa eh a cara da Prefeitura.

Cavallazi tem que ser pesquisado no site do Tribunal de Justica. Sao muitas as acoes contra ele. Inclusive da propria Prefeitura.

Os deligentes Vereadores nao vao fazer nada.

Na verdade nao podem. Nao tem moral. Porque? Porque quem manda na Corte Municipal eh um Edil que esta sendo processado por contrabando. Alias a coluna do Cacau de hoje da uma nota a respeito. O Ministerio Publico ofereceu denuncia.

Cavalazzi e Juarez sao a cara da Prefeitura.

"Me tira o tubo".

Abs.


Pedro de Souza

Victor Carlson disse...

Quantos dessa comitiva falam alguma lingua estrangeira? O de Pomerode deve falar o alemão ou algum dialeto, mas e o resto? Qual a produtividade dessa penca de gente se não podem se comunicar? Mesmo com a presença de um tradutor, como fica a comunicação de mais de 15 pessoas (só desse lado)?

Anônimo disse...

Vitor,

Eles se comunicam por sinais. O Governador nao. Fala ingles. Fez tempos atras um curso de ingles em Nova York junto do sercretaria da fazenda Max Bornholdt, quando ainda era seu amigo. Mesmo assim com esse curso que ele fez e que me disseram ser espetacular, Pele e Gisele Bundchen tb fizeram, nao sei se ele esta com todo sse ingles nao. Parece que nao eh tudo isso.