quarta-feira, 14 de março de 2007

Quarta

[Neste blog, sempre que quiser ampliar uma foto para ler o que está escrito, é só clicar sobre ela]

DE CASACA NOVA
O deputado federal Djalma Bergercolocou um ponto final na longa e chatíssima novela estrelada pela família dele: “Vou ou não vou?” Ele vai , quer dizer, já foi para o PSB. E pretende levar alguns cumpanheiros para engordar o partido em SC. Não falou nada sobre o irmão, porque, ao que tudo indica, esta é uma daquelas novelas com dois finais. Quando a gente pensa que acabou de um jeito, entra um novo personagem e leva o enredo para um novo desfecho.

Já de casaca nova, o neo-lulista Djalma Berger prepara uma grande festa para comemorar mais esta mudança de partido. Ele será um dos 29 deputados federais do PSB no País, que tem também três senadores e os governadores do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Todos devidamente abraçadinhos com o governo federal.

“PODER FABULOSO”
O líder do PR na Câmara dos Deputados, Luciano Castro, deu uma entrevista à Folha de S.Paulo onde escancara o mecanismo de poder que atrai deputados para os partidos ainda em formação ou com pouca expressão nos estados:
“O deputado tem o controle político do partido no Estado. Controla o tempo de TV, o Fundo Partidário. Nomeia todas as comissões provisórias municipais, escolhe os candidatos a prefeito, decide as alianças. É um poder político fabuloso.”
=========================

“Estou me sentindo cada vez mais velho.

Quando comecei a freqüentar o Congresso, os políticos pediam segredo aos jornalistas sobre favores e cargos que imaginavam arrancar do governo.

Agora, não. Eles dizem abertamente o que querem e ainda pedem para publicar.


A taxa de sem-vergonhice aumentou muito.”


Jornalista Ricardo Noblat

===========================

O BISPO AVANÇA
Depois de anunciar a compra da rádio e a TV Guaíba, no Rio Grande do Sul, a Igreja Universal do Reino de Deus, do Bispo Macedo, anuncia a compra do Correio do Povo. Um negócio que, segundo comentam nas conversas de botequim, pode envolver algo como R$ 100 milhões.

Nos sites especializados, a notícia do dia ontem foi a compra de fantásticos equipamentos de edição e armazenamento de conteúdo que diretores da Record/Universal fizeram nos Estados Unidos. O motivo das compras é que eles lançarão em breve um canal de notícias para competir com a Globo News.

E também, coincidindo com essa ofensiva, um dos diretores da Universal/Record gabava-se publicamente esta semana, de terem ultrapassado o SBT, como a segunda rede do País, antes do previsto. E já anunciava, animado, que em dois ou três anos a Record/Universal alcançará a Globo. E pretende deixar a todo-poderosa pra trás.

HÉLIO VALORIZADO
O apresentador de programas policiais da Rede SC/SBT, Hélio Costa, que vem ganhando muita audiência na hora do almoço e ameaçando a liderança da RBS no horário, estaria negociando com a Record/Universal de Florianópolis para transferir-se, de malas e bagagens para a emissora do Bispo. Não consegui confirmar a história, que circulava ontem até com informação sobre os valores (altos, para o mercado catarinense) envolvidos.

“E A COMITIVA?”
Pois não é que todo dia tem gente perguntando pela comitiva que acompanhou o governador? Como o palácio administrativo faz boca de siri (o que joga todo mundo na clandestinidade), o jeito é olhar as fotos da viagem e cada dia ir descobrindo uma nova criatura.

Ontem, por exemplo, reconheci o Renato Viana e o diretor de uma das agências de publicidade que atende o governo (PEB), mas que também é cônsul honorário da França em SC. Entre os coleguinhas, vi o Vânio Bossle, da TVBV e a Adriana Baldissarelli, da agência de notícias da associação dos Diários do Interior.

Confesso que não tenho dedicado muito tempo a tão momentoso assunto, mas diante do interesse de tantos, vou ver se consigo alguma coisa mais concreta para a amanhã.

PAULO DUTRA RECLAMA
O veterano fotógrafo Paulo Dutra (na foto ao lado), que durante décadas fotografou, para O Estado, não só os fatos jornalísticos mas, principalmente, mocinhas bonitas de roupa escassa, escreveu-me uma cartinha a respeito daquela história dos PMs tirarem fotos.

Ele está indignado com essa história de qualquer um se achar fotógrafo apenas porque sabe apertar o botão de uma câmera digital automática.

O ESTILO LHS
Pior do que viajar com grande comitiva, é o jeitão do LHS de transformar sondagens e hipóteses, em factóides.E a mania de convidar para vir para Santa Catarina geralmente com ônus para os cofres públicos, tudo o que ele acha bonito ou interessante.

Falta a Sua Excelência um pé no chão: quantas e quantas iniciativas catarinenses estão à míngua ou fenecendo, com enormes dificuldades para serem reconhecidas e estimuladas, enquanto os olhos governamentais deliciam-se com o que é estrangeiro e imaginam que nós todos estamos achando tudo o máximo?


INVESTIMENTO NO FUTURO – As semelhanças do governador Pavan com o ex-governador LHS são crescentes. Até discurso em inauguração de escola, para a clássica platéia de jovens ouvintes compulsórios ele já está fazendo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cesar,

Sobre os Berger, sobre a comitiva da viagem e sobre o estilo LHS, eu o meu sentimento,faço minhas as palavras de Rui Barbosa:

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Gus disse...

É triste ver um apresentador de televisão que mostra suspeitos de crimes e já os julga com todos os adjetivos que somente um bandido merece depois de devidamente julgado, seja festejado e disputado pela mídia.