terça-feira, 22 de maio de 2007

Terça

PENSANDO A CIDADE
A cidade não é composta de um pensamento único, de uma solitária visão, nem segue o líder sem contestá-lo. Um estudante da UFSC, que foi ao evento da Fiesc, no dia 15, descreveu o que viu e sentiu e mandou para os amigos. E o texto tem circulado bastante, mostrando que nem todo mundo concorda com tudo o que o LHS diz e faz.

Alguns trechos:
“19:15 - Fui na recepção pegar meu “material”. Só tinha propaganda, a única coisa útil eram 2 folhas em branco e uma caneta. Foi aí que reparei: o evento é patrocinado por Elevadores ThyssenKrupp, Gerdau e Grupo Votoran.... Cimento, aço e elevadores... OH, O QUE SERÁ QUE ELES QUEREM FAZER COM FLORIPA??

20:15 - Com quase 2h de atraso (isso que é respeito pelo povo!) chega a noiva, seguida de uma tripa de puxa-saco. Sem brincadeira, eram uns 20 seguindo ele auditório abaixo, parecia que tavam segurando a grinalda da criança.

21:05 - LHS discursa: pauladas na PF. Citações de Marx, de filósofos gregos e o escambau pra defender os indiciados. Discurso emocionado e indignado. Dois terços de palmas. Mete pau nas favelas e diz que onde não se constrói empreendimentos tudo acaba virando favela e esgoto a céu aberto. Palmas.

21:20 - Começa com um histórico besta sobre economia. Enrolação pra dar uma de cult. Logo se cansa do papinho e volta a atacar. Dessa vez é o CONAMA quem vai pro saco. “Meia dúzia de técnicos que pensam que mandam no mundo”, berra cuspindo. Um terço da platéia indignada, boquiaberta. Dois terços clap clap clap.

21:40 - Papinho dos hotéis. Fala do hotel “internacional” que acabou indo pra Tailândia porque aqui não rolou. Dá exemplos pitorescos das mil e uma edificações que ele viu em suas viagens, atingindo o clímax dando o exemplo de um hotel em que o hóspede desce de elevador (ThyssenKrupp?), pega uma ESTEIRA ROLANTE por cima da AREIA e é “depositado” confortavelmente na sua marina. Dois terços aplaudindo, um terço se beliscando pra confirmar que não era um pesadelo.

21:50 - LHS dá a informação de que ele está negociando a vinda de uma grande montadora de automóveis pra cá (olha a idéia), mas o motivo de estarmos perdendo a concorrência pra um Estado vizinho é de que aqui não há nenhuma escola americana pros filhos dos frufrus crescerem falando inglês, e que acima disso a principal exigência dos gringos é que eles PRECISAM de um campo de golfe, senão não rola!!! PUTA MERDA!! Momento de maior tumulto na platéia, risadas histéricas e uns berros indignados. Pensei na sugestão deles jogarem críquete na joaquina. Ou ainda peteca, frescobol.

22:01 - Uma mulher levanta a voz pra falar com LHS e começa a dizer que quando a convidaram pra participar da palestra o tema não uma cerimônia de louvor à essa putada que tenta destruir nossa ilha, e muito menos um ritual de achincalhamento à Polícia Federal, ao Ministério Público, aos Vereadores de Floripa e ao CONAMA. A horda de puxa-sacos começa a vaiar e não deixa a mulher continuar a falar. Os com cérebro começam a aplaudir a mulher. Confusão do demonho, pessoal começa a se levantar pra sair e tudo acaba com um semi-bafafá. Luiz Henrique deixa o local um pouco transtornado. FIM!”
ESTACIONAMENTO
Na coluna do final de semana contei um incidente ocorrido comigo no estacionamento do Shopping Iguatemi. O seu Iguatemi, preocupado, me ligou para saber que história foi aquela.

Acabei descobrindo, na nossa conversa, que o estacionamento do supermercado Big (no subsolo), é administrado pela tal Estapar, mas que os demais estacionamentos são gerenciados diretamente pela turma do seu Iguatemi.

E nos estacionamentos deles, a entrada é automatizada (“aperte o botão e retire o ticket”). No do supermercado, tem uns marmanjos que ficam diante de um computador, nas cancelas. Quando o computador pifa, eles ficam sem ação (e esta foi a origem do incidente). Mas já foram tomadas providências para que eles tratem melhor a freguesia quando o sistema “cair” de novo.

Seu Iguatemi tava muito preocupado porque eu tinha ameaçado não voltar lá. Por isso queria esclarecer tudo. E ficou combinado assim: como a turma da Estapar não vai mais brigar com os clientes, um dia eu volto lá para apreciar a bela vista do mangue que se tem da praça de alimentação.

SEM PREJUÍZO

O Juiz Hélio do Valle Pereira julgou improcedentes, no último dia 11, uma ação de improbidade administrativa e uma ação popular contra o ex-governador Experidião Amin Helou Filho; o ex-Comandante Geral da Polícia Militar, Walmor Backes e os ex-Secretários de Estado da Administração, Celestino Roque Secco e Octávio Lebarbechon Neto.

As duas pretendiam culpar a turma que estava no governo por irregularidades na edição da “Indenização de Representação Especial e Temporária”, uma gratificação que foi dada aos policiais Militares. O Juiz acha que não houve prejuízo aos cofres públicos, ao contrário, “abstenção de despesa”. Cabe recurso.

UNIFORMES VIRTUAIS

Ainda nos tribunais, a bancada do PP conseguiu liminar tirando do ar um comercial do governo do estado, chamado “Volta às Aulas”, porque mostrava crianças de uniforme e foi veiculada na mesma época em que o Secretário da Educação afirmava que não tem uniforme neste semestre, quem sabe no próximo. Típica propaganda enganosa.

Aliás, basta ir a qualquer escola pública estadual, para ver que o tal uniforme não só não colou, como já se esfacelou. Difícil encontrar a gurizada completamente uniformizada.

Palomar é sábio e culto, mas também é um cachorro. E gosta muito de mandar-me e-mails sobre a vida alheia. Quando começa a escrever, não para mais. Como ele diz: “não dá pra parar, um assunto sempre puxa outro...” Então tá, com vocês mais dois dedos de prosa com o único cão filósofo que eu conheço.

O Papa no Brasil
Contra o sexo antes e depois do primeiro casamento... Só pode durante? Já fiquei sabendo por que o Papa condena o segundo casamento: é que ele não viveu o primeiro...

Por falar em Papa, tem deputados aderindo ao movimento “Padre Cícero Santo Já!” por puro corporativismo. É que Padre Cícero também foi deputado lá no Ceará. E seria o primeiro deputado santo no Brasil...Meu Deus!? Um deputado santo!? Essa canonização vai dar CPI, que vai acabar em pizza, perdão, em buchada de bode...

Passatempos

E na contramão dos mandamentos da Igreja, alguém perguntou, por onde anda o Luiz Henrique? Resposta na telha (na telha?): “foi jogar no bicho”... e outro arrematou: “e invadir uma área verde”... É que o Luiz Henrique incorporou duas novas bandeiras ao “Por toda Santa Catarina”: liberar a bicharada e liberar o matagal... Tudo a ver.

13 da sorte
Mas eu gosto mesmo é dos companheiros de Luiz Henrique nessa empreitada de defesa do jogo. Particularmente de um: Ronério, o popular Rei Nério, prefeito de Palhoça, também PMDB. Talvez vocês não conheçam direito, mas o Rei Nério é famoso e tem grande experiência no ramo, ex-dono (ex?) da banca de bicho “13 da Sorte” e principal cabo eleitoral em Santa Catarina do ex governador do Rio, o Garotinho, na tentativa de ser candidato à Presidência da República...

Pois dizem que Rei Nério terceirizou o bicho para poder assumir a prefeitura de Palhoça. E dizem também que se encontra igual ao Dário de Floripa, decepcionado com a política e com a administração pública. Parece que pretende fazer o caminho de volta, ou seja, terceirizar o cargo de prefeito e reassumir o bicho...

Acho uma bobagem do Rei Nério fazer isso: tem muita gente que não vê diferença entre administrar uma banca de bicho e a prefeitura de Palhoça... dizem que, afinal, “é tudo no bilhetinho”. E, se procurar direito, é capaz até de encontrar, na prefeitura, um pavãozinho, uma cobra e outros bichos...

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Cesar,
continuando a estorinha acima, construiram uma quadra coberta que ousam chamar de ginásio, que demorou 3 anos para ser construído. Só terminou quando os alunos, através do Grêmio Estdantil, fez um protesto, trancando ruas e chamando a imprensa. Para dar explicações de porque tanta demora na obra nunca apareceu ninguém. No dia da inauguração o Rei Nério e sua trupe estavam disputando no palitinho um lugar no palanque para ovacionar o LHS... Realmente esse é o meu/nosso "braziu".