terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Terça

ELES SE DEBATEM
Os candidatos a presidente da Câmara fizeram ontem um debate público, transmitido pela TV, como se estivessem disputando os votos populares. O cidadão comum deve estar se perguntando por que tanto auê em cima desta eleição em particular (na mesma época ocorrem eleições para definir as mesas diretoras no Senado e em todas as assembléias legislativas estaduais)? Ora, essa turma não prega prego sem estopa. O presidente da Câmara é o terceiro na linha de sucessão da presidência da República. E agora que temos um vice-presidente que está passando por sessões de quimioterapia e que, por mais resistente que seja, não está em sua melhor forma física, as chances do novo presidente da Câmara acabar sendo vice-presidente da República são maiores.

“LHS ME TRATA DE UM JEITO DIFERENTE”
As restrições e reduções que LHS tem anunciado para o governo não valem para a super-secretária Dalva de Luca Dias (PDT, na foto). Ela teria dito isto em público, diante de dezenas de pessoas:
“Estão dizendo por aí que eu sou um trator. Pois eu sou mesmo. Tenho um acordo com o governador e enquanto outras secretarias terão um corte de 30% dos cargos comissionados, aqui terá um aumento de 60%. O governador me trata de um jeito diferente, a reforma não vale pra minha secretaria”.
Quem ouviu ficou estarrecido com a admissão pública do estilo trator de ser da secretária. Que, com a sua cunhada Ada de Luca, costuma jogar biriba com a primeira-dama, D. Ivete.

Animada, Dalva disse mais: um desses fundos (federais) de amparo ao trabalhador será administrado por uma central sindical ligada ao PDT e por isso ela acredita que choverá dinheiro na horta da super-secretaria.

Ora, com um tratamento especial de enorme favorecimento e ainda dinheiro federal sobrando, o Manoel Dias, marido dela, mesmo que não consiga ser ministro do Lula (ele tá lutando pra isso), poderá turbinar sua candidatura a governador em 2010. Ou a prefeito em 2008.

Ah, no site da secretaria tem 180 fotos da festa da posse. Parece uma enorme coluna social feita às nossas custas. O endereço é www.sst.sc.gov.br (clique em galerias de fotos e depois em eventos).

Pra ir direto ao álbum de fotos é só clicar aqui.


OBAMA VEM AÍ
A novidade no cenário político norte-americano é o jovem senador Barack Obama, que há algum tempo já aparece nos principais veículos formadores de opinião e agora concorre à indicação do Partido Democrata para Presidente da República. Lá, diferentemente de umas republiquetas abaixo do Equador, se o sujeito não conseguir ser o candidato do partido, não muda simplesmente de sigla e continua concorrendo.

Obama terá que derrotar, no partido, a ex-primeira-dama e também senadora, Hillary Clinton. Os democratas, desta forma, têm grandes chances de eleger tanto o primeiro negro como presidente como a primeira mulher como presidente.

Como a campanha para presidente lá, em alguns aspectos, se assemelha à de cá, já começam a surgir histórias de todo tipo sobre o boa praça Barack (que fumou maconha, que é pró-Islam, essas coisas). E até agora ele tem tirado de letra, com classe e inteligência. Sai de cada denúncia com o prestígio aumentado. É o queridinho de boa parte dos atores e atrizes, xodó da Oprah (maior “ibope” da tv gringa) e tem apoio de grandes financistas, como o Georges Soros.

E, principalmente, faz política de uma forma que tem tudo para cativar os jovens e todos aqueles que estão enojados (lá e cá) com os políticos.

ESSE DIARINHO... – Quando abri a seção “Florianopolitanices” disse que, pra participar, era só mandar uma foto de algum aspecto humano da capital. O que eu não esperava é que até os colegas que trabalham em jornais concorrentes ficassem animados com a possibilidade de aparecer no DIARINHO. A foto de hoje (acima) foi enviada pelo Paulo Arenhart, que é ninguém menos que o editor-chefe do Notícias do Dia, jornal popular que circula em Florianópolis. Mostra que a turma da capital está mesmo de olho no DIARINHO. Então tá, obrigado pela preferência. Servimos bem para servir sempre.
[Clique na foto para abrir uma ampliação]

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse Cesar...
Olá meu querido e antigo Prof.de diagramação, tudo bem?
Minha intenção não foi aparecer no Diarinho, não, já passei desta fase, foi apenas de colaborar com um jornal do interior que tem uma história de 28 anos.
Nós, aqui do JND, que ainda nem completamos o primeiro aninho, também já estamos fazendo história no jornalismo catarinense, prova disto foi o recebimento do Top de Marketing da ADVB 2006.
Parabéns pela tua coluna, e pela sugestiva e inédita seção Florianopolitanices.
Abç,
Paulo Arenhart

Anônimo disse...

Poxa, Cesar, deverias ter colocado a foto com o sushi e sashimi hehehehe
pelo menos na internet...
abs

o leitor