quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Quarta

PAÍS EM GUERRA
A tal Força Nacional de Segurança (que tem até alguns policiais catarinenses) chegou ao Rio fazendo barulho (foto acima). Para comemorar, os traficantes queimaram mais uns ônibus. E não sei se alguém acredita que o problema do Rio (e de São Paulo e do Brasil) será resolvido com 500 esforçados policiais, treinados às pressas e jogados como iscas às feras pra ver que bicho dá. Décadas e mais décadas de corrupção, de promíscua relação entre mocinhos e bandidos, endêmico desrespeito (e desprezo) às leis, não serão corrigidos com ações espetaculares de grande fotogenia.

Mas é melhor que nada.

SONTAG X BERGER
A direção estadual do PSB de Santa Catarina mandou-me cópia da nota que distribuiu “aos socialistas catarinenses” sobre a tal história de convidar os irmãos Berger para coabitar com o irmão Sontag. .

A nota, pra variar, ou até mesmo para manter o clima, é relativamente confusa. Digo relativamente porque hoje em dia tudo está muito confuso. Nem sempre por causa da confusão em si, mas porque não conseguem se explicar ou se expressar adequadamente.

Até onde consegui entender, diz que os irmãos Berger não foram convidados e, por conseqüência, não estão vestindo a camiseta socialista. Ao mesmo tempo, informa que o Sontag (presidente estadual do PSB) ligou para o prefeito da Capital para saber se ele estaria mesmo querendo sair do PSDB. Como Dário não tem planos de abandonar o ninho dos tucanos, Sontag considerou encerrado o episódio.

Mas, por via das dúvidas, enche de elogios os irmãos, “pessoas públicas de grande valor político e social, com enorme experiência política e administrativa em SC”. Isto, pra bom entendedor, significa que a sigla está de braços abertos. E que, assim como recebeu Sontag, pode receber os Berger.

A GUERRA SANTA
Sábio é aquele sujeito que não sabe como são feitas as leis, as lingüiças, os jornais e as guerras. A guerra do Iraque, por exemplo, que deveria salvar o mundo das armas de destruição massiva, proteger o planeta do terrorismo e melhorar a vida do ocidente, está prestes a ser desmascarada: a nova Lei de Hidrocarbonetos que está em fase final de discussão no conselho de ministros iraquianos, extingue a nacionalização de 1972 e abre os campos de petróleo às companhias americanas e britânicas, “na mais aberta legislação do gênero em todo o mundo árabe”, diz o Jornal do Brasil.

É “apenas” a terceira maior reserva do mundo. Os ministros esperam que possa gerar, para o país, cerca de US$ 100 bilhões anuais. Imagina quanto para Exxon, Chevron, BP e Shell, que já acertaram os contratos?

Tem ainda alguns malinformados que achavam que o Bush não sabia o que estava fazendo. Ou que ele tenha sido mal aconselhado. Pois sim!

SEVERINO, O TORCEDOR
O ex-deputado e ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, aquele que teve que renunciar ao ser pego com a mão no mensalinho, deu entrevistas ontem para apoiar Arlindo Chinaglia.
Ele fez uma defesa apaixonada da candidatura petista e diz que Chinaglia não tem medo da imprensa (crítica ao Aldo Rabelo, que recuou do aumento de salário por causa da pressão).
Severino é suplente, mas está pensando no futuro. Afinal, pode vir a assumir uma cadeira e aí é claro que prefere que seja com o novo salário que o presidente “sem medo da imprensa” pode ser que venha a propor.

PREFEITO ELÉTRICO
Talvez a alucinação seja apenas da assessoria, mas o fato é que o folclórico prefeito de Palhoça, na Grande Florianópolis, divulga que ele apresentará um projeto de construção de uma usina termelétrica no município.

Antes que alguém pense que ele é engenheiro ou funcionário de alguma empresa de eletricidade: o projeto é da Wartsila, uma multinacional do setor.

Não tenho nada com isso, mas recomendo aos palhocenses que dêem uma passadinha em Capivari de Baixo, para conhecer uma termelétrica (a usina Jorge Lacerda, da Tractebel). Olhem para cima e vejam que fumacinha legal sai das chaminés.

Para que o pessoal soubesse e se prevenisse, seria bom que o prefeito elétrico também informasse onde, exatamente, pretende construir o tal “empreendimento” que, segundo ele, vai gerar mil novos empregos. E quando.

ESSE CHINAGLIA...
Tá todo mundo sentando no colo no Chinaglia e abraçado com o PT. Teve deputado que comemorou (“o esquema está de volta!”), teve “oposicionista” que recolheu as armas. E os mensaleiros estão alegres e faceiros.

Chinaglia disse ontem que vai colocar em votação a anistia para José Dirceu e até acenou com uma anistia para Roberto Jefferson. Não há a menor dúvida: os bons tempos estão de volta e Chinaglia é o profeta do novo apocalipse.

O caixa 24h de Lula, Paulo Okamoto, foi reeleito presidente do Sebrae. Na foto, recebe os cumprimentos do vice-presidente da República.

Um comentário:

Anônimo disse...

As leis também são frouxas. Além disso o controle de armas nas mãos dos bandidos poderia ser feito através de investigações sobre onde eles conseguem armas. Incrível a facilidade como conseguem armas e munições. Bastaria, quando prendessem algum com arma, investigar até chegar aos fornecedores das ditas cujas. Porque devem existir os fornecedores , aqui mesmo em Florianóipolis