terça-feira, 3 de abril de 2007

Terça

[Pra ver melhor os novos ministros é só clicar na foto que se abre uma ampliação]

O “NOVO” GOVERNO

Ontem, dia 2 de abril de 2007, foi realizada a primeira reunião ministerial do novo mandato do presidente Lula. E nem sou eu quem está dizendo. Está lá, no site de notícias da Presidência da República. Como Lula foi diplomado presidente dia 14 de dezembro (embora soubesse desde antes que tinha sido reeleito), passaram-se então mais de três meses de pura enrolação.

“Montagem de governo” é nome chicoso de indecisão, protelação e negociações rasteiras. Sem um projeto claro para o Brasil (exceto aqueles fragmentos soltos aqui e ali em improvisos que são esquecidos no dia seguinte), o presidente Lula fez, mais uma vez, o que todos os políticos da velha estirpe sempre fizeram: “se me apoiares, ganhas uma capitania hereditária”.

Olha só, no telão, que baita propaganda da Microsoft! Será que já é resultado da visita ao Bush?

SEM COMANDO
Desde 2003 (se quisermos falar apenas no governo Lula) há documentos alertando para os problemas do controle aéreo no Brasil. O ministério da Defesa investe abaixo de sua capacidade orçamentária nesta área.

Não é um problema que tenha começado há seis meses, com a queda do avião da Gol. E, sem comando, o País continua sem saber se um dia a coisa terá solução. Num dia Lula desautoriza o Ministro da Aeronáutica, no outro joga a culpa unicamente nos grevistas. Num dia se queixa, no outro dá broncas genéricas. Só que ninguém fala em montar um plano consistente para dotar o Brasil novamente de um sistema eficiente de controle do espaço aéreo.

Não se viu, nos seis meses de crise mais aguda, um só lampejo de inteligência, uma proposta que pudesse ser enunciada em voz alta sem provocar risos de pena ou de escárnio. O governo está na defensiva, encurralado e tudo indica que tentará cair de pau em cima dos controladores militares, como forma de dizer que “resolveu a crise”.

Como se uma crise deste tamanho tivesse causa única e únicos responsáveis. E, se de fato tiver, por que não tomaram as medidas há seis meses? Porque estavam ocupados com a eleição? Depois porque estavam ocupados com a distribuição de cargos?

Então agora que o ministério está “completo” e todas as sesmarias foram distribuídas, pode ser que alguém comece a trabalhar? É isso?

POR QUE SÓ ELE?
De vez em quando, principalmente em épocas de eleição, a gente vê o Tribunal Eleitoral punindo gente que faz propaganda eleitoral extemporânea. Até o Pavan já teve que se incomodar por causa de um out-door. Mas nunca vi o TRE pegar no pé do Gean Loureiro (foto acima), que adora gastar dinheiro em out-doors puramente promocionais. Dia das mães, aniversário da cidade, Natal, seja o que for, tem sempre um out-door do Gean na rua. E, até onde sei, nada acontece. Será que é porque ninguém denuncia?

PODE LEVAR!
Parece que os gaúchos da RBS gostam mesmo de se apropriar de idéias catarinenses: a imagem acima é de um portal de notícias da globo.com, o G1. Ali, “com informações da RBS TV”, dizem que “PM apreende e abate boi que faria parte da ‘farra’ gaúcha”.

Fui ler muito curioso, porque não tinha notícia que os irmãos gaúchos tivessem esse tipo de problema. Normalmente eles carneiam bois e vacas antes, durante e depois das gineteadas e dos rodeios, sem qualquer empecilho.

Mas a notícia já começava estranha, falando em “policiais militares do Rio Grande do Sul”. Ora, no RS existe a Brigada Militar, não tem Polícia Militar.

O que aconteceu é que, com a desfaçatez que parece estar se tornando usual, os gaúchos da RBS transmitiram, para os colegas da globo.com, uma notícia ocorrida em Santa Catarina, como se fosse da região deles e os cariocas embarcaram, sacumé?

E, cá entre nós, se eles querem mesmo levar essa encrenca para lá, o melhor é deixar levar. De uns tempos pra cá a brincadeira deixou de ter graça e tem virado coisa de bandido. Então o melhor é extraditar a farra. Eles que vão fazer a “farra gaúcha” e deixem-nos aqui, quietos no nosso canto.

Mas é claro que, depois de feita a mancada, dirão que foi um engano, culparão os controladores de vôo e nós perderemos mais uma vez a oportunidade de ficarmos livres dessa praga.

Atualização – só perto do meio dia de ontem a turma se tocou e corrigiu o erro. Dá uma olhada como ficou a chamada.

4 comentários:

Herondino disse...

Quanto ao vereador Gean, que alguns insistem em classificar como uma "nova" força política em Florianópolis, também me espanta. Aliás, nos outdoors que ele publica, aproximadamente 70% do espaço são para uma foto dele. Se isso não é campanha, não sei o que é.

Ainda sobre ele, é um dos mais "ativos" da Câmara, especialmente no que concerne a concessão de medalhas, declarações de utilidade pública e alterações de nome de rua. Projetos importantes? De que jeito, se ele está ocupadíssimo com as propagandas?

Tenho acompanhado a pauta da Câmara em meu blog (http://falares.blogspot.com) e penso que já é hora da população cobrar mais atuação dos vereadores.

Anônimo disse...

Cesar,

O blog do Vieirao diz hj que ha 30 acoes populares contra membros do Governo.

Ha ate contra o Icuruti. Deve ser, nao sei ao certo mas cabe uma investigacao, contra um acordo que a Codesc fez com a Siemenns, onde a Codesc eh aval na compra de equipamentos de um hospital em Rio do Sul. O acordo feito por ocasiao das eleicoes tem valores nebulosos, como pagamento de honorarios advocaticios ( acordo com pagamento de honorarios? sei nao! O Tribunal de Contas nao vai gostar ).

O que chama atencao eh o pagamento do aval ter sido autorizado pelo Pinho Moreira. De aval o Presidente da Celesc ( 20 mil por mes de salario ) e ex Governador ( 22 mil de pensao ) entende ( eh soh ver o affair Trirradial X Besc ).

Eta governo bom!

Alias o PFL nao tem sorte quando se alia com o PMDB. Com o Paulo Afonso ja foi uma lastima. Agora sera outra. Se os salarios atrasarem entao sera uma trajedia.

Abs.


Pedro de Souza

Anônimo disse...

CESAR.
SERÁ QUE O "NOVO" GOVERNO VAI COMEÇAR A TRABALHAR?
DUVIDO MUITO. AGORA VAI COMEÇAR A DISPUTA POR CARGOS NO SEGUNDO ESCALÃO, DEPOIS NO TERCEIRO, DEPOIS VEM O PAN, AS ELEIÇÕES PARA PREFEITO, DEPOIS..... ATÉ O PRÓXIMO APAGÃO AÉREO, APAGÃO DA SEGURANÇA, APAGÃO DA ÁGUA, DA ENERGIA, ETC.
E ASSIM VAMOS SEGUINDO, SEM GOVERNO, "SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO" ATÉ AS PRÓXIMAS PROMESSAS.
NÃO SE ESPANTE O GOVERNO, SE DAQUI A ALGUM TEMPO COMEÇAR O QUEBRA- QUEBRA, POIS A PACIÊNCIA UM DIA VAI ACABAR.
UM ABRAÇO
ANTONIO CARLOS

Anônimo disse...

Cesar,

Teive essa informacao hj a tarde que a energia de Florianopolis esta por um fio.

Nesse dias de calor ate mollhar a rede parece que estao com medo de super aquecimento.

Se nao fizerem a nova estacao de distribuicao e os cabos de entrada de energia na cidade, vamos ter um apagao logo.

Pesquisa que parece que eh bucha. E das grandes. Tao culpando os orgaos ambientais.

Abs.

Pedro de Souza.