sexta-feira, 19 de maio de 2006

SEXTA

VENTANIA DANADA
A foto aí em cima mostra o acesso ao Fórum da capital (que fica à direita, fora da foto. O prédio em frente é o Tribunal de Justiça). Fizeram uma passarela coberta, que foi construída com tanto “capricho” que algumas telhas já voaram.

Ali, desde que o mundo é mundo, o vento sul pega de jeito e azuneia firme e forte. Mas os gênios que bolaram esse telhadinho decerto não levaram essa informação em conta. Só espero que os juízes, promotores e outras autoridades do Judiciário, estejam processando o autor, para que conserte de graça o mal feito e nosso rico dinheirinho não voe também com a ventania.

A propósito: em dia de vento, chuva e frio, o povo que tem que ir ao Fórum se molha todo, porque a entrada do prédio é completamente desabrigada. E esse telhadinho, em dia de chuva com vento, não adianta nada. O povo que chega antes da hora de abrir o Fórum, tem que esperar na rua, tiritando de frio e se encharcando.

A sorte é que em Florianópolis quase não dá vento sul e vento com chuva, então, menos ainda...

MAMÃE ASSEMBLÉIA
Tá rolando uma intriga braba na Assembléia Legislativa. Uma turma tá espalhando que a Assembléia, tal e qual boa mamãe de seus servidores, paga o aluguel do prédio onde se instalaram as associações de servidores, de procuradores, de deputados e o sindicato. E ainda acusa o presidente Júlio Garcia de “emprestar” móveis da Alesc para as associações e pagar-lhes as contas de telefone.

A Assembléia nega e me mostrou um contrato de aluguel do prédio, assinado pela associação dos funcionários e pelo proprietário, para provar que não banca a mordomia. E afirma que os móveis foram cedidos às entidades em comodato.

Nas associações, existem ramais do pabx da Assembléia, para facilitar a comunicação, mas, segundo a assessoria da presidência, “as linhas diretas que eles usam são das próprias associações”.

O que a Assembléia paga, segundo outro contrato que me mostraram, é o aluguel de um dos andares do prédio, onde funciona um órgão da Assembléia, a Escola de Governo.

Mas a turma insiste que tem gato na tuba e ficou de me passar as provas das supostas irregularidades.

CIASC TIRA SACI DO AR
Na Ilha de Santa Catarina tem um negócio que se chama Saci (Serviço de Atendimento ao Cidadão), onde moradores do sul e do norte da Ilha podem resolver seus problemas com a Celesc, a Casan e outros órgãos estaduais, sem ter que ir ao centro (não sei se tem em outros lugares do estado).

Pois bem, ontem à tarde estavam completando 30 horas que esses serviços estavam parados, porque deu um pau no sistema (responsabilidade do Ciasc) e ninguém sabia quando seria consertado.

A informação que os usuários recebiam é que o Ciasc tinha sido avisado, mas ainda não tinha tomado qualquer providência e nem dado qualquer previsão de retorno do sistema: “talvez na sexta volte, mas não sei”, dizia uma funcionária.

O que nos leva a outro problema: o Ciasc (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina), dirigido por um amigão do Dr. Moreira, parece que vive em crise. Ora é o pessoal que não se entende com a diretoria, ora é o equipamento que está sucateado, ora são as duas coisas juntas.

A COPA TÁ GARANTIDA
O governo catarinense, de 7 a 14 de julho, montará sua sede na Alemanha. Como bons brasileiros, o Dr. Moreira e seu staff mais próximo torcerão in loco pelo sucesso da seleção canarinho. Vão assistir, pelo menos, à final da Copa, em Berlim.

Uma providencial, oportuna e bem agendada reunião da Câmara Brasil-Alemanha permtiu a justificativa perfeita para a ida das nossas autoridades-reserva à Copa (ou parte dela, o que é melhor que nada).

Espero que o Dr. Moreira e sua comitiva apreciem as delícias da Copa na Alemanha com moderação e gostem do presente que nós, o povo, com nossos impostos, estamos dando, ao pagar-lhes passagem, hospedagem e alimentação.

BLOQUEIO GENÉRICO
O rolo da SC Genéricos continua fazendo vítimas. Depois da turma do governo, agora é a vez da turma da oposição (Amin e Vieirão) ter seus bens bloqueados pela Justiça, numa ação proposta pelo atual Secretário da Fazenda, Max Bornholdt (que também teve seus bens bloqueados).

Quando vi, no site de notícias do governo, a foto dessas senhoras elegantes aí, fiquei curioso. Qual teria sido a notícia que justificou foto tão assim tipo “coluna social”? Sim, porque o sistema oficial, teoricamente, deveria distribuir apenas informações e fotos relativas a atos de governo. Mas aí não tem notícia. Essas senhoras são as primeiras-damas (do Dr. Moreira, do prefeito, etc) que estavam presentes à homenagem que o governador 2 recebeu em Tubarão. Só. Quero crer que o Dr. Moreira, assim que souber desse pequeno deslize de seus assessores, expondo desnecessariamente sua esposa e amigas, tratará de lembrar a eles que site de notícias do governo é para divulgar notícias do governo. Não “potins” sociais.
É claro que a foto estava lá sem as estrelinhas, que eu coloquei só pra enfeitar.

2 comentários:

Anônimo disse...

O que acontece na Assembléia não é nada, pior foi o que fizeram na Fundação Catarinense de Cultura, deram a única garagem do prédio do CIC para os funcionários, que ainda construiram uma quadra de futebol no pátio do Centro Integrado de Cultura. Morro e não vejo tudo...

Anônimo disse...

tambem " morro e não vejo tudo..." Saindo do Camelão , lá em São José, fiquei espantado com o "novo albergue" que o governo regional inaugurou( sic).
A bem da verdade, o prédio foi alugado em julho do ano passado - 10 mil/mes(segundo os comentários na praça). Dizem tbem que ja gastaram uma grana alta na reforma, ampliação com construção de um "puxado" sistema de ar condicionado, divisórias, luminárias, etc. Pois é, tudo isso , e sabem que esta usufuindo? Os sem teto, moradores de rua...
Quem sabe essa é a politica do governo paqra dar teto a quem tem necessidade...