terça-feira, 2 de maio de 2006

TERÇA

FALSIFICARAM A PALHOÇA
O anúncio de página inteira que o contribuinte de Palhoça pagou na revista IstoÉ que está nas bancas é, como quase tudo que o Ronério mete a mão, muuuito esquisito. Na foto, aparece a Ilha do Papagaio, onde tem a Pousada de mesmo nome. Na vida real, o mar que aparece na foto é coberto, em grande parte, pelos flutuadores da criação de ostras do maior fornecedor de ostras do Rio e São Paulo, a Moluskus.

Mas o Ronério parece que tem vergonha da maricultura e mandou esconder (ou não mostrar) os flutuadores (aquelas bombonas brancas que todo manezinho conhece). Mas no cantinho da foto colocaram a informação: “Palhoça - fazenda de ostras”. Onde? Porque na foto não aparece nada.

PROPAGANDA DO PMDB
Mas, por incrível que pareça, ter apagado a “fazenda de ostras” da foto não é a única coisa intrigante nessa propaganda os palhocenses pagaram. Aí tem a foto do Ronério de mãos dadas com o candidato LHS. Vai ver é um apelo ao turismo GLS (“venha conhecer Palhoça e se apaixone”, diz o slogan, ao pé da página), mostrando que lá os homens podem andar de mãos dadas sem qualquer problema.

Se não for isso, então é propaganda partidária mesmo, feita com recursos públicos. O que, até onde o ignorantão aqui sabe, é imoral, ilegal e engorda. Colocaram até o boa praça do Èdison Andrino, que decerto não deve estar muito contente de ter entrado nessa fria.

Por falar nisso, aposto que o Ronério não pediu autorização a nenhum dos dois (Andrino e LHS) para usar a imagem deles nesta propaganda.

MARASMO
Ontem ninguém trabalhou na secretaria de comunicação do governo. Pelo menos não tinha nenhuma informação ou foto nova no site de notícias. Ou a turma do Dr. Moreira ainda não pegou o jeito da coisa, ou o ritmo é mesmo mais, como direi, relaxado.

LULA VIU O EVO VOAR
O companheiro presidente da Bolívia aproveitou para comemorar o 1º de maio nacionalizando as riquezas do subsolo do seu (dele) país. Uma cacetada nos interesses da Petrobras.

O companheiro presidente do Brasil, que aparentemente não sabia de nada, convocou para hoje às 11h30min uma reunião de emergência, para tentar entender o que está acontecendo.

Segundo o jornalista Josias de Souza, “a decisão do governo boliviano demonstra o quanto Evo Morales evoluiu. Ontem, ele era uma encrenca esperando para acontecer. Hoje, é uma encrenca em 'franco' desenvolvimento.”

A CULPA É DA IMPRENSA
O nosso querido companheiro presidente agora deu pra dizer que a lama só existe nas páginas dos jornais. Disse isso claramente no encontro do PT. Mas para mostrar que em ano eleitoral não dá pra brincar, ao mesmo tempo em que desqualifica, no discurso, o papel e a legitimidade da imprensa, o nosso querido companheiro presidente assina, amanhã, às 16h, a Declaração de Chapultepec: é um texto de 1994 em defesa da liberdade de informação, que diz, entre outras coisas, que “não há pessoas nem sociedades livres sem liberdade de expressão e de imprensa”.

E, em outro ítem: “Nenhum meio de comunicação ou jornalista deve ser sancionado por difundir a verdade, criticar ou fazer denúncias contra o poder público”.

Para ler a tal declaração, clique aqui.

O PETRÓLEO RENDE

A operosa senadora Ideli Salvatti reservou um espaço, na sessão do Senado, amanhã, para pronunciamentos em “comemoração” da auto-suficiência brasileira em petróleo. Os oposicionistas não perderam tempo e também se inscreveram para, digamos, animar a festa. Ah, e na quinta-feira, se o tempo ajudar e o cansaço não impedir, a Câmara tenta trabalhar um pouco, retomando as votações das Medidas Provisórias e outros entulhos. Mas pode ser que não dê, porque o ano, vocês sabem, está praticamente no fim.

GAROTINHO FICA DE CASTIGO PRA DEIXAR DE SER GULOSO
O manhoso Garotinho que quer porque quer ser candidato do PMDB à presidência estava, pelo menos até ontem, fazendo uma “greve de fome”. Diz ele que a imprensa (putz, a culpa é sempre da gente) está mentindo sobre o envolvimento dele com as maracutaias da campanha antes da campanha. Ele faz biquinho e pede a presença de “observadores internacionais” para garantir a correção das eleições brasileiras.

Cá entre nós, depois de olhar essa foto indecente aí do lado, publicada no O Globo em janeiro, a conclusão a que se chega é que não só o Garotinho birrento tem mesmo que fazer greve de fome, mas a dona Garotinha mal humorada que tá do lado dele, também. Perder uns quilos faz bem pra saúde.

(Esta coluna participa da campanha iniciada pelo site Kibeloco, que prega o apoio à greve de fome do Garotinho e exige que ela vá até o fim.)

Nenhum comentário: