quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Quarta-feira de cinzas


ECOS MOMESCOS
Acima, aproveito a foto de uma alegre turma de foliões para identificar o “estado-maior” que cerca informalmente o LHS. São amigas inseparáveis: a Deputada Ada (mulher do Walmor de Luca), a Secretária Dalva (irmã do Walmor de Luca) e a Dona Ivete. À direita, o comandante pop da PM coloca seu bloco na rua e na chuva. E abaixo o Ariel Bottaro Filho acaricia o secretário Cavalazzi, enquanto o Moacir Pereira capricha no samba enredo.


ESTILO DÁRIO
Não é só a vida político-partidária do prefeito Dário que está carregada de indecisões e faz-que-vai-mas-não-vai. A própria administração municipal começa a assimilar o estilo Dário de ser.

No dia 2 de fevereiro, no site de notícias da Prefeitura de Florianópolis, estava escrito exatamente o seguinte:
“O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, determinou ao SETUF o fim da restrição de horário para o uso do cartão ‘passe rápido estudante’. Com a medida, os alunos podem utilizar o passe a qualquer hora e o controle do benefício volta a ser o já empregado nos anos anteriores.”
E explicava os procedimentos para cadastro, que poderiam ser feitos até pela internet.

Aí o contribuinte mais ingênuo deve ter achado que acabariam as restrições de horário para uso do passe escolar. Afinal, “o prefeito determinou”. É, mas o prefeito é o Dário e as coisas nem sempre são como parecem ou deveriam ser.

Um leitor reclamou e ontem fui verificar, no site do Setuf, na página com informações sobre o Passe Rápido. Evidentemente, continuava tudo da mesma forma, redigido daquela maneira completamente inamistosa e ameaçadora.O site diz claramente que os estudantes têm que se cadastrar comprovando o turno que estudam. E mostra a tabela com as restrições de horário.

Por exemplo: o estudante do turno matutino pode usar o ônibus das 5 da madrugada até as 5 da tarde e o do turno da tarde pode usar das 8 da manhã às 7 da noite. Não é um horário muito apertado, mas aquilo que o prefeito falou no site da prefeitura, o “fim da restrição de horário”, efetivamente não aconteceu. Talvez, quando o prefeito decidir para que partido irá, a turma do Setuf resolva obedecer ao chefe. Por enquanto, fica o dito pelo não dito.

O NOME DO PAI
Teve um tempo, quando eu era mais moço, que ficava rindo e falando mal de estados sub-desenvolvidos politicamente, como o Maranhão, onde a escola é Sarney, a avenida é Sarney, o fórum é Sarney, a praça é Sarney. Claro, um é nome da mãe, outro do pai, outro da mulher, outro do tio e assim por diante. Todos nomeados enquanto algum Sarney era governador ou prefeito.

Depois descobri que o poder corrompe e que mesmo no Sul maravilha, sempre que possível, os governantes dão nomes de seus parentes às obras, ruas, praças, acidentes geográficos, estradas e pontes.

É uma forma de burlar a legislação que impede de dar nomes de pessoas vivas a bens públicos. Se o prefeito ou governador não pode dar seu próprio nome, então que tal dar o nome do pai ou da mãe? Aí ficará registrado para a história que aquela pessoa foi homenageada por ter gerado aquele grande prefeito, aquele grande governador, aquele grande senador.

Esta atividade (dar nomes e mudar nomes) ocupa um tempo enorme das Câmaras de Vereadores de todas as cidades. Tem vereador que praticamente só faz isso, durante toda a legislatura. É uma coisa antiga, arraigada nos costumes, que mesmo governadores que gostam de dizer, nos discursos que praticam uma “política nova” não conseguem deixar de fazer.

NOSSO EMBAIXADOR
O governador LHS gosta de viajar e acredita que a presença do governador junto a potenciais mercados para produtos catarinenses ajuda a abrir portas e contribui para que os empresários daqui tenham mais chance lá fora. E para que os turistas venham gastar seus euros e dólares por aqui. Até pode ser.

Agora leio, não sem um certo espanto, na coluna do Cacau Menezes, que o marqueteiro-mor Wilfredo Gomes, vai aos Emirados Árabes Unidos “preparar uma viagem do governador”.

Deve ser uma missão preparatória semelhante àquela que, durante um festival de Cannes, montou um ágape para convidados ilustres num iate.

Dispensar os serviços do Itamaraty e da nossa rede de embaixadas e mesmo deixar de fora o Quirido, secretário da Articulação Internacional, não deve sair barato.

A grande questão, que não quer calar mas, com certeza, não será respondida porque um governo que tem maioria na Assembléia não se preocupa muito com respostas, é de que forma estamos remunerando esse nosso embaixador informal? Tá incluído nas comissões pagas pela propaganda oficial? É alguma outra verba? Ou ele está fazendo isso só por amizade?

REFLEXÕES DE FERIADO
Não existe nada mais inútil do que esses alarmes que a turma instala nas casas e automóveis. Servem apenas para disparar quando seus donos estão longe e ficar azucrinando a paciência dos vizinhos. Muita gente acha que basta colocar o sensor e a buzina e pronto. A casa tá segura. Aí, por qualquer motivo, o alarme dispara e fica tocando o final de semana inteiro. Como não está conectado a nada, a nenhuma empresa de segurança, a nenhum telefone, pune a vizinhança por morar perto de um idiota.

Os municípios deveriam estabelecer multas para proprietários de alarmes que tocam sem motivo dias e noites inteiras.

Da mesma forma, instalar som acima de determinada potência em veículos deveria ser considerado crime hediondo. A fabricação, importação e venda dos equipamentos deveria ser proibida. Deveriam ir para a cadeia o mecânico que fez a instalação e o dono da loja (traficantes de som), além do dono do veículo e seus ocupantes (usuários). As penas teriam agravantes dependendo da qualidade de música difundida. E o prefeito que autorizasse carros de som, seria punido pela Lei de Responsabilidade Sonora.

Nenhum comentário: