sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

SEXTA

ISTO É QUE É
UMA RETROSPECTIVA:
de volta a 1960!


DINHEIRO E POLÍTICA
Uma das coisas mais chatas do final de ano é todo mundo fazendo as tais “retrospectivas”, falando de coisas que todo mundo ainda lembra, porque aconteceram há pouco tempo. Aproveitando uma dica do deputado Vieirão (PP), que faz oposição ao governo eleito e reeleito (PMDB, PSDB, PFL e mais uma penca), vamos fazer uma retrospectiva radical: voltar a 1960, ano em que Celso Ramos (PSD) se elegeu, derrotando a UDN.

A história em quadrinhos abaixo foi publicada no dia 22 de fevereiro de 1960 no jornal O Estado, que, como dá pra perceber, fazia campanha pro PSD. Naquela época, na capital, cada partido tinha um jornal.

[Para ir para o blog do Vieirão, onde tem a historinha com os comentários dele, é só clicar aqui]

O Banco INCO, dos Bornhausen (UDN) era particular e tinha as contas do governo do estado. Celso Ramos, em campanha para o governo, propunha criar um banco estadual, pra tirar a faca e o queijo das mãos dos adversários políticos. E, de fato, em 1962 criou o BESC e descapitalizou a UDN.

Os adversários de hoje do LHS vêem, na manobra para passar para o Bradesco as contas do estado, muita semelhança com o que acontecia em relação ao banco INCO. E é por isso que eles foram tirar do baú esta página de propaganda eleitoral.

Dizem que a história se repete, só que, agora, como farsa. Mas é bom lembrar que o BESC foi usado como uma espécie de fornecedor ilimitado de grana para os amigos do governo.

Nota do Tio Cesar: os comentários nesta letrinha pequenininha, entre os quadrinhos, são meus, não faziam parte da historinha original. Para ver os quadrinhos ampliados, é só clicar sobre eles. Em alguns deles, pra facilitar a leitura, as letras do texto foram refeitas, mas o conteúdo, naturalmente, foi mantido.
Saca a maldade neste quadrinho: a delegacia, a coletoria e a inspetoria escolar funcionando na sede da UDN.
Mais maldade: o “Chico Cupincha”, da UDN, usa o rádio da PM para passar mensagem para o banco INCO não emprestar grana pra turma do PSD.
O slogan da campanha de Celso Ramos provavelmente ainda será muito usado por aqueles que se opõem à privatização das contas.
ENDIVIDADOS E FELIZES
Esta propaganda em forma de história em quadrinhos tem uma lógica interessante: o problema principal, pelo que fica subentendido, é que no INCO a turma do PSD não tinha crédito. Ou era difícil para os catarinenses obterem empréstimos. Com o BESC tudo ficaria mais fácil. De fato, levantar um papagaio (um empréstimo pessoal) ficou sendo coisa corriqueira. Renovar o papagaio, mais fácil ainda. E se deixasse de pagar, dependendo do padrinho político, nada ou quase nada acontecia. Até que a casa caiu e o banco teve que ser federalizado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cesar,

Parabens! Genial o post!

Disse aqui nesse espaco que ha mais coisas envolvidas nesse leilao das contas. Estao no pacote as letras do Paulo Afonso que estao micadas em alguns fundos do Bradesco e tb a transferencia da Unimed para o Bradesco do Seguro Saude do funcionarios do Estado.

Quanto ao papagaio, o Governador Eduardo Moreira fez um ( grande - enorme ) e nao pagou. Fez ainda na epoca do Paulo Afonso Governador quando de medico estava entrando no ramo de picareta automoveis.

Estava espetado num prego do Besc ate bem pouco tempo atras. Nao sei se pagou. Talvez agora com o salario de Governador aposentado e Presidente da Celesc possa paga-lo.

Talvez seja a razao que essa gente nao goste do Besc. Alias o Luiz Henrique foi o primeiro prefeito a tiras as contas do Besc la em Joinville. Levou para o Bradesco. Sintomatico nao.

Abracos e um Feliz Ano Novo.



Pedro Souza

Anônimo disse...

Cûmû é qui eu vô falá arguma coisa pois, justamente nessa época, meu ermão mais véio era sub-gerente do INCO aí em Floripa, e o irmão dele, mais véio quêu, era o contador. E contava.
E como contava.
Nada muda. Só muda a muda.
Afinal, tudo parece folclore.
E nóis vai levando??????
E cûmû lemâmû
Strix.