quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

QUARTA

VOCÊS NÃO QUEREM QUE EU VOLTE!
Parei de fazer a coluna por 17 dias, pra dar um descanso pros leitores e recarregar as minhas baterias e, quando eu volto, o que não tá pior, tá na mesma. Assim, como dizia antigamente o personagem exilado do Jô Soares, vocês não querem que eu volte...

AMOR SEM FIM
O governador-eleito LHS foi homenageado (de novo?) em Joinville na segunda à noite. Fez um discurso que mais parecia declaração de amor (de novo?) pela cidade. E terminou declamando o singelo versinho que aparece na foto acima que, como ele mesmo explicou no discurso, foi escrito em 2002, “pouco antes de chegar na curva do arroz”.
“São versos que escrevi no automóvel, passando por Piçarras, em julho de 2002, depois de ter estado boa parte do tempo, em outros lugares, num momento em que a saudade apertou-me o coração”.
Antes das minhas férias parecia que o afeto do LHS andava mais descentralizado. A paixão por Joinville estava mais contida. Agora parece que arrebentou a represa e ele se esparramou em prosa e verso.

FALTA UM MONTE
Tem muita gente já escolhida para o primeiro escalão, mas com a quantidade de secretarias que o estado tem, ainda falta escolher um monte.

Pelas minhas contas, a lista dos que estão confirmados é esta:

Administração: Gavazoni (PFL)
Agricultura: Ceron (PFL)
Art. e coord.: Ivo Carminati (PMDB)
Art. internacional*: Quirido (PPS)
Art. nacional: Geraldo Althoff (PFL)
Casan: Walmor de Luca** (PMDB?)
Celesc: Eduardo Moreira (PMDB)
Ciasc: Pedro Bittencourt** (PFL)
Comunicação: Derly** (???)
Des. Econômico*: Kuhlmann (PFL)
Des. Social: Dalva Dias (PDT)
Fazenda: Sérgio Alves (PMDB?)
Infraestrutura: Mauro Mariani (PMDB)
Saúde: Dado Cherem (PSDB)
Segurança: Benedet (PMDB)
Turismo, etc: Knaesel (PSDB)

Marquei com * as secretarias que terão algumas modificações estruturais. A do desenvolvimento econômico, ao que tudo indica, vai reunir o desenvolvimento sustentável e planejamento. A da articulação internacional terá outras atribuições. E o Quirido, pra quem não o conhece por esse apelido, é o Vinícius Lummertz da Silva.
E marquei com ** as indicações que ainda podem ter alguma modificação de última hora.
Aí tem 16 cargos preenchidos, mas como os “filés” são bem mais de 30, então o pessoal nem precisa se afobar, porque ainda tem espaço pra conversas e acertos. Bom, não sei se o Sontag, que é afobadinho profissional, vai conseguir manter a calma...


A OPOSIÇÃO ESPERNEIA
Pois a tal da CPI do Aldinho (ou do Max, ou do Dilúvio) será instalada no dia 19 e já no dia 22 a Assembléia encerra suas atividades de 2006. Volta só em fevereiro, já com os novos deputados eleitos. Pra tentar contornar essa graciosa armadilha do calendário, o deputado Afrânio Boppré (P-Sol) vai pedir que a Comissão trabalhe em janeiro de 2007, durante o recesso.

E o PP ingressou na Justiça, ontem, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a MP 131 (que cria o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza), por não respeitar o tempo mínimo de 90 dias que a lei prevê para tramitação de matéria tributária, antes do encerramento do ano legislativo.

O CENTRO CÍVICO VEM AÍ
A Procuradoria da República em Santa Catarina já recebeu, do Patrimônio da União, a autorização para iniciar o projeto de construção de sua sede em Florianópolis. Será num terreno de 30 mil m² hoje ocupado por um camelódromo, um estacionamento de ônibus e o galpão do Direto do Campo, próximo ao terminal Cidade de Florianópolis.

O Centro Cívico Federal poderá abrigar as sedes de diversos órgãos federais, entre eles a Procuradoria Geral Federal, a Procuradoria Regional do Trabalho e a Procuradoria da Fazenda Nacional, além do próprio MPF.

O Dário falou que queria embarcar nessa canoa e fazer por ali o Centro Administrativo municipal.

Nenhum comentário: