sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O dia em que a capital parou

Tem quem pense que é brincadeira quando a gente fala que a Ilha, qualquer dia desses, pode afundar. Tem turista demais, morador demais, carro sobrando e espaço de menos.

Hoje choveu e, naturalmente, a turistada que abarrota as praias teve, ao mesmo tempo, a mesma idéia: “bamos al centro!”, disseram uns, “vamo pro centro, manô!”, disseram outros. E o resultado foi um engarrafamento monstro.

As regiões dos shoppings e supermercados foram as mais atingidas pelo excesso de veículos e gente. E só se deu bem quem não precisou sair de casa.

Daí a gente pensa: não é todo ano a mesma coisa? É. Na temporada, dia de chuva é dia de engarrafamento no centro. Então, manezinho esperto já sabe: dia de chuva não inventa de sair à rua. Fica bem quietinho, esperando a enxurrada de turistas passar.

Cadê a Guarda Municipal?


Tão certo quanto a cidade ficar engarrafada em dia de chuva, no verão, é a Guarda Municipal, que deveria cuidar do trânsito, desaparecer. Não querem nem saber de se meter naquele rolo todo.

O segundo mandato do prefeitoDário começa com uma escandalosa manifestação de descaso e omissão. A cidade parada, ruas entupidas, motoristas sem saber o que fazer e o Poder Público mantém-se ausente. Omisso.

Decerto estão todos ainda de férias, ou na ressaca da festa de posse. O contribuinte e o eleitor que se ferrem. Imagina se alguém vai querer se meter a organizar o trânsito num dia de chuva?

Cidade que sofre com um crescimento desordenado, Florianópolis tem todas as condições para que se criem engarrafamentos. O único paliativo seria ter um batalhão eficiente de guardas de trânsito. Mas isso, é claro, é pedir demais.

Incompetência irresponsável

Canasvieiras, um dos principais balneários da capital, situado no norte da Ilha, teve várias ruas alagadas, com a chuvarada da manhã.

Enchente à beira-mar só tem uma explicação: falta de planejamento na construção das vias ou falta de limpeza da canalização pluvial.

As férias de dois meses do prefeito (saiu depois da eleição e só reapareceu ontem), ao que parece, foram acompanhadas por intendentes e outros servidores: ninguém fez nada para preparar a Ilha para a temporada de verão (que é também, em geral, chuvosa).

E o pior é ver que há eleitores/fãs que ainda encontram desculpas para o deboche com que somos tratados pelas autoridades municipais.

19 comentários:

Anônimo disse...

Eu não vou dizer que é "bem feito pra quem votou no mesmo", mas de um cara que nem bem se senta na cadeira de prefeito reeleito e já tá pensando na de Governador, não se poderia esperar outra coisa. Inatividade. Estamos ferrados, Floripa!

Jeanine disse...

Oba, enfim uma nota nova após quase24h.MAs peraí, é falando mal na prefeitura, guarda municipal e toda essa corja. Então, é nota velha. Vas querer o quê, que o "Daro" se preocupe com as ruas de florianópolis, o caos no trânsito em Canasvieiras. Ele é de Bom Retiro.Só tá aqui pra fazer fortuna com dinheiro público.

Anônimo disse...

Na verdade, César, ninguém sabe quem manda na cidade !
Quem é o Secretário de Segurança do Município ? O Delegado Ildo Rosa disse que parece que não vai continuar, que o Prefeito trocou o comando da Guarda sem comunicá-lo ! Será que ele continua no IPUF ?
Quem é o responsável pelo trânsito da cidade ?
Afinal, quem são os secretários do 2º turno do Dário ?
Normalmente o primeiro ato do Prefeito é nomear seu secretariado !

Anônimo disse...

Como se chuva em janeiro fosse coisa nova por aqui... Todo ano é a mesma coisa mas sempre piora um pouquinho.

Redação Plano E disse...

Não é preciso um dia de caos como o de hoje para perceber o sumiço da guarda municipal. Em dias "normais", sem chuva e sem turistas, já é assim: o engarrafamento é "gerenciado" pelas sinaleiras, que obviamente não dão conta do serviço.

Anônimo disse...

Mas apesar de tudo isso, o nosso "Coordenador da Copa" afirmou que sem dúvida Florianópolis vai ser uma das sedes da Copa, pois vamos ter um novo aeroporto, um metrô de superfície e um novo estádio do Figueirense !
É bom lembrar que a nossa cidade do "vai ter" está competindo em aeroporto, sistema de transporte e com os estádios já existentes em Curitiba, na disputa por mais uma cidade do Sul, pois Porto Alegre já é !
Bom, pelo discurso do Dário ontem, no fim deste ano já vamos ter a solução do Trevo da Seta !
Que não seja igual àquela solução enjambrada do trevo de Capoeiras, pois senão, nem para os jogos do Avaí ela vai servir !

Anônimo disse...

Tio cesar trago outra la do MOA:

Mau Tempo

Há duas horas chove torrencialmente em diversos pontos da Ilha de Santa Catarina. A enxurrada já provoca alagamentos em pontos do Norte e do Sul da Capital. O alerta da Defesa Civil faz sentido, pelo risco de deslizamentos e enchentes.

Torcidas e orações para que não se registre nenhum fato grave serão benvindas. Como dizem as autoridades e os empresários, o pior que pode acontecer agora em Santa Catarina, depois de uma excepcional virada de ano, com tempo bom e muitos turistas, seria uma reportagem nacional sobre inundações.


Carlos

Anônimo disse...

Cesar, você parece a professora do Charlie Brown: Bló bló, bló bló bló, bló bló bló! Bló!
Você e uns dois ou três outros. O resto "tá tudo dominado". Não há um que se arrisque a questionar o prefeito. Aliás, quem é o prefeito de fato?

Orlando Tambosi disse...

Bene, quase empatamos na hora e nas sarrafadas. O prefeito sumiu e a cidade foi entregue ao surfista-pastor, que deve estar em algum templo, abraçado a uma prancha.

Anônimo disse...

Outro dia, em debate na TVCOM, no programa Conversas Cruzadas, um morador do norte da ilha perguntou se havia engenheiros do trânsito em Florianópolis.
Entendo que antes da atuação da guarda municipal deve existir planejamento técnico e obras para evitar o caos, que nem precisa de turistas para se estabelecer.

Anônimo disse...

O engenheiro de trânsito da cidade se chama Dário Elias Berger, aquele que na campanha disse que não ia ficar refém do planejamento e o povo apoiou dando-lhe a reeleição !
É aquele que, mesmo com financiamento disponível, não duplicou a rua Antônio Edú Vieira e que depois de construir o elevado "Funil do Itacorubi" e o elevado "Nó de Capoeiras", falou na posse que já tem a solução para o Trevo da Seta !
Como ele é Figuêra, com certeza vai ser mais uma improvisação só prá atrapalhar o Avaí !
Aguardem !

Anônimo disse...

Bem feito pra quem o elegeu: quem se vende por pouco e quem chegou aqui ontem e acha que sabe tudo sobre política local. Um bando de manés. Agora curtam todos os engarrafamentos, alagamentos e jumentos...

Anônimo disse...

poiseh tio cesar,o "omi" ja assumiu,jah tomou posse,a cidade um caos e embaixo d´agua,será q ele ainda ta em férias ou ja tá trabalhando,era bom dar uma conferida p/ ver!!!



abraços

Miguel

Anônimo disse...

Já perceberam como a cidade está abandonada, em todos os sentidos? Nao há tapa buracos, nao há policiamento, nao há limpeza, nao tem mais obras (só durante a eleiçao enrolavam), nao há mais vergonha na cara... Afinal, quem se reelegeu com aquela votaçao fenomenal, tá ligando para o que? Ele (Dario) dá de relho, e os que chegaram ontem e o reelegeram, nao estao nem aí. Bem feito é pra nós!

Anônimo disse...

E pensar que por pouco, se nós homens de bem tivessemos conseguido eleger "suasantidade" Esperidião Amim os problemas não existiriam. O novo fôlego, a novidade política nos teria salvado de toda a ignonímia e desorganização. Meus caros, "viúvas" do barnabelato, da boca faminta...a cidade escolheu seu mau destino já ao final do primeiro turno. Ou alguém aqui pode levantar a voz para apontar diferenças entre a administração Angela e a administração Berger ?? Os tolos somos todos nós.

Zé Miguel

Anônimo disse...

Zé Miguel,
Já que voce pediu eu estou levantando a voz para dizer que Dona Angela nunca foi omissa nem abandonou a cidade, sempre esteve presente cobrando soluções e exigindo a presença dos secretários responsáveis !
Voce lembra como era a favela da Via Expressa, no Continente e como ficou o Chico Mendes ?
Lembra do programa Capital Criança ?
Mas a grande diferença, Zé Miguel, é que ela não tem empresas para faturar da prefeitura e de quem precisa da prefeitura. Nunca contratou empreiteira de pavimentação da família nem negociou a contratação de empresa de segurança para conceder um alvará.
O Andrino foi quem afirmou que antes do Dário nenhum prefeito havia enriquecido com o cargo, e olha que ele não é partidário dos Amin !

Anônimo disse...

Tio César,

Até 01/01/2010 teremos o elevado do trevo da seta. Promessa de posso do atual prefeito!
Vamos registrar para cobrar!
Ele apresentou o projeto e tudo, sob os aplausos do Ditador Mor do EStado - Luiz Henrique!

Anônimo disse...

Devemos é ficar de olho em quem vai pagar as viagens de campanha que o "daro" vai fazer após "assumir" a PMF. A "tiurma" dele já está "plantando" na mídia que o cara vai governar viajando "por toda santa catarina", como candidato a governador. Será? Ou estão fazendo ele de "boi de piranha" ? ( mais provável)
Sabe pq? é que ele tá sabendo que vai ser cassado pelo TSE, pela prática de "prefeito etinerante".

Anônimo disse...

Elevado da Seta é para a próxima temporada ! para 2010 é a Ponte Hercílio Luz, o metrô de superfície, o transporte marítimo, o novo aeroporto....(ufa !)
Isso em Florianópolis, pois ele ainda vai recuperar todos os estragos da enchente, em Blumenau, Itajai e especialmente no Morro do Baú, contruir as 5 mil casas destruídas....e...
PAGAR A POLÍCIA !
Senado para LUIZ 15 é pouco ! queremos ele PARA PRESIDENTE e Dário para Ministro !