quinta-feira, 4 de maio de 2006

QUINTA

LIBERDADE DE IMPRENSA
Já que o Lula assinou a Declaração de Chapultepec, que diz que a gente pode fazer piadas com o Presidente da República, mostro dois momentos da solenidade. Abaixo a foto oficial e, ao lado, uma conversinha entre a presidente da Sociedade Intermericana de Imprensa, Diana Daniel e o presidente da Associação Nacional dos Jornais, Nelson Sirotsky (foram eles que pediram que o presidente assinasse a declaração). Lula, como sempre, parece não sabia direito o que estava acontecendo. Mas continuou sorrindo.

UNIFORMES. AINDA.
Na foto a gurizada mostra que não tá nem aí para as discussões políticas e técnicas sobre os uniformes. E nem parecem estar ligando o fato de alguém ter roubado as mangas.

Na Assembléia Legislativa, contudo, a questão dos uniformes continua rendendo. O arauto da oposição, o impiedoso Ponticelli (PP) apareceu ontem com uma nova reclamação: ele achou ruim dos uniformes serem... uniformes. Pelo que entendi o Joares queria uniformes diferentes para cada região do estado.

Ô Ponticelli, essa foi meio fraca (ou resolvestes dar um refresco pro governo pra não complicar as coligaçoes?). O Blasi (PMDB, líder do governo) não teve dificuldade em responder: “se não fosse uniforme, não seria... uniforme”.

Mas é claro que a gente entende a preocupação dos pepistas: é muito dinheiro, muito uniforme, a entrega está meio atrasada e a conta-gotas, tem que ficar de olho mesmo.

GREVES DE FOME
Meu amigo Chico Veríssimo, que mora em Itajaí, é uma atenta testemunha ocular da história e manda algumas informações para complementar as histórias de greve de fome que contei ontem aqui. Uma delas, a do professor, tem detalhes que já viraram lenda:
“O professor da Escola Técnica era o Felipe Jacques, militante da corrente política Liberdade e Luta, a LIBELU, que enfrentava a polícia militar aos gritos de ‘me bate, me chuta, eu sou liberdade e luta’. Pois o Felipe furava a greve através de um buraco que abriu no fundo da kombi do Grando. Até hoje o Grando cobra do Felipe um novo fundo pra kombi. Ao fim da greve, na retirada da kombi, encontraram um monte de saquinhos de X Salada debaixo da kombi... E eu não sei o que é folclore e o que é real nesta história. Bom, a história envolve o Grando, então...”
Hehehe, o Chico aproveita para deixar umas reticências sobre o Grando que eu não me arrisco a imaginar se se trata de elogio ou outra coisa.

Mas na outra greve que eu comentei, aquela que era séria, o Chico participou diretamente:
“Na do pastor Willian eu também estava lá. Ficamos 9 dias sem comer, éramos um grupo que contava inclusive com a participação de dois índios. A greve foi vitoriosa e permanecemos todos vivos. Na greve de fome é isso mesmo, ou você vence ou você morre.”
PALHAÇADA
Claro que um sujeito tão experiente em greves de fome tem que ter alguma opinião sobre o que o Garotinho está fazendo. Leiam só:
“Este é mais um desserviço do Garotinho. Com o circo que montou, está desqualificando esta forma de luta e de resistência utilizada por povos e pessoas diante de injustiças extremas. Um instrumento de luta utilizado mundialmente sempre em favor da justiça e da paz, sempre em defesa de um coletivo, de um povo, de uma nação. A palhaçada do Garotinho tem que ser repudiada.”

É, Chico, o presidente do PMDB, Michel Temer, ontem deu um pito no Garotinho. Mas deveria ter dado uns cascudos e mandado ele parar com essa bobagem. Que, como dissestes, é um verdadeiro deboche.

RECEPCIONISTAS
Estou há alguns dias tentando imaginar quais teriam sido os motivos que levaram os petistas Volnei Morastoni (prefeito peixeiro) e a Senadora Ideli Salvatti, a acompanhar o governador Eduardo Moreira (PMDB) até o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, pra tratar do IPESC.

Todos sabem que o governador Dr. Moreira e o PT nunca se bicaram. Ele já avisou que seu candidato é Alkmin e dizem as más línguas que se o PMDB (LHS?) fizer aliança com o PT, o Dr. Moreira se licencia do partido para apoiar o candidato tucano contra Lula.

Então, o que a Ideli e o Morastoni estavam fazendo lá? Bom, circulam por aí várias hipóteses. E eu não sei se acredito nas mais tolas (“eles estão treinando para trabalhar em turismo receptivo e só foram conduzir o visitante até o gabinete do ministro”) ou nas mais razoáveis (“pragmatismo político: Lula e o PT socorrem LHS e depois LHS apóia Lula”), que também são meio tolas.

LIVROS A MANCHEIAS
A Feira do Livro de Rua de Florianópolis, na Praça da Alfândega foi aberta ontem com discursos e solenidade. Até o Dr. Moreira foi prestigiar. Na foto, mostrando um cartaz, o presidente da Câmara Catarinense do Livro, Nelson Rolim de Moura, a quem se deve creditar grande parte do sucesso da Feira e da Câmara. Este ano a Feira vai valorizar o público infantil. O patrono da Feira, este ano, é o colega jornalista e escritor Moacir Pereira.

Nenhum comentário: