segunda-feira, 15 de maio de 2006

SEGUNDA

LULA E EVO SE DIVERTEM!
Pra que falar de rebeliões nas prisões, mortos e feridos, queda de braço entre os criminosos e a polícia, medo generalizado entre a população e todas essas coisas que fazem os brasileiros perderem o rebolado?

Na reunião de cúpula entre Europa, America Latina e Caribe, pelas fotos, a gente vê que estão todos contentes e felizes. O companheiro Lula, tratou de mostrar que nenhuma das fanfarronices de seu colega boliviano o tiram do sério. Ao contrário, a ameaça do Evo de dar um calote bilionário na Petrobras fez com que Lula ficasse de excelente humor.


O Chávez, venezuelano que também está de bem com a vida, durante a foto oficial dos chefes de governo e de estado, ficou dizendo piadinhas e gracinhas para a presidente do Chile (que estava num discreto conjunto vermelho-cheguei), conforme dá pra conferir na foto aacima. Os demais presidentes e primeiros-ministros (como a da Alemanha, ao lado da Sra. Bachelet), olhavam discretamente ou faziam de conta que não estavam vendo.

(IN) SEGURANÇA
A sensação de insegurança dos comerciantes do centro de Florianópolis certamente não diminuirá depois do final de semana de terror nas penitenciárias e ruas paulistas.

Mas aqui essa sensação é motivada, segundo me contou no sábado o dono de um estabelecimento do centro, pela absoluto abandono em que eles se encontram. Quando a polícia age, o judiciário (ou as leis do País) tratam de colocar o malandro rapidamente na rua.

Ele contou que deu queixa à polícia de um sujeito que lhe passou um cheque roubado. O cara foi preso de manhã. No começo da tarde, passou diante da loja e fez questão de abanar, pra mostrar que estava livre, leve e solto. Em outro caso, o assaltante à mão armada de uma padaria foi perseguido e preso. Em poucos dias um juiz o liberou porque não encontrou, nos autos, prova de ter sido ele mesmo o autor do crime.

DESÂNIMO
As padarias do centro da cidade são alguns dos principais alvos dos ladrões, arrombadores e assaltantes. O dono de uma delas me disse que de uns tempos para cá desistiu e simplesmente parou de registrar as ocorrências: “não adianta nada e só me incomodo”. E este é o pior sentimento, a descrença nas instituições e a certeza que o mal venceu.

A partir das 20h, o centro da capital vai ficando deserto e quem tem juízo trata de cair fora. Não se vê um único policial, embora a Polícia Militar garanta que as câmeras de vigilância têm garantido a segurança naquela área. A sensação de quem, por qualquer motivo, tem que ir ao centro à noite, é de abandono.

PREFEITO INVISÍVEL
Não sei o que o prefeito Dário tem contra a cultura, mas ninguém o viu na Feira do Livro. Não esteve na abertura e não passou por lá nos demais dias. LHS esteve, Pavan esteve, um monte de personalidades estaduais e nacionais foram dar uma olhadinha nos livros, mas o prefeito nem tchuns.

Tomara que ele seja apenas um daqueles esquisitões que não aparecem, mas não atrapalham quem, na sua equipe, queira trabalhar.

Mapinha do desvioMUDANÇA NO TRÂNSITO
Ir para o norte da Ilha ficou bem mais difícil. Tem que dar a volta no cemitério, por ruas estreitas. E os moradores dessas ruas serão penalizados em dobro, porque para ir ao centro terão que fazer retorno lá no viaduto do jornal O Estado.

Quem quiser ver com detalhe as mudanças no trânsito nessa região pode consultar o site da prefeitura municipal, clicando aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

"PREFEITO INVISÍVEL"

Só encontra prazer e reconhece a importância da leitura quem já teve a oportunidade de prová-la.
Infelizmente grande parte dos nossos políticos, com discursos fáceis, acham que isso não é importante. Ao contrário, consideram perigoso o eleitor culto.