sábado, 29 de novembro de 2008

A PROTEÇÃO DOS CIDADÃOS

O Geraldo Hoffmann é um jornalista catarinense que vive atualmente na Suíça. Lá, entre outras atividades mantém, com dois colegas, o blog “Coisas da Suíça” onde fala do que o nome diz e também de outros assuntos, como a enxurrada em SC e a forma como a imprensa local (de lá) a mostrou.

Hoje ele deu uma passada por aqui e deixou um comentário, numa das notas abaixo, que eu trago pra cá porque, como vocês sabem, nem todo mundo abre as caixas de comentários.
“Caro César,

muito muito bom esse seu post. Quanto à responsabilidade do poder público pelos danos causados pelas enchentes, só posso dizer o seguinte: aqui na Suíça, que tem a metade do tamanho de SC, uma população maior (7,5 milhões) e enchentes frequentemente, são investidos anualmente mais de 3 bilhões de dólares em obras e medidas contra cheias, deslizamentos e avalanches de neve. O motivo é muito simples: o poder público tem o dever de proteger os cidadãos contra riscos naturais - e isso contra a pressão de quaisquer lobbys. Está escrito na lei, que serve de orientação também para o planejamento urbano. Mas também a população assume uma parte de responsabilidade por essa prevenção, por exemplo, pagando um seguro contra riscos naturais. Esse seguro, em casos de catástrofe, cobre os prejuízos privados. O Estado repõe a infra-estrutura pública - e investe ainda mais para que a tragédia não se repita.

Geraldo”

Ah, pra quem não ligou o nome à pessoa, transcrevo também o texto com que ele se apresenta, no Coisas da Suíça:
“Geraldo Hoffmann, brasileiro-alemão, filho de agricultores de Antônio Carlos (SC), é formado em Jornalismo pela UFSC e em Informação e Multimídia pela Universidade de Ciências Aplicadas de Ansbach (Baviera). Trabalhou de 1985 a 1992 no Jornal de Santa Catarina, O Estado e A Notícia. Radicado na Alemanha desde 1992, foi free lancer da Deutsche Welle e redator-chefe da Tópicos, revista da Sociedade Brasil-Alemanha. Trabalha na swissinfo desde o início de 2008. Além da atividade jornalística, gosta de jogar futebol, andar de bicicleta, caminhar nas montanhas e pescar – estes dois últimos hobbys para não esquecer o mato de onde veio.”

Um comentário:

Anônimo disse...

CESAR PODES M DIZER ALGO SOBRE ISSO?EU SEI Q O COUTINHO VINHA FALANDO A SEMANAS SOBRE O Q PODERIA ACONTECER... MAS NGUEM DEU BOLA...PQ EINH!!!NEM GOVERNO,NEM DEFESA CIVIL,ND!!

Os sites que comentam a previsão do tempo, como a climaterra.com.br, vem avisando há semanas, E NADA FOI FEITO, NENHUM ALARME SOOU, NEM UM MEIO ALARME FOI DADO, NEM ALARME NÍVEL 1, NEM 0,1!!!
Em Blumenau o capitão do exército disse em declaração a TV, "...que não deu tempo de avisar os soldados QUE ESTAVAM EM CASA..." CLARO QUE NÃO DEU, NÃO HOUVE UM ÚNICO ALARME DE PREVENÇÃO POR PARTE DA DEFESA CIVIL DO ESTADO!!!!