O governo do estado resolveu anunciar que tem uma ouvidoria. Um lugar onde o cidadão, teoricamente, pode informar o governo sobre coisas que o governo tem a obrigação de saber.
Tem site na internet (www.ouvidoria.sc.gov.br) e número de telefone com ligação gratuita: 0800-6448500. Tomara que funcione.
Nos idos de 1985 eu era editor geral da EBN (uma espécie de avó dessa EBC, que criaram agora, meio na marra). Entre outras coisas, a EBN colocava no ar a Voz do Brasil. Um dia, não lembro bem mais por que, resolvemos colocar, na Voz do Brasil, uma caixa postal para receber queixas sobre o governo.
Foi uma enxurrada de cartas. Cerca de 300 por dia! A primeira constatação foi que a Voz do Brasil tinha uma audiência enorme. A segunda, que tinha muita gente com problemas com repartições do governo federal.
O projeto deu com os burros n’água por uma razão muito simples: a gente encaminhava a reclamação para o órgão reclamado. E ficava cobrando uma resposta. A idéia era contar no ar, na Voz do Brasil, os problemas que fossem solucionados. Com raríssimas exceções, ninguém dava a menor pelota para a reclamação. Nem para a pressão do ministério da Justiça (na época a EBN era vinculada a ele). E as boas intenções foram pra cucuia.
Depois desse fracasso, vi diversas outras tentativas morrerem na praia pela simples e universal razão que o burocrata brasileiro não está habituado a dar satisfações de seus atos. Nem se sente obrigado. Mesmo existindo leis que mandam respeitar o contribuinte e dar-lhe com rapidez a informação pedida.
Vê-se coisa semelhante com as teles, mesmo privatizadas: as ouvidorias servem pra quase nada. São meras extensões do (mau) atendimento normal.
Não. No governo LHS não tem Diretoria ou qualquer outro setor de VDM. Se alguém...assim...com muito jeito...com muito tato... muito por longe...sugerir que... VDM, o cara VOCIFERA e créu! he he he..
ResponderExcluirOra,...ora..., uma vez entreu no site do Governo para denunciar algo com o uso da máquina pública. Ser houve resposta. Vou tentar com a ouvidora. Quem sabe o Governo resolveu ouvir o povo e não seus "alisadores". Se ouvir o povo tem muito a apreender.
ResponderExcluirMais um cabide de empregos.
ResponderExcluirTeve um no governo Vilson Kleinübing, lembra não?
Um fiasco total.
Mas vou testar o novo brinquedo do LHS perguntando o que ele anda fazendo com o dinheiro do prêmio assiduidade que não paga desde 2006,pelo menos.
No meu almanaque Renascim, o nome disso é apropriação indébita...
Arrumaram foi uma boquinha(em pleno ano eleitoral) pro Ivo Wanderlinde que estava apagadinho.
ResponderExcluirAi que lindo!!!
O que??!! O ouvidor é o Ivo Wanderlinde? Esse LHS...
ResponderExcluir